O compartilhamento de ações de estágio como espaço de formação : contribuições da teoria da atividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corso, Bruna, 1994-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58267
Resumo: Orientadora: Prof. Dra. Flávia Dias de Souza
id UFPR_da7dd54c9c9c52e01679e218447b71c3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58267
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Corso, Bruna, 1994-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaSouza, Flávia Dias de2021-05-05T21:04:20Z2021-05-05T21:04:20Z2018https://hdl.handle.net/1884/58267Orientadora: Prof. Dra. Flávia Dias de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa : Curitiba, 14/03/2018Inclui referências: p.82-88Resumo: O presente trabalho apresenta aspectos de uma pesquisa no campo da Educação Matemática, particularmente sobre o estágio na formação inicial de professores de matemática. Inicialmente, retrata um processo histórico acerca da disciplina de estágio curricular supervisionado na formação de professores bem como aspectos legais a respeito do estágio. Além disto, apresenta contribuições da teoria da atividade, que desse apresenta como suporte teórico para esta pesquisa. A investigação foi desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo com situações de acompanhamento em turmas de Estágio Curricular Supervisionado 3 e 4 do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), câmpus Curitiba, durante o período letivo de 2016. Diante disto, dentro do espaço de compartilhamento das ações de estágio, investigou-se possibilidades de organização do ensino pelo professor da disciplina de estágio que possam favorecer à inserção dos estudantes à docência no contexto do estágio curricular supervisionado. O processo de captação de dados se deu por meio dos diários de bordo, observações e gravações feitas durante a disciplina, que serão fonte para o processo de análise acerca da problemática de pesquisa. Como resultados, constatamos, por meio da análise dos dados coletados, que os sujeitos perceberam a coletividade e o planejamento compartilhado como elementos para a organização do ensino em sala de aula por intermédio dos encontros coletivos semanais. Nessa perspectiva, podemos destacar a importância destes momentos compartilhados de estágio na formação de futuros docentes como fundamentais ao processo de aprendizagem da docência. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de professores. Estágio Curricular Supervisionado. Teoria da Atividade.Abstract: The present work presents aspects of a research, in the field of Mathematics Education, particularly on the stage in the initial formation of mathematics teachers. Initially it portrays a historical process about the subject of supervised curricular internship in the training of teachers as well as legal aspects regarding the internship. Moreover, it presents contributions from the theory of activity and historical-cultural theory that will serve as theoretical support for this research. The research took place in a field research with follow-up situations in Estágio Curricular Supervisionado 3 and 4, from the Mathematics Graduation course from Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Curitiba campus, during the academic period of 2016. Thus, within the space of sharing from the internship actions, it intends to investigate possibilities teaching organization by the teacher of the internship discipline that may favor the insertion of the students to the teaching practicing, in the context of the supervised curricular internship. The data capture process was carried out through the logbooks, observation and recordings held in the course, which will be the source for the process of analysis about the research problematic. As results, we verified through the analysis of the data collected that the subjects perceived the collective and shared planning as elements for the organization of teaching in classroom through the weekly collective meetings. In addition, it is possible to highlight the importance of these meetings for the teacher training as fundamental to the learning process of teaching. Keywords: Mathematics Education. Teacher training. Supervised internship. Activity theory.90 p. : il.application/pdfEstagios supervisionadosMatemática - FormaçãoMatemáticaO compartilhamento de ações de estágio como espaço de formação : contribuições da teoria da atividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BRUNA CORSO.pdfapplication/pdf874664https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58267/1/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20CORSO.pdfac33a9623076d12d9b1c771f2afadde4MD51open access1884/582672021-05-05 18:04:20.314open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58267Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-05T21:04:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O compartilhamento de ações de estágio como espaço de formação : contribuições da teoria da atividade
title O compartilhamento de ações de estágio como espaço de formação : contribuições da teoria da atividade
spellingShingle O compartilhamento de ações de estágio como espaço de formação : contribuições da teoria da atividade
Corso, Bruna, 1994-
Estagios supervisionados
Matemática - Formação
Matemática
title_short O compartilhamento de ações de estágio como espaço de formação : contribuições da teoria da atividade
title_full O compartilhamento de ações de estágio como espaço de formação : contribuições da teoria da atividade
title_fullStr O compartilhamento de ações de estágio como espaço de formação : contribuições da teoria da atividade
title_full_unstemmed O compartilhamento de ações de estágio como espaço de formação : contribuições da teoria da atividade
title_sort O compartilhamento de ações de estágio como espaço de formação : contribuições da teoria da atividade
author Corso, Bruna, 1994-
author_facet Corso, Bruna, 1994-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Corso, Bruna, 1994-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Flávia Dias de
contributor_str_mv Souza, Flávia Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Estagios supervisionados
Matemática - Formação
Matemática
topic Estagios supervisionados
Matemática - Formação
Matemática
description Orientadora: Prof. Dra. Flávia Dias de Souza
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-05T21:04:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-05T21:04:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58267
url https://hdl.handle.net/1884/58267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 90 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58267/1/R%20-%20D%20-%20BRUNA%20CORSO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ac33a9623076d12d9b1c771f2afadde4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898899397541888