Concepções psicopedagógicas presentes nos currículos das escolas municipais de Curitiba de 1971 a 1981

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Svistalski, Maria Inez
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74136
Resumo: Orientadora: Profª Drª Onilza Borges Martins
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spelling Svistalski, Maria InezUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMartins, Onilza Borges2022-06-29T14:05:56Z2022-06-29T14:05:56Z1994https://hdl.handle.net/1884/74136Orientadora: Profª Drª Onilza Borges MartinsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 102-106Resumo: A intenção do presente estudo foi a de identificar as concepções psicopedagógicas que influenciaram a elaboração dos currículos do 1º grau da Rede Municipal de Ensino no período de 1971 a 1981 no seu processo de transmissão - assimilação, bem como de analisar o papel do professor do Ensino de l º grau durante o referido período ainda sob a égide da ditadura militar. A partir do exame histórico dos fatos ocorridos na Rede Municipal de Ensino de Curitiba neste período foi procedida uma retrospectiva histórica das principais abordagens teórico-metodológicas e de como as mesmas intervém nas práticas educativas do Ensino de l º grau. Na seqüência, após o levantamento do quadro teórico, foi procedido o sorteio de três das dez Escolas de l º grau existentes na Rede Municipal de Ensino no ano de 1971, que constituíram a amostra da presente investigação. As escolas sorteadas foram as seguintes: Papa João XXIll, Albert Schweitzer e Anísio Teixeira. Através de análise documental efetuou-se a busca e o levantamento dos dados presentes nos Planos de Educação que serviram de diretrizes para a elaboração dos currículos das referidas Escolas de I º grau. A luz do referencial teórico foi realizada a análise de conteúdo dos referidos Planos, bem como da filosofia, dos objetivos, da metodologia, do papel e das práticas educativas dos professores dessas Escolas. O que se depreendeu do presente estudo é que houve durante todo o período um predomínio de duas vertentes: do tecnicismo inspirado na teoria behaviorista e na abordagem sistemica do ensino e, por ser compatível com a orientação econômica, política e ideológica da ditadura militar; e do escolanovismo visando sempre o atendimento às necessidades psicológicas e às diferenças individuais do educando. Infere-se do exposto que a hipótese de trabalho levantada no início foi confirmada plenamente.Abstract: This present dissertation aimed at identifying the psyco-pedagogic conceptions that have influenced the elaboration of the curriculum of the elementary schools in the municipal Teaching Network - Rede Municipal de Ensino from 1971 to 1981 in the teaching and learning processes, and also to analyze the teacher 's role in teaching procedures in the elementaiy schools during the above mentioned period under the militar díctatorship control. From the histmical exam of the facts that have happened in the Municipal Teaching Network in Curitiba in that period a historical retrospective of the principal theoretical and methodological approaches was brought about andas these approaches interfere in the educational practices in the elementary teaching as well. ln sequence after the teoretical reasoning ocurred the selection of 3 out of 10 elementary schools in the year 1971 that have constituted the sample for this present investigation. He selected schools were the following: PapaJoãoXXIII, AlbertSchweitzer and Anisio Teixeira. By means of the documentary analysis it was developed the search and the survey of the data found in the Educational Plans that served as guidelines to the curriculum elaboration of the above mentioned elementary schools. ln the light of the theoretical reference it was developed the analysis of the content of the above mentioned plans and also the analysis ofthe Philosophy, objectives, methodology, teachers roles and educational procedures of the teachers in these schools. We could conclude from this present survey that throughout that period there was a predominance of two currents: the one related to technicism inspired in the behaviorist theory and in the systematic teaching approach, in agreement with the economic, political and ideological orientation of the militar dictatorship and the one related to the ''new schooling'' aiming always at assisting the psychological necessities and the individual differences of the leamer Whe can infer from the above that the hypothesis of this survey, put forward as a starting point was fully confirrned.106 p. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoPsicopedagogiaSistemas de escolas municipaisRedação acadêmicaEducaçãoConcepções psicopedagógicas presentes nos currículos das escolas municipais de Curitiba de 1971 a 1981info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - MARIA INEZ SVISTALSKI.pdfapplication/pdf8993684https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74136/1/D%20-%20D%20-%20MARIA%20INEZ%20SVISTALSKI.pdf5b7553565812c972a3757efaf4e8f806MD51open access1884/741362022-06-29 11:05:56.526open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74136Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-29T14:05:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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