Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/29579 |
Resumo: | Resumo: Título: Informação de Qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no estado do Paraná. Objetivo: Nesta dissertação investiga-se qual o conceito adotado sobre o que é informação de qualidade, para as indústrias do segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Método: Por meio de pesquisa bibliográfica referente à qualidade da informação, foram visualizados modelos que segmentam a avaliação da qualidade da informação em dimensões, para formatação de um conceito extrínseco. Estas definições dos autores cotejados sobre qualidade da informação foram confrontadas com o conceito prático que as empresas pesquisadas utilizam. Foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado em duas indústrias. Este questionário piloto serviu de subsídio para a elaboração e aplicação de um questionário estruturado, que foi posteriormente aplicado nas no segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Resultado: Foi evidenciada ausência de unanimidade entre os modelos dos autores citados, tanto na quantidade das dimensões quanto na nomenclatura utilizada. Portanto, elaborou-se a proposta de um modelo que pode ser utilizado para padronizar os modelos referentes qualidade da informação analisados. Este modelo proposto, chamado de INFOQUAL, pode auxiliar no direcionamento das ações práticas para extrair, manter e utilizar tais informações. Conclusão: Foi evidenciado que, ao serem questionadas sobre o que é uma informação de qualidade, as indústrias que participaram da pesquisa normalmente conduzem a resposta para uma ótica intrínseca, contemplando de duas a três dimensões, e não sob a ótica extrínseca, conforme definido nos modelos dos autores referenciados e no modelo INFOQUAL proposto - composto de vinte dimensões para analisar-se uma informação de qualidade. Apesar desta gama limitada de dimensões apresentada nas respostas, o segmento das montadoras automotivas no estado do Paraná apresentou ações práticas para extrair, manter e utilizar informações de qualidade. Há ações a serem implementadas, bem como metodologias, ferramentas e tecnologias, que podem melhorar o entendimento e a efetividade das informações nas indústrias entrevistadas. |
id |
UFPR_d4884f15029e79f505938be9c9884063 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29579 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Zarpelon, Marcio IvanorCarvalho, Denise Maria WoranoviczUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação2013-03-04T20:42:56Z2013-03-04T20:42:56Z2013-03-04http://hdl.handle.net/1884/29579Resumo: Título: Informação de Qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no estado do Paraná. Objetivo: Nesta dissertação investiga-se qual o conceito adotado sobre o que é informação de qualidade, para as indústrias do segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Método: Por meio de pesquisa bibliográfica referente à qualidade da informação, foram visualizados modelos que segmentam a avaliação da qualidade da informação em dimensões, para formatação de um conceito extrínseco. Estas definições dos autores cotejados sobre qualidade da informação foram confrontadas com o conceito prático que as empresas pesquisadas utilizam. Foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado em duas indústrias. Este questionário piloto serviu de subsídio para a elaboração e aplicação de um questionário estruturado, que foi posteriormente aplicado nas no segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Resultado: Foi evidenciada ausência de unanimidade entre os modelos dos autores citados, tanto na quantidade das dimensões quanto na nomenclatura utilizada. Portanto, elaborou-se a proposta de um modelo que pode ser utilizado para padronizar os modelos referentes qualidade da informação analisados. Este modelo proposto, chamado de INFOQUAL, pode auxiliar no direcionamento das ações práticas para extrair, manter e utilizar tais informações. Conclusão: Foi evidenciado que, ao serem questionadas sobre o que é uma informação de qualidade, as indústrias que participaram da pesquisa normalmente conduzem a resposta para uma ótica intrínseca, contemplando de duas a três dimensões, e não sob a ótica extrínseca, conforme definido nos modelos dos autores referenciados e no modelo INFOQUAL proposto - composto de vinte dimensões para analisar-se uma informação de qualidade. Apesar desta gama limitada de dimensões apresentada nas respostas, o segmento das montadoras automotivas no estado do Paraná apresentou ações práticas para extrair, manter e utilizar informações de qualidade. Há ações a serem implementadas, bem como metodologias, ferramentas e tecnologias, que podem melhorar o entendimento e a efetividade das informações nas indústrias entrevistadas.application/pdfGerencia de recursos informacionais - Industria automobilisticaServiços de informação - QualidadeTesesInformação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCIO IVANOR ZARPELON.pdfapplication/pdf1531831https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29579/1/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20IVANOR%20ZARPELON.pdfd1ea41e132c95a6afc23ee59c23ee1b1MD51open accessTEXTR - D - MARCIO IVANOR ZARPELON.pdf.txtR - D - MARCIO IVANOR ZARPELON.pdf.txtExtracted Texttext/plain220487https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29579/2/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20IVANOR%20ZARPELON.pdf.txtf04436c92b4b2e321b22507172e8f3a3MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARCIO IVANOR ZARPELON.pdf.jpgR - D - MARCIO IVANOR ZARPELON.