Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zarpelon, Marcio Ivanor
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/29579
Resumo: Resumo: Título: Informação de Qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no estado do Paraná. Objetivo: Nesta dissertação investiga-se qual o conceito adotado sobre o que é informação de qualidade, para as indústrias do segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Método: Por meio de pesquisa bibliográfica referente à qualidade da informação, foram visualizados modelos que segmentam a avaliação da qualidade da informação em dimensões, para formatação de um conceito extrínseco. Estas definições dos autores cotejados sobre qualidade da informação foram confrontadas com o conceito prático que as empresas pesquisadas utilizam. Foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado em duas indústrias. Este questionário piloto serviu de subsídio para a elaboração e aplicação de um questionário estruturado, que foi posteriormente aplicado nas no segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Resultado: Foi evidenciada ausência de unanimidade entre os modelos dos autores citados, tanto na quantidade das dimensões quanto na nomenclatura utilizada. Portanto, elaborou-se a proposta de um modelo que pode ser utilizado para padronizar os modelos referentes qualidade da informação analisados. Este modelo proposto, chamado de INFOQUAL, pode auxiliar no direcionamento das ações práticas para extrair, manter e utilizar tais informações. Conclusão: Foi evidenciado que, ao serem questionadas sobre o que é uma informação de qualidade, as indústrias que participaram da pesquisa normalmente conduzem a resposta para uma ótica intrínseca, contemplando de duas a três dimensões, e não sob a ótica extrínseca, conforme definido nos modelos dos autores referenciados e no modelo INFOQUAL proposto - composto de vinte dimensões para analisar-se uma informação de qualidade. Apesar desta gama limitada de dimensões apresentada nas respostas, o segmento das montadoras automotivas no estado do Paraná apresentou ações práticas para extrair, manter e utilizar informações de qualidade. Há ações a serem implementadas, bem como metodologias, ferramentas e tecnologias, que podem melhorar o entendimento e a efetividade das informações nas indústrias entrevistadas.
id UFPR_d4884f15029e79f505938be9c9884063
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29579
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Zarpelon, Marcio IvanorCarvalho, Denise Maria WoranoviczUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação2013-03-04T20:42:56Z2013-03-04T20:42:56Z2013-03-04http://hdl.handle.net/1884/29579Resumo: Título: Informação de Qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no estado do Paraná. Objetivo: Nesta dissertação investiga-se qual o conceito adotado sobre o que é informação de qualidade, para as indústrias do segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Método: Por meio de pesquisa bibliográfica referente à qualidade da informação, foram visualizados modelos que segmentam a avaliação da qualidade da informação em dimensões, para formatação de um conceito extrínseco. Estas definições dos autores cotejados sobre qualidade da informação foram confrontadas com o conceito prático que as empresas pesquisadas utilizam. Foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado em duas indústrias. Este questionário piloto serviu de subsídio para a elaboração e aplicação de um questionário estruturado, que foi posteriormente aplicado nas no segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Resultado: Foi evidenciada ausência de unanimidade entre os modelos dos autores citados, tanto na quantidade das dimensões quanto na nomenclatura utilizada. Portanto, elaborou-se a proposta de um modelo que pode ser utilizado para padronizar os modelos referentes qualidade da informação analisados. Este modelo proposto, chamado de INFOQUAL, pode auxiliar no direcionamento das ações práticas para extrair, manter e utilizar tais informações. Conclusão: Foi evidenciado que, ao serem questionadas sobre o que é uma informação de qualidade, as indústrias que participaram da pesquisa normalmente conduzem a resposta para uma ótica intrínseca, contemplando de duas a três dimensões, e não sob a ótica extrínseca, conforme definido nos modelos dos autores referenciados e no modelo INFOQUAL proposto - composto de vinte dimensões para analisar-se uma informação de qualidade. Apesar desta gama limitada de dimensões apresentada nas respostas, o segmento das montadoras automotivas no estado do Paraná apresentou ações práticas para extrair, manter e utilizar informações de qualidade. Há ações a serem implementadas, bem como metodologias, ferramentas e tecnologias, que podem melhorar o entendimento e a efetividade das informações nas indústrias entrevistadas.application/pdfGerencia de recursos informacionais - Industria automobilisticaServiços de informação - QualidadeTesesInformação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCIO IVANOR ZARPELON.pdfapplication/pdf1531831https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29579/1/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20IVANOR%20ZARPELON.pdfd1ea41e132c95a6afc23ee59c23ee1b1MD51open accessTEXTR - D - MARCIO IVANOR ZARPELON.pdf.txtR - D - MARCIO IVANOR ZARPELON.pdf.txtExtracted Texttext/plain220487https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29579/2/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20IVANOR%20ZARPELON.pdf.txtf04436c92b4b2e321b22507172e8f3a3MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARCIO IVANOR ZARPELON.pdf.jpgR - D - MARCIO IVANOR ZARPELON.