O discurso coletivo dos estudantes de pós-graduação da áres de negócios sobre os estímulos interpessoais e intelectuais no processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/66153 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Flaviano Costa |
id |
UFPR_d7933e975b3b39eba6d76f28673a0bf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66153 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Jesus, Cristina Viana de, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em ContabilidadeCosta, Flaviano, 1979-2020-05-26T19:47:01Z2020-05-26T19:47:01Z2019https://hdl.handle.net/1884/66153Orientador: Prof. Dr. Flaviano CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 27/08/2019Inclui referências: p. 91-95Área de concentração: Contabilidade e Controle GerencialResumo: A qualidade do ensino universitário vem ganhando ênfase quando se discute o aperfeiçoamento da prática docente, assim como as características de professores exemplares. A literatura aponta que o ensino efetivo é resultado da habilidade que o professor tem em criar estímulo intelectual e interpessoal com os estudantes. Assim, professores capazes de dominar ambas as dimensões têm grande probabilidade de ser exemplar. Neste contexto, esta pesquisa objetivou identificar o conceito coletivo dos estudantes de pós-graduação da área de negócios do Sul do Brasil sobre os estímulos interpessoais e intelectuais no processo de ensinoaprendizagem sob a lente da Teoria das Representações Sociais e do Modelo Bidimensional de Lowman. Para alcançar o objetivo proposto, os procedimentos e instrumentos de coleta de dados foram realizados por meio de survey on-line, na qual os participantes evocaram adjetivos e características sobre professor exemplar e não exemplar, professor com e sem habilidade de incentivar o relacionamento interpessoal, e professor com e sem habilidade de incentivar o aluno intelectualmente. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que possibilitaram a construção do discurso do sujeito coletivo a respeito desses aspectos. A amostra foi composta por 120 estudantes de pós-graduação stricto sensu da área de negócios dos cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado acadêmico em Administração e Contabilidade. Os dados foram analisados por meio da análise descritiva, técnicas de análise de conteúdo e discurso do sujeito coletivo. As 120 respostas das palavras mais evocadas e dez entrevistas identificaram adjetivos e características como conhecedor, empático, didático e motivador que relacionam aos aspectos positivos de professores. Arrogante, despreparado, impaciente e desinteressado que estão relacionados aos aspectos negativos de professores. Os discursos do sujeito coletivo ainda apontaram que dedicado, acessível, instigador, motivador, claro, organizado e exigente, também são características que definem um professor exemplar. Aliado a isso, houve relatos que evidenciaram a arrogância como a característica mais presente no ambiente do mestrado e doutorado, e professores com o ego inflado. Além disso, foi exposto que um professor exemplar contribui bastante com o aprendizado e motivam o interesse dos alunos, isto levariam a cursarem disciplinas ministradas por eles, por serem enriquecedoras e ter muito para agregar. Palavras chave: Ensino Efetivo; Professor Exemplar; Professor Não Exemplar; Estímulo Intelectual; Relacionamento Interpessoal; Área de Negócios.Abstract: The quality of university education has been gaining emphasis when discussing the improvement of teaching practice, as well as the characteristics of exemplary teachers. The literature points out that effective teaching is the result of the teacher's ability to create intellectual and interpersonal stimulation with students. Thus, teachers capable of mastering both dimensions are likely to be exemplary. In this context, this research aims to identify the collective concept of postgraduate students from the business area of Southern Brazil about interpersonal and intellectual stimuli in the teaching-learning process under the lens of Social Representation Theory and Lowman's Two-Dimensional Model. To reach the proposed objective, the procedures and data collection instruments were performed through an online survey, in which participants evoked adjectives and characteristics about exemplary and nonexemplary teacher, teacher with and without ability to encourage interpersonal relationships, and teacher with and without ability to encourage the student intellectually. In addition, semistructured interviews were conducted which enabled the construction of the collective subject's discourse on these aspects. The sample consisted of 120 stricto sensu postgraduate students from the business area of the academic master's degree, professional master's degree and academic doctorate in administration and accounting. Data were analyzed through descriptive analysis, content analysis techniques and collective subject discourse. The 120 answers of the most evoked words and ten interviews identified adjectives and characteristics as knowledgeable, empathic, didactic and motivating that relate to the positive aspects of teachers. Arrogant, unprepared, impatient and disinterested that are related to the negative aspects of teachers. The collective subject's speeches also pointed out that dedicated, accessible, instigating, motivating, of course, organized and demanding, are also characteristics that define an exemplary teacher. Allied to this, there were reports that evidenced arrogance as the most present characteristic in the environment of the master and doctorate, and teachers with inflated ego. In addition, it was exposed that an exemplary teacher contributes a lot to the learning and motivate the students' interest, this would lead to take courses taught by them, because they are enriching and have much to add. Keywords: Effective Teaching; Exemplary Professor; Non-Exemplary Teacher; Intellectual stimulation; Interpersonal relationship; Business area126 p. : il.application/pdfEnsino superiorPos-graduaçãoNegóciosCiências ContábeisO discurso coletivo dos estudantes de pós-graduação da áres de negócios sobre os estímulos interpessoais e intelectuais no processo de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CRISTINA VIANA DE JESUS.pdfapplication/pdf5438241https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66153/1/R%20-%20D%20-%20CRISTINA%20VIANA%20DE%20JESUS.pdfa1897334d293c158f68b19a41ed3c74eMD51open access1884/661532020-05-26 16:47:01.991open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66153Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-26T19:47:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O discurso coletivo dos estudantes de pós-graduação da áres de negócios sobre os estímulos interpessoais e intelectuais no processo de ensino-aprendizagem |
title |
O discurso coletivo dos estudantes de pós-graduação da áres de negócios sobre os estímulos interpessoais e intelectuais no processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
O discurso coletivo dos estudantes de pós-graduação da áres de negócios sobre os estímulos interpessoais e intelectuais no processo de ensino-aprendizagem Jesus, Cristina Viana de, 1982- Ensino superior Pos-graduação Negócios Ciências Contábeis |
title_short |
O discurso coletivo dos estudantes de pós-graduação da áres de negócios sobre os estímulos interpessoais e intelectuais no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
O discurso coletivo dos estudantes de pós-graduação da áres de negócios sobre os estímulos interpessoais e intelectuais no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
O discurso coletivo dos estudantes de pós-graduação da áres de negócios sobre os estímulos interpessoais e intelectuais no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O discurso coletivo dos estudantes de pós-graduação da áres de negócios sobre os estímulos interpessoais e intelectuais no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
O discurso coletivo dos estudantes de pós-graduação da áres de negócios sobre os estímulos interpessoais e intelectuais no processo de ensino-aprendizagem |
author |
Jesus, Cristina Viana de, 1982- |
author_facet |
Jesus, Cristina Viana de, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Cristina Viana de, 1982- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Flaviano, 1979- |
contributor_str_mv |
Costa, Flaviano, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Pos-graduação Negócios Ciências Contábeis |
topic |
Ensino superior Pos-graduação Negócios Ciências Contábeis |
description |
Orientador: Prof. Dr. Flaviano Costa |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-26T19:47:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-26T19:47:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/66153 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/66153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
126 p. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66153/1/R%20-%20D%20-%20CRISTINA%20VIANA%20DE%20JESUS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1897334d293c158f68b19a41ed3c74e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860286865473536 |