A atuação do líder na implantação do programa fall tips Brasil : uma tecnologia educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gariba, Ingrid Marcela Pinto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80956
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Luciana Schleder Gonçalves
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spelling Betiolli, Susanne Elero, 1988-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em SaúdeGonçalves, Luciana Schleder, 1976-Gariba, Ingrid Marcela Pinto2024-02-20T10:15:44Z2024-02-20T10:15:44Z2022https://hdl.handle.net/1884/80956Orientadora: Profª. Drª. Luciana Schleder GonçalvesCoorientadora: Profª. Drª. Susanne Elero BetiolliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde. Defesa : Curitiba, 21/11/2022Inclui referências: p. 101-118Resumo: Trata-se de pesquisa aplicada com abordagem metodológica qualitativa, de produção tecnológica, realizada em um hospital referência no Sul do Brasil. O objetivo foi elaborar e avaliar uma tecnologia educacional, baseada na liderança transformacional de enfermeiros para implementação do Programa Fall TIPS Brasil. Esse programa busca engajar profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes para a prevenção de quedas. A pesquisa foi realizada em quatro etapas: a primeira abrangeu a concepção e o planejamento, definição do tema e dos objetivos educacionais, levantamento dos recursos necessários ao desenvolvimento do projeto, busca bibliográfica, construção dos storyboards de forma colaborativa (infográficos, podcasts e vídeo) e seleção das mídias (animações, imagens, músicas); a segunda etapa envolveu o desenvolvimento do conteúdo e execução do design instrucional; a terceira etapa se referiu à execução do roteiro e a elaboração da tecnologia educacional; e a quarta etapa correspondeu à avaliação da tecnologia pelo público-alvo. Como resultados da elaboração da tecnologia educacional, foram desenvolvidos como produtos sete infográficos, dois podcasts e um vídeo. Para a etapa de avaliação, as tecnologias educacionais foram submetidas à apreciação de quatorze enfermeiros representantes do público-alvo. Para tanto, foram apresentadas as ferramentas utilizadas pela liderança e aplicado um instrumento de coleta de dados composto por escala Likert de 4 pontos, abordando critérios relacionados aos objetivos, estrutura e apresentação, relevância para o público-alvo. Os resultados foram tabulados e foi aplicado o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e análise por estatística descritiva. O IVC global foi de 0,91. Além da avaliação, os participantes contribuíram com sugestões para melhoria da apresentação do material. Concluiu-se que a tecnologia educacional elaborada, foi avaliada como adequada para uso pelo público-alvo, com vistas ao desenvolvimento da liderança transformacional de enfermeiros e se apresenta pela composição de produtos construídos no Mestrado Profissional de Enfermagem, da Universidade Federal do Paraná, com alto potencial de replicação, com médio teor inovativo e com significativo impacto social e de saúde, a partir do desenvolvimento da liderança de enfermeiros para a implantação de um programa de prevenção de quedas, promovendo maior segurança dos pacientes em nível nacional.Abstract: This is an applied research with a qualitative methodological approach on technological production, carried out in a reference hospital in the South of Brazil. The aim was to develop and evaluate an educational technology based on the transformational leadership of nurses for the implementation of the Fall TIPS Brazil Program. This program seeks to engage health professionals, patients and companions in the prevention of falls in hospitals. It took four steps to develop this research: the first step included the conception and planning, theme definition and educational goals, gathering needed resources to run the project, literature search, construction of storyboards in a collaborative way (infographics, podcasts, and video) and media selection (animations, images, music); the second step covered the content development and execution of the instructional design; the third step was referred to the script execution and the development of the educational technology; and the fourth step was the technology evaluation by the target audience thatgenerated the following products: seven infographics, two podcasts and one video. For the evaluation step, the educational technologies were submitted to the assessment of fourteen nurses representing the target audience. To do so, the tools used by the leadership were presented and a data collection instrument composed of a 4-point Likert scale was applied, addressing criteria related to the objectives, structure, presentation and relevance to the target audience. The results were tabulated and it was applied the Content Validation Index (CVI) and descriptive statistics analysis. The overall CVI was 0.91. The participants also contributed with suggestions to improve the material presentation. The main result was that the educational technology developed in this research was evaluated as appropriate for use by the target audience, aiming thedevelopment of the transformational leadership of nurses. The research presents itself through the composition of products built in the Professional Master of Nursing, Federal University of Paraná, with high potential for replication, medium innovative content and significant social and health impact, from the development of leadership of nurses for the implementation of a fall prevention program, promoting greater patient safety at the national level.1 recurso online : PDF.application/pdfSegurança do pacienteTecnologia educacionalLiderançaEnfermagemEnfermagemA atuação do líder na implantação do programa fall tips Brasil : uma tecnologia educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - INGRID MARCELA PINTO GARIBA DE ANDRADE.pdfapplication/pdf5221320https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80956/1/R%20-%20D%20-%20INGRID%20MARCELA%20PINTO%20GARIBA%20DE%20ANDRADE.pdf39d7f0d08b6a6355c080420bf7247248MD51open access1884/809562024-02-20 07:15:44.55open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80956Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-20T10:15:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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