A contribuição dos jogos de luta no desenvolvimento socioemocional em crianças do 5º ano do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/76099 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Guilherme Gasparotto |
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Cardozo, Jeferson CesarioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGasparotto, Guilherme da Silva, 1984-2022-07-05T17:37:20Z2022-07-05T17:37:20Z2022https://hdl.handle.net/1884/76099Orientador: Prof. Dr. Guilherme GasparottoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 18/03/2022Inclui referências: p. 161-175Resumo: O presente estudo refere-se à investigação da contribuição das lutas nas aulas de Educação Física, por meio de jogos de luta, no desenvolvimento das competências socioemocionais em alunos do 5º ano do ensino fundamental em 3 escolas da rede privada de Curitiba. Esse estudo caracteriza-se como quantitativo de natureza longitudinal e quase-experimental. O estudo contou com 83 alunos com idade entre 9 e 11 anos, com média de 10,19 anos, divididos em GI-1 (n=31), GI-2 (n=13) e GC (n=39). A amostra foi composta majoritariamente por participantes do sexo feminino com 63,9% (n=53), e 36,1% (n=30) do sexo masculino. Os alunos do GI-1 participaram de 12 sessões de jogos de luta nas aulas de Educação Física com 50 minutos cada 2 vezes por semana, baseada na proposta dos jogos de oposição, enquanto o GI-2 foi submetido a 6 sessões. O GC continuou com as aulas de Educação Física desenvolvendo outros conteúdos previstos no planejamento anual da disciplina. Para avaliar as competências socioemocionais de todos os participantes do estudo, foi utilizado o instrumento SENNA (Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment), composto por um questionário de autorrelato com 62 itens, o qual utiliza uma escala Likert de 5 pontos. Os dados obtidos foram digitados e tabulados em programa Microsoft Excel para Microsoft 365 MSO Versão 2110 Build 64 bits e submetidos a análise do programa estatístico SPSS - Statistical Packcage for the Social Sciences, version 24 for Windows. A normalidade dos dados foi verificada por meio do teste de Shapiro-Wilk, e a análise descritiva das variáveis contínuas foi realizada por meio da mediana e intervalo interquartílico. O teste de Kruskal-Wallis para amostras independentes foi utilizado para comparação dos valores entre os grupos na pré e pós-intervenção, para comparação intragrupo entre os sexos foi utilizado o teste de U de Mann-Whitney para amostras independentes. Na comparação pareada dos grupos pós-intervenção foi empregado o teste de Wilcoxon. A significância estatística foi assumida para um valor de p<0,05. No resultado do pósteste o GI-1 reportou uma melhora estatisticamente significativa para ambos os sexos nas dimensões conscienciosidade e lócus de controle externo, enquanto as dimensões estabilidade emocional e extroversão apresentaram esse resultado somente para meninos e meninas respectivamente. O GI-2 não reportou nenhuma diferença no pós-teste tanto para o sexo masculino quanto para o feminino em todas as dimensões. Os meninos do GC apresentaram no pós-teste um resultado inferior para dimensão estabilidade emocional, enquanto as meninas obtiveram uma melhora para lócus de controle externo. Na comparação intragrupo entre os sexos, os meninos apresentaram resultado superior para a dimensões estabilidade emocional no GI-1 e 2 e extroversão apenas para o GI-1. O GC não apresentou nenhuma diferença intragrupo entre os sexos no pós-teste. De uma forma geral os resultados desse estudo apontaram que as luta nas aulas de Educação Física, por meio de jogos de luta, puderam contribuir com o desenvolvimento de algumas dimensões das competências socioemocionais dos participantes da intervenção. Entretanto, esse resultado parece estar relacionado ao número de intervenções, haja vista a manutenção dos resultados no pós-teste do GI-2.Abstract: The present study refers to the investigation of the contribution of fights in Physical Education classes, through fighting games, in the development of socio-emotional skills in students of the 5 th year of elementary school in 3 private schools in Curitiba. This study is characterized as a quantitative, longitudinal and quasi-experimental study. The study included 83 students aged between 9 and 11 years, with a mean age of 10.19 years, divided into GI-1 (n=31), GI-2 (n=13) and CG (n=39). The sample consisted mostly of female participants, with 63.9% (n=53), and 36.1% (n=30) male. GI-1 students participated in 12 sessions of fighting games in Physical Education classes with 50 minutes every 2 times a week, based on the proposal of opposition games, while GI-2 was submitted to 6 sessions. The GC continued with the Physical Education classes developing other contents foreseen in the annual planning of the discipline. To assess the socio-emotional skills of all study participants, the SENNA instrument (Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment) was used, consisting of a self-report questionnaire with 62 items, which uses a 5-point Likert scale. The data obtained were typed and tabulated in a Microsoft Excel program for Microsoft 365 MSO Version 2110 Build 64 bits and submitted to the analysis of the SPSS statistical program - Statistical Packcage for the Social Sciences, version 24 for Windows. Data normality was verified using the Shapiro-Wilk test, and the descriptive analysis of continuous variables was performed using the median and interquartile range. The Kruskal-Wallis test for independent samples was used to compare the values between the groups before and after the intervention, for intragroup comparison between genders, the Mann-Whitney U test was used for independent samples. In the paired comparison of the post-intervention groups, the Wilcoxon test was used. Statistical significance was assumed for a value of p<0.05. In the post-test result, GI- 1 reported a statistically significant improvement for both sexes in the dimensions conscientiousness and external locus of control, while the dimensions emotional stability and extroversion presented this result only for boys and girls, respectively. The GI-2 did not report any post-test differences for either males or females in all dimensions. The boys in the CG showed a lower result in the post-test for the emotional stability dimension, while the girls had an improvement in the external locus of control. In the intragroup comparison between the sexes, the boys showed superior results for the emotional stability dimensions in GI-1 and 2 and extroversion only for GI-1. The CG did not show any intragroup difference between genders in the post-test. In general, the results of this study indicate that fights in Physical Education classes, through fighting games, can contribute to the development of some dimensions of socio-emotional skills. However, this result seems to be related to the number of interventions, given the maintenance of the results in the GI-2 post-test.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação física - Estudo e ensinoLutas marciaisLutas (Esportes)Luta corporalEnsino fundamentalEducaçãoJogos digitaisA contribuição dos jogos de luta no desenvolvimento socioemocional em crianças do 5º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JEFERSON CESARIO CARDOZO.pdfapplication/pdf6158570https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76099/1/R%20-%20D%20-%20JEFERSON%20CESARIO%20CARDOZO.pdf503d8e79f24b9c303f80f6b0dc883e11MD51open access1884/760992022-07-05 14:37:20.127open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76099Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-05T17:37:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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