Alimentaçao infantil e o marketing da indústria de alimentos : Brasil, 1960-1988

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Suely Teresinha
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/3490
Resumo: Orientador: Carlos Roberto Antunes do Santos
id UFPR_d988fa9c607428918ca63f1406c32a81
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/3490
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Carlos Roberto Antunes dos, 1945-2013Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaSchmidt, Suely Teresinha2022-11-17T11:48:14Z2022-11-17T11:48:14Z2005https://hdl.handle.net/1884/3490Orientador: Carlos Roberto Antunes do SantosTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em História. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografiaResumo: O objeto deste estudo é a investigação das práticas e hábitos alimentares infantis no período de 1960-1988, no Brasil, por meio da análise da publicidade comercial e reportagens veiculadas em revistas femininas de grande circulação no país. Trata-se de um estudo interdisciplinar, centrado na área de História, mais especialmente na História da Alimentação. O estudo partiu da premissa de que o marketing da indústria de alimentos promoveu a disseminação do aleitamento artificial, com leite em pó, em detrimento do aleitamento materno, ao mesmo tempo em que propiciou o surgimento de outros produtos complementares que fortaleceram o desmame precoce. A metodologia empregada versou sobre a análise do discurso, representado nesta pesquisa pelos textos das reportagens sobre aleitamento e as mensagens e imagens publicitárias de alimentos para crianças. Apresenta inicialmente questões relacionadas com os hábitos e práticas alimentares infantis incluindo-se, aí, os aspectos históricos, culturais, sociais, econômicos, políticos, biológicos e emocionais. Na seqüência, a ênfase recai sobre a alimentação infantil no contexto histórico brasileiro, a criação de programas de assistência à infância, os altos índices de mortalidade infantil e o aleitamento materno como uma das soluções para a diminuição desses índices. Em seguida, demonstra como as práticas do aleitamento - materno ou artificial -, estiveram ao sabor do contexto, isto é, a valorização ora de uma ora de outra estava relacionada com o momento histórico e cultural por que passava a sociedade. Por último, o estudo evidencia como o avanço da indústria do leite em pó e de outros alimentos complementares foram paulatinamente substituindo a prática do aleitamento materno.Abstract: The present work aims at investigating infants' eating habits and practices from 1960 to 1988, in Brazil, through an analysis that focuses on commercial advertisements and articles published in wide circulation women magazines in Brazil. It consists of an interdisciplinary study, in the area of History, more specifically in Food History. This study assumes the premise that the food industry marketing fostered the dissemination of artificial suckling, using dried milk, depriving infants from breast feeding, and, at the same time, allowing for the emergence of other supplementary products that favored early weaning. The methodology adopted centered on the discourse analysis of texts contained in articles about suckling and in advertising messages and pictures of children's food. First, it presents issues related to children's eating habits and practices including their historical, cultural, socioeconomic, political, biological and emotional aspects. Second, it focuses on children's food intake in the Brazilian historical context, the development of infant welfare programs, the high death rate among infants, and breast-feeding as one of the ways of lowering those rates. Third, it demonstrates how the suckling practices - breast or artificial - were at the mercy of the contextual flow, that is, the highlight of one or the other was related to the historical and cultural moment in which society at large was living. Finally, the study evidences how the development of the dried milk and food supplement industry gradually substituted the breast-feeding practice.Resumen: Es uma investigación de prácticas y costumbres alimentarios infantiles em 1960- 1988, con análisis de publicaciones, publicidades y reportes em revistas femeninas más leídas y conocidas en Brazil. Un estúdio indisciplinario, centrado en História, más a menudo en História de la Alimentación. Según la hipótisis lãs estratégias de marketing de empresas alimentarias ofrece mensajes de nueva práctica de alimentación para niños, el incremento del consumo de leche en polvo y otros produtos, lleva un cambio radical: se produce el destete temprano. La metodologia fue un analisis del discurso contenido en del ato de amamantar, los mensajes, imagines contenidos en publicidad de los alimentos para niños. Presenta las relaciones con hábitos e prácticas alimentarias infantiles, incluyendose los aspectos históricos, culturales, sociales, biológicos y emocionales. Seguiendo la alimentación infantil en la história brasileña, los progarmas asisteciales para la niñez, los índices de mortalidad muy altos, para disminuirlos uma solución es lãs madres volvierem amamantar. La amamantación - con leche en polvo o materno - sufrió varaciones que tuvieran relaciones con el momento histórico y cultural que ha vivido la sociedad. El estudio ha demonstrado que el incremento de lãs industrias de leche en polvo y alimentos complementarios han, depacio, cambiado la práctica de amamantar materno.149f. : il. color.application/pdfDisponível em formato digitalCrianças - NutriçãoAlimentos - IndústriaTesesAlimentaçao infantil e o marketing da indústria de alimentos : Brasil, 1960-1988info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - SUELY TERESINHA SCHMIDT PASSOS DE AMORIM.pdfapplication/pdf11728562https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3490/1/R%20-%20T%20-%20SUELY%20TERESINHA%20SCHMIDT%20PASSOS%20DE%20AMORIM.pdf65995ac84ec5794f4509dd438d4feae2MD51open access1884/34902022-11-17 08:48:14.671open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/3490Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-17T11:48:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alimentaçao infantil e o marketing da indústria de alimentos : Brasil, 1960-1988
title Alimentaçao infantil e o marketing da indústria de alimentos : Brasil, 1960-1988
spellingShingle Alimentaçao infantil e o marketing da indústria de alimentos : Brasil, 1960-1988
Schmidt, Suely Teresinha
Crianças - Nutrição
Alimentos - Indústria
Teses
title_short Alimentaçao infantil e o marketing da indústria de alimentos : Brasil, 1960-1988
title_full Alimentaçao infantil e o marketing da indústria de alimentos : Brasil, 1960-1988
title_fullStr Alimentaçao infantil e o marketing da indústria de alimentos : Brasil, 1960-1988
title_full_unstemmed Alimentaçao infantil e o marketing da indústria de alimentos : Brasil, 1960-1988
title_sort Alimentaçao infantil e o marketing da indústria de alimentos : Brasil, 1960-1988
author Schmidt, Suely Teresinha
author_facet Schmidt, Suely Teresinha
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Santos, Carlos Roberto Antunes dos, 1945-2013
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Suely Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças - Nutrição
Alimentos - Indústria
Teses
topic Crianças - Nutrição
Alimentos - Indústria
Teses
description Orientador: Carlos Roberto Antunes do Santos
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-17T11:48:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-17T11:48:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/3490
url https://hdl.handle.net/1884/3490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149f. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3490/1/R%20-%20T%20-%20SUELY%20TERESINHA%20SCHMIDT%20PASSOS%20DE%20AMORIM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 65995ac84ec5794f4509dd438d4feae2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860588287033344