Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thauny, Jeferson
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/35189
Resumo: Orientadora: Profª Luciana Panke
id UFPR_d4cf6f93b1bf38ab1f2d57687ebeaee8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35189
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Thauny, JefersonPanke, Luciana, 1972-Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação2020-02-19T15:17:01Z2020-02-19T15:17:01Z2014https://hdl.handle.net/1884/35189Orientadora: Profª Luciana PankeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 24/02/2014Inclui referênciasÁrea de concentração : ComunicaçãoResumo: A pesquisa objetiva descrever relações entre o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral na TV (HGPE TV) e Facebook, enquanto plataformas consolidadas em fases distintas das campanhas eleitorais (NORRIS, 2000), para veiculação de conteúdo. Paralelamente, embasada no conceito pós-web da internet em campanhas eleitorais (GOMES et al., 2009), aprofunda a análise, se propondo a pontuar adesão dos temas explorados na rede social online. Para tanto, retoma conceitos de Aggio (2011); Albuquerque (1999); Azevedo (2012); Bertani (2006); Castillo (2012); Castillo e Manhanelli (2012); Cervi (2010); Figueiredo et al. (2000); Gomes (2004); Iten e Kobayashi (2002); Iwanikow, Oliveira e Macedo (2013); Norris (2000); Oliveira (2008); Panke (2011); Panke e Cervi (2011); Queiroz (2013); Smith e Rainie (2008) e Weber (2000) e pauta a observação de três eixos de estudo: levantamento temático no HGPE TV (eixo a), no Facebook (eixo b), e adesão temática conquistada pelos temas na rede social (eixo c), estabelecendo como corpus de análise o primeiro turno das campanhas eleitorais majoritárias em Curitiba, 2012. Para os dois primeiros eixos aplica metodologia de análise de conteúdo temático nos 38 programas do HGPE TV e 440 posts veiculados pelos principais candidatos ao referido pleito: Gustavo Fruet (PDT), Ratinho Júnior (PSC) e Luciano Ducci (PSB); para o terceiro, estabelece métrica de "média de adesão temática", mensurando a aceitação dos temas veiculados pelos citados postulantes. Os resultados obtidos evidenciam recorrência dos principais temas de campanhas em ambas as plataformas (eixos a e b), enquanto identificam que esses não correspondem necessariamente aos temas com maiores médias de adesão (eixo c), permitindo inferências sobre o objeto de estudo analisado.Abstract: This research aims to describe relations between Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral on TV (HGPE TV) and Facebook, as platforms consolidated in different phases of election campaigns (NORRIS, 2000), for content broadcast. In parallel, based on the post-web internet concept in election campaigns (GOMES et al., 2009), it extends the analysis, proposing to point the themes adhesion explored in the online social network. To this end, it recovers concepts from Aggio (2011); Albuquerque (1999); Azevedo (2012); Bertani (2006); Castillo (2012); Castillo and Manhanelli (2012); Cervi (2010); Figueiredo et al. (2000); Gomes (2004); Iten and Kobayashi (2002); Iwanikow, Oliveira and Macedo (2013); Norris (2000); Oliveira (2008); Panke (2011); Panke and Cervi (2011); Queiroz (2013); Smith and Rainie (2008) and Weber (2000) and notes three research lines: thematic survey in HGPE TV (A line), on Facebook (B line), and thematic adhesion conquered by the themes in the social network (C line), establishing the first round of the majoritarian electoral campaigns in Curitiba, 2012, as the corpus of analysis. For the first two lines it applies content analysis methodology on 38 programs of HGPE TV and 440 posts from the major candidates for such election: Gustavo Fruet (PDT), Ratinho Júnior (PSC) and Luciano Ducci (PSB); for the third, it establishes a metric "average thematic adhesion", measuring the acceptance of themes conveyed by the applicants. The results show recurrence of the main themes of the campaigns on both platforms (A and B lines), while identifying that these do not necessarily correspond to the themes with the highest adhesion support (C line), allowing inferences on the object of study analised.178f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalFacebook (Firma)Dissertações - ComunicaçãoComunicação na políticaCampanha eleitoral - Curitiba (PR)Eleiçoes - Curitiba (PR)ComunicaçãoDo moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JEFERSON THAUNY.pdfapplication/pdf4665189https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35189/1/R%20-%20D%20-%20JEFERSON%20THAUNY.pdfc54f3cfc2e59c977a524a0c1b74df21aMD51open accessTEXTR - D - JEFERSON THAUNY.pdf.txtExtracted Texttext/plain351033https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35189/2/R%20-%20D%20-%20JEFERSON%20THAUNY.pdf.txt01b032371cd7b3d8bcd3d70a2883bfb4MD52open accessTHUMBNAILR - D - JEFERSON THAUNY.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35189/3/R%20-%20D%20-%20JEFERSON%20THAUNY.pdf.jpg2d9dbc24eedead84f7922357a03ec654MD53open access1884/351892020-02-19 12:17:01.526open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35189Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-19T15:17:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012.
title Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012.
spellingShingle Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012.
Thauny, Jeferson
Facebook (Firma)
Dissertações - Comunicação
Comunicação na política
Campanha eleitoral - Curitiba (PR)
Eleiçoes - Curitiba (PR)
Comunicação
title_short Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012.
title_full Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012.
title_fullStr Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012.
title_full_unstemmed Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012.
title_sort Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012.
author Thauny, Jeferson
author_facet Thauny, Jeferson
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Panke, Luciana, 1972-
Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.contributor.author.fl_str_mv Thauny, Jeferson
dc.subject.por.fl_str_mv Facebook (Firma)
Dissertações - Comunicação
Comunicação na política
Campanha eleitoral - Curitiba (PR)
Eleiçoes - Curitiba (PR)
Comunicação
topic Facebook (Firma)
Dissertações - Comunicação
Comunicação na política
Campanha eleitoral - Curitiba (PR)
Eleiçoes - Curitiba (PR)
Comunicação
description Orientadora: Profª Luciana Panke
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-19T15:17:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-19T15:17:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/35189
url https://hdl.handle.net/1884/35189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35189/1/R%20-%20D%20-%20JEFERSON%20THAUNY.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35189/2/R%20-%20D%20-%20JEFERSON%20THAUNY.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35189/3/R%20-%20D%20-%20JEFERSON%20THAUNY.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c54f3cfc2e59c977a524a0c1b74df21a
01b032371cd7b3d8bcd3d70a2883bfb4
2d9dbc24eedead84f7922357a03ec654
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860406140993536