Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68646 |
Resumo: | Orientadora : Araci Asinelli da Luz Coorientadores : Heuzer Saraiva Guimarães ; Casemiro José Mota |
id |
UFPR_d8ac66ef759594f7ad54df478f13bc91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68646 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Guimarães, Liliam Maria CardosoGuimarães, Heuzer SaraivaMota, Casemiro JoséUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do EnsinoFundação Educacional do Norte CatarinenseLuz, Araci Asinelli da, 1948-2022-10-11T13:28:02Z2022-10-11T13:28:02Z1992https://hdl.handle.net/1884/68646Orientadora : Araci Asinelli da Luz Coorientadores : Heuzer Saraiva Guimarães ; Casemiro José MotaMonografia (especialização) - Fundação Educacional do Norte Catarinense (em parceria com a Universidade Federal do Paraná), Setor de Educação, Curso de Especialização em Metodologia de EnsinoResumo: A coleta de dados foi realizada em escolas estaduais e municipais de Três Barras, com o objetivo de verificar: a concepção de Ciência e do ensino de Ciências dos professores das series iniciais, a formação do professor em relação a complementação de estudos, como também as dificuldades metodológicas e de conteúdos do professor decorrentes de sua formação. Para obtenção dos dados utilizou-se, como instrumento, um questionário, sendo, que sua análise encontra-se dividida em duas partes: primeiramente os itens tabelados passíveis de quantificação e uma segunda etapa os itens discursivos dispostos em listas. Os resultados obtidos no presente estudo permitiram conclusões acerca da formação do professor e o processo de ensino de Ciências que se desenvolve nas series iniciais do ensino de 19 grau. Deste modo pode-se afirmar que os professores em sua maioria está consciente da importância do ensino de Ciências para o aluno de lê a 4ë series, no que se refere, ã possibilidade que oferece ã criança com relação ao seu conhecimento próprio e do mundo que a cerca, assim como desenvolve o interesse pela comprovação cientifica, contribuindo portanto na sua capacidade e senso crítico. Por outro lado, a ação pedagógica no cotidiano reflete a formação deficiente que esses professores adquiriram, pois vários são os indicadores de dificuldades em ensinar Ciências tais como a dependência a planejamentos e livros didáticos, inexistência de conhecimento científico bem como aplicação desse método. Enfim, tudo isso parece indicar a falta de domínio dos conteúdos de Ciências a serem transmitidos para os alunos. Em contra-partida, os professores apontam como dificuldade em ensinar Ciências a inexistência de recursos físicos e materiais adequados, assim como a falta de És oportunidade para atualização e cursos de aperfeiçoamento. É necessário, portanto, que o sistema educacional se preocupe com a reformulação dos programas e currículos dos cursos de habilitação, assim como oportunizar aos professores cursos de aperfeiçoamento e atualização.43 f.application/pdfEducação - Estudo e ensinoCiências - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoInfluência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - LILIAM MARIA CARDOSO GUIMARAES.pdfapplication/pdf1400891https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68646/1/E%20-%20LILIAM%20MARIA%20CARDOSO%20GUIMARAES.pdff372ebc8c953fa869bd9c48d6881af16MD51open access1884/686462022-10-11 10:28:02.13open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68646Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-11T13:28:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências |
title |
Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências |
spellingShingle |
Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências Guimarães, Liliam Maria Cardoso Educação - Estudo e ensino Ciências - Estudo e ensino Professores - Formação |
title_short |
Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências |
title_full |
Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências |
title_fullStr |
Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências |
title_full_unstemmed |
Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências |
title_sort |
Influência da formação do professor de 1ª a 4ª séries no ensino de iniciação às ciências |
author |
Guimarães, Liliam Maria Cardoso |
author_facet |
Guimarães, Liliam Maria Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Guimarães, Heuzer Saraiva Mota, Casemiro José Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Fundação Educacional do Norte Catarinense |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Liliam Maria Cardoso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luz, Araci Asinelli da, 1948- |
contributor_str_mv |
Luz, Araci Asinelli da, 1948- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino Ciências - Estudo e ensino Professores - Formação |
topic |
Educação - Estudo e ensino Ciências - Estudo e ensino Professores - Formação |
description |
Orientadora : Araci Asinelli da Luz Coorientadores : Heuzer Saraiva Guimarães ; Casemiro José Mota |
publishDate |
1992 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1992 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-11T13:28:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-11T13:28:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68646 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
43 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68646/1/E%20-%20LILIAM%20MARIA%20CARDOSO%20GUIMARAES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f372ebc8c953fa869bd9c48d6881af16 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898907917221888 |