Comparação entre os estados de classificação nutricional e o desempenho escolar de estudantes do Ensino Fundamental municipal de Curitiba
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/73231 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveira |
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Bichels, Aline, 1979-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Valdomiro de, 1969-2022-02-21T14:44:28Z2022-02-21T14:44:28Z2021https://hdl.handle.net/1884/73231Orientador: Prof. Dr. Valdomiro de OliveiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/06/2021Inclui referências: p. 125-134Resumo: A escola faz parte do processo de desenvolvimento humano e o desempenho escolar é a medida utilizada para diagnósticos de acompanhamento. Ele pode ter influência multifatorial e o estado nutricional é apontado em pesquisas como um dos fatores que pode ou não exercer influência sobre o percurso acadêmico. E sobre o desempenho escolar o que pensam as crianças? Considerando a infância como possuidora de direitos como o de expressar-se, faz-se necessário reorganizar o seu espaço neste processo. Objetivo: comparar os estados de Classificação Nutricional com o Desempenho Escolar de estudantes do Ensino Fundamental municipal de Curitiba. Descrever as percepções escolares destes estudantes. Caracterizações da pesquisa: pesquisa descritiva, transversal com abordagem quantitativa, ao trabalhar com dados de arquivo do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN escolar) e da Prova Curitiba, e qualitativa, ao escutar o que as crianças pensam sobre Felicidade, Escola e Desempenho Escolar, de acordo com Sexo, Idade, Classificação Econômica e Estado Nutricional. Participantes da pesquisa: crianças com idade entre 6 e 12 anos de idade, matriculadas no Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, avaliadas pelos dois sistemas, SISVAN e Prova Curitiba. Procedimento de coleta dos dados: no aspecto quantitativo, a coleta ocorreu pelo acesso aos dados do SISVAN e da Prova Curitiba (ambos pertencentes à Secretaria Municipal de Educação de Curitiba) e para o aspecto qualitativo, ocorreu pela extração de dados das respostas das entrevistas. Foi realizado um estudo piloto com duas crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I, da escola em que foi desenvolvida a pesquisa, convidadas de forma aleatória, um menino e uma menina. A partir dele questões foram inseridas, palavras modificadas ou a necessidade de serem explicadas no momento da entrevista. Instrumentos de medida: a classificação nutricional foi realizada com os pontos de corte do IMC utilizados pela SME (OMS, 2007), e também foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Análise de dados: para a análise quantitativa foi utilizado o programa SPSS 23. Os dados foram submetidos ao Testes de Kruskal-Wallis e Teste U de Mann-Whitney. Para avaliar as variáveis Sexo e Escore de Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MAT) foi utilizado o Teste de Coeficiente de Correlação de Spearman. Na abordagem qualitativa utilizou-se o software Iramuteq para auxiliar na análise dos dados das entrevistas. Resultados: o estado nutricional apresentou os seguintes valores para a amostra de 6379 estudantes: 1,8%, Magreza, e 0,4%, Magreza Acentuada; 61,4%, Peso Normal; 19,0%, Sobrepeso; 12,3%, Obesidade, e 5,1%, Obesidade Grave. As entrevistas sugeriram a importância do brincar quando questionaram sobre os temas Felicidade, Escola ou Desempenho Escolar. As crianças com maior média de escore em LP e MAT (menina com peso normal) e menor média (menina com obesidade) parecem sofrer influência da condição sociofamiliar sobre seu desempenho escolar. Conclusão: não houve relação entre Desempenho Escolar e Estado Nutricional. Houve diferença entre os sexos, em que as meninas tiveram relação com Língua Portuguesa e os meninos com Matemática. Os valores de Sobrepeso e Obesidade destacam a importância de ações voltadas para o controle do peso corporal de crianças e jovens. Considera-se a importância de escutar as crianças tanto em pesquisa quanto no trato diário pedagógico, pois foi dessa forma que se percebeu a relevância do brincar para o público infantil.Abstract: School is part of the human development process and school performance is the measure used for follow-up diagnoses. This may have a multifactorial influence and the nutritional status, in research, is considered one of the factors that may or may not influence in the academic career path. And what do children think about school performance? Considering children are subjects of rights, such as expressing themselves, it is necessary to reorganize their space in this process. Objective: To compare the Nutritional Classification status with the School Performance of students from municipal Elementary Education in Curitiba. To describe the perception regarding school of these students. Research Characterization: Descriptive cross-sectional research with a quantitative approach, by accessing data from the Food and Nutrition Surveillance System (SISVAN Escolar) and Curitiba Test (Prova Curitiba); and a qualitative approach, by listening to the children's opinion about Happiness, School and School Performance, according to their Sex, Age, Economic Classification, and Nutritional Status. Research Participants: Children aged between 6 and 12 years old, enrolled in Elementary School I of the Municipal Education System in Curitiba, evaluated by both systems, SISVAN and Prova Curitiba. Data collection procedure: Regarding the quantitative aspect, data was collected from SISVAN and Prova Curitiba databases, both of which belong to the Municipal Education Department of Curitiba (SME). For the qualitative aspect, data was extracted from the answers of the interviews. A pilot study was carried out with two children from the 4th grade of Elementary School I, from the school where a survey was carried out, invited at random, a boy and a girl. From it, the questions inserted, the words modified or the need to be explained at the time of the interview. Measurement instruments: The nutritional classification was done through the BMI cut-off points used by the SME (WHO, 2007), and a semi-structured interview was used as well. Data analysis: The program SPSS 23 was used for the quantitative analysis. Data was submitted to Kruskal-Wallis test and Mann-Whitney U test. The Spearman Correlation Coefficient test was used to evaluate the variables Sex and Portuguese Language (PL) and Mathematics (MAT) scores. The software Iramuteq was used for the qualitative approach, to analyze data from the interviews. Results: The nutritional status presented the following values in the sample of 6379 students: 1.8% Thinness and 0.4% Extreme Thinness; 61.4% Normal Weight; 19.0% Overweight; 12.3% Obesity, and 5.1% Severe Obesity. The interviews revealed the importance of playing when they were asked about Happiness, School or School Performance. Children with higher mean score (normal weight girl) and lower mean score (obese girl) in PL and MAT seem to be influenced by the socio-familiar conditions in their school performance. Conclusion: The relationship between School Performance and Nutritional Status was not found. There was a difference observed in the variable sex, where a relationship between girls and the Portuguese Language was found, as well as between boys and Mathematics. Overweight and Obesity values highlight the importance of actions towards controlling children and young people's body weight. Listening to children was considered important, for both the research and the daily pedagogical approach, because thanks to this, the relevance that playing represents for children was discovered.1 arquivo (173 p.) : PDF.application/pdfEstudantes - NutriçãoEstudantes - AprendizagemRendimento escolarEnsino fundamentalEducaçãoComparação entre os estados de classificação nutricional e o desempenho escolar de estudantes do Ensino Fundamental municipal de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ALINE BICHELS.pdfapplication/pdf5082780https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73231/1/R%20-%20T%20-%20ALINE%20BICHELS.pdf33ae6abd0b77c86c8cda1480ce8366f8MD51open access1884/732312022-02-21 11:44:28.289open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73231Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-21T14:44:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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