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29579/3/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20IVANOR%20ZARPELON.pdf.jpge6b8d540344d898a3f533ebf3ade1a91MD53open access1884/295792016-04-07 07:07:55.561open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29579Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T10:07:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná |
title |
Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná |
spellingShingle |
Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná Zarpelon, Marcio Ivanor Gerencia de recursos informacionais - Industria automobilistica Serviços de informação - Qualidade Teses |
title_short |
Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná |
title_full |
Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná |
title_fullStr |
Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná |
title_full_unstemmed |
Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná |
title_sort |
Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná |
author |
Zarpelon, Marcio Ivanor |
author_facet |
Zarpelon, Marcio Ivanor |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Carvalho, Denise Maria Woranovicz Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zarpelon, Marcio Ivanor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gerencia de recursos informacionais - Industria automobilistica Serviços de informação - Qualidade Teses |
topic |
Gerencia de recursos informacionais - Industria automobilistica Serviços de informação - Qualidade Teses |
description |
Resumo: Título: Informação de Qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no estado do Paraná. Objetivo: Nesta dissertação investiga-se qual o conceito adotado sobre o que é informação de qualidade, para as indústrias do segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Método: Por meio de pesquisa bibliográfica referente à qualidade da informação, foram visualizados modelos que segmentam a avaliação da qualidade da informação em dimensões, para formatação de um conceito extrínseco. Estas definições dos autores cotejados sobre qualidade da informação foram confrontadas com o conceito prático que as empresas pesquisadas utilizam. Foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado em duas indústrias. Este questionário piloto serviu de subsídio para a elaboração e aplicação de um questionário estruturado, que foi posteriormente aplicado nas no segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Resultado: Foi evidenciada ausência de unanimidade entre os modelos dos autores citados, tanto na quantidade das dimensões quanto na nomenclatura utilizada. Portanto, elaborou-se a proposta de um modelo que pode ser utilizado para padronizar os modelos referentes qualidade da informação analisados. Este modelo proposto, chamado de INFOQUAL, pode auxiliar no direcionamento das ações práticas para extrair, manter e utilizar tais informações. Conclusão: Foi evidenciado que, ao serem questionadas sobre o que é uma informação de qualidade, as indústrias que participaram da pesquisa normalmente conduzem a resposta para uma ótica intrínseca, contemplando de duas a três dimensões, e não sob a ótica extrínseca, conforme definido nos modelos dos autores referenciados e no modelo INFOQUAL proposto - composto de vinte dimensões para analisar-se uma informação de qualidade. Apesar desta gama limitada de dimensões apresentada nas respostas, o segmento das montadoras automotivas no estado do Paraná apresentou ações práticas para extrair, manter e utilizar informações de qualidade. Há ações a serem implementadas, bem como metodologias, ferramentas e tecnologias, que podem melhorar o entendimento e a efetividade das informações nas indústrias entrevistadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-04T20:42:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-03-04T20:42:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/29579 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/29579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29579/1/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20IVANOR%20ZARPELON.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29579/2/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20IVANOR%20ZARPELON.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29579/3/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20IVANOR%20ZARPELON.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d1ea41e132c95a6afc23ee59c23ee1b1 f04436c92b4b2e321b22507172e8f3a3 e6b8d540344d898a3f533ebf3ade1a91 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898912679854080 |