Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/35189 |
Resumo: | Orientadora: Profª Luciana Panke |
id |
UFPR_d4cf6f93b1bf38ab1f2d57687ebeaee8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35189 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Thauny, JefersonPanke, Luciana, 1972-Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação2020-02-19T15:17:01Z2020-02-19T15:17:01Z2014https://hdl.handle.net/1884/35189Orientadora: Profª Luciana PankeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 24/02/2014Inclui referênciasÁrea de concentração : ComunicaçãoResumo: A pesquisa objetiva descrever relações entre o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral na TV (HGPE TV) e Facebook, enquanto plataformas consolidadas em fases distintas das campanhas eleitorais (NORRIS, 2000), para veiculação de conteúdo. Paralelamente, embasada no conceito pós-web da internet em campanhas eleitorais (GOMES et al., 2009), aprofunda a análise, se propondo a pontuar adesão dos temas explorados na rede social online. Para tanto, retoma conceitos de Aggio (2011); Albuquerque (1999); Azevedo (2012); Bertani (2006); Castillo (2012); Castillo e Manhanelli (2012); Cervi (2010); Figueiredo et al. (2000); Gomes (2004); Iten e Kobayashi (2002); Iwanikow, Oliveira e Macedo (2013); Norris (2000); Oliveira (2008); Panke (2011); Panke e Cervi (2011); Queiroz (2013); Smith e Rainie (2008) e Weber (2000) e pauta a observação de três eixos de estudo: levantamento temático no HGPE TV (eixo a), no Facebook (eixo b), e adesão temática conquistada pelos temas na rede social (eixo c), estabelecendo como corpus de análise o primeiro turno das campanhas eleitorais majoritárias em Curitiba, 2012. Para os dois primeiros eixos aplica metodologia de análise de conteúdo temático nos 38 programas do HGPE TV e 440 posts veiculados pelos principais candidatos ao referido pleito: Gustavo Fruet (PDT), Ratinho Júnior (PSC) e Luciano Ducci (PSB); para o terceiro, estabelece métrica de "média de adesão temática", mensurando a aceitação dos temas veiculados pelos citados postulantes. Os resultados obtidos evidenciam recorrência dos principais temas de campanhas em ambas as plataformas (eixos a e b), enquanto identificam que esses não correspondem necessariamente aos temas com maiores médias de adesão (eixo c), permitindo inferências sobre o objeto de estudo analisado.Abstract: This research aims to describe relations between Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral on TV (HGPE TV) and Facebook, as platforms consolidated in different phases of election campaigns (NORRIS, 2000), for content broadcast. In parallel, based on the post-web internet concept in election campaigns (GOMES et al., 2009), it extends the analysis, proposing to point the themes adhesion explored in the online social network. To this end, it recovers concepts from Aggio (2011); Albuquerque (1999); Azevedo (2012); Bertani (2006); Castillo (2012); Castillo and Manhanelli (2012); Cervi (2010); Figueiredo et al. (2000); Gomes (2004); Iten and Kobayashi (2002); Iwanikow, Oliveira and Macedo (2013); Norris (2000); Oliveira (2008); Panke (2011); Panke and Cervi (2011); Queiroz (2013); Smith and Rainie (2008) and Weber (2000) and notes three research lines: thematic survey in HGPE TV (A line), on Facebook (B line), and thematic adhesion conquered by the themes in the social network (C line), establishing the first round of the majoritarian electoral campaigns in Curitiba, 2012, as the corpus of analysis. For the first two lines it applies content analysis methodology on 38 programs of HGPE TV and 440 posts from the major candidates for such election: Gustavo Fruet (PDT), Ratinho Júnior (PSC) and Luciano Ducci (PSB); for the third, it establishes a metric "average thematic adhesion", measuring the acceptance of themes conveyed by the applicants. The results show recurrence of the main themes of the campaigns on both platforms (A and B lines), while identifying that these do not necessarily correspond to the themes with the highest adhesion support (C line), allowing inferences on the object of study analised.178f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalFacebook (Firma)Dissertações - ComunicaçãoComunicação na políticaCampanha eleitoral - Curitiba (PR)Eleiçoes - Curitiba (PR)ComunicaçãoDo moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JEFERSON THAUNY.pdfapplication/pdf4665189https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35189/1/R%20-%20D%20-%20JEFERSON%20THAUNY.pdfc54f3cfc2e59c977a524a0c1b74df21aMD51open accessTEXTR - D - JEFERSON THAUNY.pdf.txtExtracted Texttext/plain351033https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35189/2/R%20-%20D%20-%20JEFERSON%20THAUNY.pdf.txt01b032371cd7b3d8bcd3d70a2883bfb4MD52open accessTHUMBNAILR - D - JEFERSON THAUNY.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35189/3/R%20-%20D%20-%20JEFERSON%20THAUNY.pdf.jpg2d9dbc24eedead84f7922357a03ec654MD53open access1884/351892020-02-19 12:17:01.526open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35189Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-19T15:17:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012. |
title |
Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012. |
spellingShingle |
Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012. Thauny, Jeferson Facebook (Firma) Dissertações - Comunicação Comunicação na política Campanha eleitoral - Curitiba (PR) Eleiçoes - Curitiba (PR) Comunicação |
title_short |
Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012. |
title_full |
Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012. |
title_fullStr |
Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012. |
title_full_unstemmed |
Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012. |
title_sort |
Do moderno ao pós-moderno : HGPE e Facebook para veiculação de conteúdo eleitoral nas majoritárias de Curitiba, 2012. |
author |
Thauny, Jeferson |
author_facet |
Thauny, Jeferson |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Panke, Luciana, 1972- Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thauny, Jeferson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Facebook (Firma) Dissertações - Comunicação Comunicação na política Campanha eleitoral - Curitiba (PR) Eleiçoes - Curitiba (PR) Comunicação |
topic |
Facebook (Firma) Dissertações - Comunicação Comunicação na política Campanha eleitoral - Curitiba (PR) Eleiçoes - Curitiba (PR) Comunicação |
description |
Orientadora: Profª Luciana Panke |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-19T15:17:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-19T15:17:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/35189 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/35189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
178f. : il. algumas color., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35189/1/R%20-%20D%20-%20JEFERSON%20THAUNY.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35189/2/R%20-%20D%20-%20JEFERSON%20THAUNY.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35189/3/R%20-%20D%20-%20JEFERSON%20THAUNY.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c54f3cfc2e59c977a524a0c1b74df21a 01b032371cd7b3d8bcd3d70a2883bfb4 2d9dbc24eedead84f7922357a03ec654 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860406140993536 |