E-sports e turismo : uma nova oportunidade em Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Agostin, Geovana Silveira, 1999-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77766
Resumo: Orientador: Profa. Dra. Leticia Bartoszeck Nitsche
id UFPR_d3f6d94732ac8fa0bac79788499c4c73
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77766
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling D'Agostin, Geovana Silveira, 1999-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em TurismoNitsche, Leticia Bartoszeck, 1975-2022-08-12T18:09:25Z2022-08-12T18:09:25Z2022https://hdl.handle.net/1884/77766Orientador: Profa. Dra. Leticia Bartoszeck NitscheMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em TurismoInclui referências: p. 81-84Resumo: Este estudo aborda o desenvolvimento de evento de esporte eletrônico na cidade de Curitiba, com base na análise de eventos já consolidados no mundo dos games. Foi feita uma investigação qualitativa de caráter exploratório em fontes bibliográficas e acampo por meio de questionários e coleta de dados com um organizador de eSport. O problema de pesquisa teve como questão central "Qual a viabilidade de tornar os eventos de eSport em atrativos turísticos no município de Curitiba?" O objetivo geral foi "analisar o interesse do eSport no cenário brasileiro com a perspectiva de elaborar proposta para a inclusão da cidade de Curitiba no calendário desses eventos, visto a sua importância para o turismo". A principal justificativa da proposta considera a importância de se estudar um tipo de esporte que está se popularizando nos últimos anos com a facilidade de acesso e ingresso no mundo da internet e dos jogos eletrônicos, como exemplo o LOL (League Of Legends), sendo que no Brasil o aumento do interesse pelo jogo foi significativo, tendo a final do seu campeonato realizada em grandes palcos como: Maracanãzinho (2014), Allianz Parque Arena (2015), Ginásio do Ibirapuera (2016). Com as informações obtidas foi elaborado um projeto de turismo para a realização do evento do Mundial de League Of Legends em Curitiba. Desta forma, demonstrou-se que Curitiba se configura com infraestrutura e serviços para realização de competições de eSport oportunizando a captação de eventos desse tipo para a capital paranaenseAbstract: This study addresses the development of an eSport event in the city of Curitiba, based on the analysis of events already consolidated in the world of games. A qualitative research of exploratory nature was carried out in bibliographic sources and in the field through questionnaires and data collection with an eSport organizer. The research problem had as central question "What is the feasibility of turning eSport events into tourist attractions in the municipality of Curitiba?" The general objective was "to analyze the interest of eSport in the Brazilian scenario with the perspective ofelaborating a proposal for the inclusion of the city of Curitiba in the calendar of these events, given its importance for tourism." The main justification of the proposal considers the importance of studying a type of sport that is becoming more popular in recent years with ease of access and entry into the world of internet and electronic games, as an example the LOL (League Of Legends) that in Brazil the increase of interest in the game was significant, having the final of its championship held in large stages such as: Maracanãzinho (2014), Allianz Parque Arena (2015), Ibirapuera Gymnasium (2016). With the information obtained, a tourism project was developed for the realization of the World League of Legends event in Curitiba. Thus, it was shown that Curitiba is configured with infrastructure and services for the realization of eSport competitions providing opportunities to attract such events to the capital of Paraná.1 recurso online : PDF.application/pdfTurismoTurismo - Curitiba (PR)Indústria do lazerTurismo - AdministraçãoE-sports e turismo : uma nova oportunidade em Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGEOVANA SILVEIRA DAGOSTIN.pdfapplication/pdf2058347https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77766/1/GEOVANA%20SILVEIRA%20DAGOSTIN.pdf67e28f414859f10cd289410434f0d891MD51open access1884/777662022-08-12 15:09:25.423open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77766Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-12T18:09:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E-sports e turismo : uma nova oportunidade em Curitiba
title E-sports e turismo : uma nova oportunidade em Curitiba
spellingShingle E-sports e turismo : uma nova oportunidade em Curitiba
D'Agostin, Geovana Silveira, 1999-
Turismo
Turismo - Curitiba (PR)
Indústria do lazer
Turismo - Administração
title_short E-sports e turismo : uma nova oportunidade em Curitiba
title_full E-sports e turismo : uma nova oportunidade em Curitiba
title_fullStr E-sports e turismo : uma nova oportunidade em Curitiba
title_full_unstemmed E-sports e turismo : uma nova oportunidade em Curitiba
title_sort E-sports e turismo : uma nova oportunidade em Curitiba
author D'Agostin, Geovana Silveira, 1999-
author_facet D'Agostin, Geovana Silveira, 1999-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Agostin, Geovana Silveira, 1999-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nitsche, Leticia Bartoszeck, 1975-
contributor_str_mv Nitsche, Leticia Bartoszeck, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Turismo - Curitiba (PR)
Indústria do lazer
Turismo - Administração
topic Turismo
Turismo - Curitiba (PR)
Indústria do lazer
Turismo - Administração
description Orientador: Profa. Dra. Leticia Bartoszeck Nitsche
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-12T18:09:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-12T18:09:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77766
url https://hdl.handle.net/1884/77766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77766/1/GEOVANA%20SILVEIRA%20DAGOSTIN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 67e28f414859f10cd289410434f0d891
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860387723804672