As "escolas consolidadas" paranaenses : mito e realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/60656
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Acácia Zeneida Kuenzer
id UFPR_d738b37727d8bf50e3c4bfb89734996e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/60656
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ramos, Lilian Maria Paes de CarvalhoKuenzer, Acácia ZeneidaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-07T13:38:15Z2020-07-07T13:38:15Z1987https://hdl.handle.net/1884/60656Orientadora: Prof.ª Dr.ª Acácia Zeneida KuenzerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 214-220Resumo: Este trabalho versa sobre uni modelo de escola rural, de origem norte-americana; a escola consolidada. Trata-se de uma escola de 1º grau completo, servida por um sistema de transporte de alunos. Tem por principio o direito a igualdade de oportunidades educacionais entre campo e cidade. Após analisar as políticas oficiais para a educação rural no período anterior e concomitante a implantação de 53 Escolas Rurais Consolidadas-ERC no Estado do Paraná, como parte dos: Projetos PROMUNICÍPIO Cl- fase - 19.76 a 19811 e PRO-RURAL (2ª fase - 1981 a 1986), avalia os resultados obtidos nos três primeiros anos da 2- fase. Conclui que estas ERC apresentam índices de reprovação inferiores aos das sub-regiões em que se localizam. Seus professores possuem nível de formação superior às médias regional e estadual; porém, este fator não foi o causador de redução nos índices de reprovação, como se supõe ocorrer. A evasão nestas escolas não se mostrou diretamente relacionada a fatores intra-escolares, contrariando a suposição de que a falta de terminalidade e o baixo padrão de ensino são os: principais responsáveis pela evasão em escolas rurais. Neste caso ela esteve mais vinculada a fatores extra-escolares, particularmente aos movimentos migratórios ocorridos no Estado no período. Se, por um lado, o programa de ERC não conseguiu fixar o homem ao meio, um dos seus objetivos iniciais, contribuiu outrossim para a democratização do ensino ao ampliar a oferta de 5ª a 8ª séries em zona rural nos moldes urbanos, fornecendo melhores condições de trabalho para os professores. Fato que, de per si, justifica a sua adoção em situações educacionais específicas.Abstract: This paper examins the Brazilian experience in the consolidation of rural school districts based on the American model of school consolidation. The first chapter looks into official policies for rural education before and during the construction of 52 Consolidated Rural Schools CERC) in the State of Parana between 1976 and 1986. Chapter Two discusses the results of the program between 1982 and 1985. As a result of the program, local academic failure rates decreased during 1982 through 1985 compared to previous periods. The consolidated school teachers are furthermore better prepared to carry out their tasks than local and State rural teachers. However, this factor was not directly responsible for the lower academic failure rates observed. School dropout, in this case, was not related directly to school problems, but rather to the severe rural migration which ocurred in the period. If the Consolidated Rural School Program did not achieve its initial goal of avoiding rural migration, it did contribute to providing better school opportunities for rural students and to improve teacher's working conditions. These factors, alone, favor its continuity as a rural school program wherever local conditions permit improvement through consolidation.220 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducação ruralDissertações - EducaçãoEducaçãoAs "escolas consolidadas" paranaenses : mito e realidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - LILIAN MARIA PAES DE CARVALHO RAMOS.pdfapplication/pdf18705566https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60656/1/D%20-%20LILIAN%20MARIA%20PAES%20DE%20CARVALHO%20RAMOS.pdf00ed0ccabef1d034f770669f6e528343MD51open access1884/606562020-07-07 10:38:15.177open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60656Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-07T13:38:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As "escolas consolidadas" paranaenses : mito e realidade
title As "escolas consolidadas" paranaenses : mito e realidade
spellingShingle As "escolas consolidadas" paranaenses : mito e realidade
Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
Educação rural
Dissertações - Educação
Educação
title_short As "escolas consolidadas" paranaenses : mito e realidade
title_full As "escolas consolidadas" paranaenses : mito e realidade
title_fullStr As "escolas consolidadas" paranaenses : mito e realidade
title_full_unstemmed As "escolas consolidadas" paranaenses : mito e realidade
title_sort As "escolas consolidadas" paranaenses : mito e realidade
author Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
author_facet Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Kuenzer, Acácia Zeneida
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
Dissertações - Educação
Educação
topic Educação rural
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Acácia Zeneida Kuenzer
publishDate 1987
dc.date.issued.fl_str_mv 1987
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-07T13:38:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-07T13:38:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/60656
url https://hdl.handle.net/1884/60656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 220 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60656/1/D%20-%20LILIAN%20MARIA%20PAES%20DE%20CARVALHO%20RAMOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 00ed0ccabef1d034f770669f6e528343
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860299141152768