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29579/3/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20IVANOR%20ZARPELON.pdf.jpge6b8d540344d898a3f533ebf3ade1a91MD53open access1884/295792016-04-07 07:07:55.561open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29579Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T10:07:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná
title Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná
spellingShingle Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná
Zarpelon, Marcio Ivanor
Gerencia de recursos informacionais - Industria automobilistica
Serviços de informação - Qualidade
Teses
title_short Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná
title_full Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná
title_fullStr Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná
title_full_unstemmed Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná
title_sort Informação de qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no Estado do Paraná
author Zarpelon, Marcio Ivanor
author_facet Zarpelon, Marcio Ivanor
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Carvalho, Denise Maria Woranovicz
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
dc.contributor.author.fl_str_mv Zarpelon, Marcio Ivanor
dc.subject.por.fl_str_mv Gerencia de recursos informacionais - Industria automobilistica
Serviços de informação - Qualidade
Teses
topic Gerencia de recursos informacionais - Industria automobilistica
Serviços de informação - Qualidade
Teses
description Resumo: Título: Informação de Qualidade sob a ótica de montadoras automotivas no estado do Paraná. Objetivo: Nesta dissertação investiga-se qual o conceito adotado sobre o que é informação de qualidade, para as indústrias do segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Método: Por meio de pesquisa bibliográfica referente à qualidade da informação, foram visualizados modelos que segmentam a avaliação da qualidade da informação em dimensões, para formatação de um conceito extrínseco. Estas definições dos autores cotejados sobre qualidade da informação foram confrontadas com o conceito prático que as empresas pesquisadas utilizam. Foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado em duas indústrias. Este questionário piloto serviu de subsídio para a elaboração e aplicação de um questionário estruturado, que foi posteriormente aplicado nas no segmento das montadoras automotivas do estado do Paraná. Resultado: Foi evidenciada ausência de unanimidade entre os modelos dos autores citados, tanto na quantidade das dimensões quanto na nomenclatura utilizada. Portanto, elaborou-se a proposta de um modelo que pode ser utilizado para padronizar os modelos referentes qualidade da informação analisados. Este modelo proposto, chamado de INFOQUAL, pode auxiliar no direcionamento das ações práticas para extrair, manter e utilizar tais informações. Conclusão: Foi evidenciado que, ao serem questionadas sobre o que é uma informação de qualidade, as indústrias que participaram da pesquisa normalmente conduzem a resposta para uma ótica intrínseca, contemplando de duas a três dimensões, e não sob a ótica extrínseca, conforme definido nos modelos dos autores referenciados e no modelo INFOQUAL proposto - composto de vinte dimensões para analisar-se uma informação de qualidade. Apesar desta gama limitada de dimensões apresentada nas respostas, o segmento das montadoras automotivas no estado do Paraná apresentou ações práticas para extrair, manter e utilizar informações de qualidade. Há ações a serem implementadas, bem como metodologias, ferramentas e tecnologias, que podem melhorar o entendimento e a efetividade das informações nas indústrias entrevistadas.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-04T20:42:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-03-04T20:42:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/29579
url http://hdl.handle.net/1884/29579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29579/1/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20IVANOR%20ZARPELON.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29579/2/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20IVANOR%20ZARPELON.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29579/3/R%20-%20D%20-%20MARCIO%20IVANOR%20ZARPELON.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d1ea41e132c95a6afc23ee59c23ee1b1
f04436c92b4b2e321b22507172e8f3a3
e6b8d540344d898a3f533ebf3ade1a91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898912679854080