Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Liliam Maria Cardoso
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68646
Resumo: Orientadora : Araci Asinelli da Luz Coorientadores : Heuzer Saraiva Guimarães ; Casemiro José Mota
id UFPR_d8ac66ef759594f7ad54df478f13bc91
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68646
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Guimarães, Liliam Maria CardosoGuimarães, Heuzer SaraivaMota, Casemiro JoséUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do EnsinoFundação Educacional do Norte CatarinenseLuz, Araci Asinelli da, 1948-2022-10-11T13:28:02Z2022-10-11T13:28:02Z1992https://hdl.handle.net/1884/68646Orientadora : Araci Asinelli da Luz Coorientadores : Heuzer Saraiva Guimarães ; Casemiro José MotaMonografia (especialização) - Fundação Educacional do Norte Catarinense (em parceria com a Universidade Federal do Paraná), Setor de Educação, Curso de Especialização em Metodologia de EnsinoResumo: A coleta de dados foi realizada em escolas estaduais e municipais de Três Barras, com o objetivo de verificar: a concepção de Ciência e do ensino de Ciências dos professores das series iniciais, a formação do professor em relação a complementação de estudos, como também as dificuldades metodológicas e de conteúdos do professor decorrentes de sua formação. Para obtenção dos dados utilizou-se, como instrumento, um questionário, sendo, que sua análise encontra-se dividida em duas partes: primeiramente os itens tabelados passíveis de quantificação e uma segunda etapa os itens discursivos dispostos em listas. Os resultados obtidos no presente estudo permitiram conclusões acerca da formação do professor e o processo de ensino de Ciências que se desenvolve nas series iniciais do ensino de 19 grau. Deste modo pode-se afirmar que os professores em sua maioria está consciente da importância do ensino de Ciências para o aluno de lê a 4ë series, no que se refere, ã possibilidade que oferece ã criança com relação ao seu conhecimento próprio e do mundo que a cerca, assim como desenvolve o interesse pela comprovação cientifica, contribuindo portanto na sua capacidade e senso crítico. Por outro lado, a ação pedagógica no cotidiano reflete a formação deficiente que esses professores adquiriram, pois vários são os indicadores de dificuldades em ensinar Ciências tais como a dependência a planejamentos e livros didáticos, inexistência de conhecimento científico bem como aplicação desse método. Enfim, tudo isso parece indicar a falta de domínio dos conteúdos de Ciências a serem transmitidos para os alunos. Em contra-partida, os professores apontam como dificuldade em ensinar Ciências a inexistência de recursos físicos e materiais adequados, assim como a falta de És oportunidade para atualização e cursos de aperfeiçoamento. É necessário, portanto, que o sistema educacional se preocupe com a reformulação dos programas e currículos dos cursos de habilitação, assim como oportunizar aos professores cursos de aperfeiçoamento e atualização.43 f.application/pdfEducação - Estudo e ensinoCiências - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoInfluência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - LILIAM MARIA CARDOSO GUIMARAES.pdfapplication/pdf1400891https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68646/1/E%20-%20LILIAM%20MARIA%20CARDOSO%20GUIMARAES.pdff372ebc8c953fa869bd9c48d6881af16MD51open access1884/686462022-10-11 10:28:02.13open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68646Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-11T13:28:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências
title Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências
spellingShingle Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências
Guimarães, Liliam Maria Cardoso
Educação - Estudo e ensino
Ciências - Estudo e ensino
Professores - Formação
title_short Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências
title_full Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências
title_fullStr Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências
title_full_unstemmed Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências
title_sort Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências
author Guimarães, Liliam Maria Cardoso
author_facet Guimarães, Liliam Maria Cardoso
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Guimarães, Heuzer Saraiva
Mota, Casemiro José
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do Ensino
Fundação Educacional do Norte Catarinense
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Liliam Maria Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
contributor_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Ciências - Estudo e ensino
Professores - Formação
topic Educação - Estudo e ensino
Ciências - Estudo e ensino
Professores - Formação
description Orientadora : Araci Asinelli da Luz Coorientadores : Heuzer Saraiva Guimarães ; Casemiro José Mota
publishDate 1992
dc.date.issued.fl_str_mv 1992
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-11T13:28:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-11T13:28:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68646
url https://hdl.handle.net/1884/68646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68646/1/E%20-%20LILIAM%20MARIA%20CARDOSO%20GUIMARAES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f372ebc8c953fa869bd9c48d6881af16
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898907917221888