Produção televisiva esportiva : um estudo das ações e disposições dos agentes midiáticos a partir do programa Globo Esporte (regional/Parana)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camile Luciane da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26412
Resumo: Orientador : Wanderley Marchi Junior
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spelling Silva, Camile Luciane daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaMarchi Junior, Wanderley, 1964-2019-08-07T14:12:46Z2019-08-07T14:12:46Z2007https://hdl.handle.net/1884/26412Orientador : Wanderley Marchi JuniorDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografiaÁrea de concentração: Exercício e esporteResumo: A ascensão de alguns esportes tem sido caracterizada pela constante influência de estruturas engajadas ao meio esportivo. Como por exemplo, os meios de comunicação, as revistas, jornais, televisão, entre outros. Nessa perspectiva a mídia televisiva representa ser o veículo informativo de grande apreciação do público, considerando que a imagem, o som e todo o aparato tecnológico contribuem para este contexto. A articulação entre o esporte e a televisão se faz presente e demonstra ser de interesse tanto para o meio esportivo quanto para o meio televisivo. Sendo assim, este estudo tem como objetivo explicitar o processo de produção da notícia e a construção do campo telejornalistíco esportivo a partir da prática de seus agentes. Os programas esportivos caracterizam o espaço no qual o maior número de informações relacionadas às diferentes modalidades são apresentadas. A grande receptividade pública por tais programas faz analisar como se apresentam a formatação e produção de um programa esportivo televisivo específico: o Globo Esporte (Paraná/regional), o qual é transmitido para toda região paranaense. O acompanhamento aconteceu pelo período de trinta dias, onde foram observados o cotidiano dos agentes e a forma de produção da mensagem. Como técnica de pesquisa foram utilizados a revisão de literatura, as entrevistas semi-estruturadas e questionários destinados aos jornalistas esportivos. Como referencial de análise foi utilizada a Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu, assim como algumas categorias de interpretação da realidade conceituadas pelo autor, como: habitus, oferta, e demanda. Entretanto, devese enfatizar que apesar do referencial teórico contemplar os objetivos do presente estudo, entende-se que este é um estudo de uma instituição específica, que pode servir para o entendimento das relações, mas que por sua vez não pode ser generalizado em todas as situações. Através desta análise foi possível visualizar o esboço de um possível campo, o do telejornalismo esportivo, que mantem uma estrutura própria com agentes, história e organização particulares a este meio. Neste contexto foi observado que a instituição analisada contribuiu efetivamente para organização e estruturação deste espaço no Paraná, não somente por ser uma das pioneiras no processo de comunicação televisiva esportiva, mas também pelo fato da mesma manter recursos tecnológicos e também interesse em investir na notícia esportiva. Contudo, este é um espaço que vem se estruturando, e devido a esta característica os agentes demonstram certa limitação no entendimento do meio esportivo, visto que o principal referencial para os profissionais é o futebol. De acordo com esta perspectiva o processo de estruturação deste campo vem se delineando através dos posicionamentos e interesses destes mesmos agentes, que ao manterem determinadas referencias, determinam suas ações e disposições neste meio.Abstract: The ascension of some kind of sports has been characterized for the constant influence of structures engaged to the sports area. As an example, the means of communication, like the magazines, periodicals, television and others. In this perspective, the televising media represents to be an informative vehicle of great appreciation of the public, considering that the image, the sound and all the technological apparatus contribute for this context. The joint between sport and television exists and it is evidenced the interest of both areas in this partnership. Being thus, this study has as objective to reveal the news' production process and the construction of the television sports journalism field from the practices of its agents. The sports programs characterize the space in which the biggest amount of information related to different modalities are presented. The great public receptiveness for such programs causes the analysis of how is presented the formatting and production of a specific televising sports program: the Globe Sport (Paraná/regional), which is transmitted for the whole Paraná's region. The accompaniment happened for the period of thirty days, when it was observed the daily agents' routine and the form of production of the message. As research technique were used the literature revision, the half-structuralized interviews and questionnaires destined to the sports journalists. As referencial of analysis, the Theory of the Fields of Pierre Bourdieu was used, as well as some categories of interpretation of the reality appraised by the author, like: habitus, offers, and demand. However, it must be emphasized that despite the theoretical referencial contemplates the objectives of the present study, this is a study of a specific institution, that can serve for the understanding of the relations, but, on the other hand, it cannot be generalized in all the situations. Through this analysis, it was possible to visualize the sketch of a possible field: the sports television journalism, that keeps its own structure with agents, particular history and organization to this area. In this context, it was observed that the analyzed institution effectively contributed for organization and structuring of this space in the Paraná state, not only for being one of the pioneers in the process of sports televising communication, but also for the fact of having technological resources as well as interest in investing in the sports news. However, this is a field that is being structuralized and due to this characteristic, the agents demonstrate certain type of limitation on the understanding of the sports area, since the main referencial for the professionals is soccer. Into this perspective, the structuring process in this field has been delineated through the positionings and interests of these same agents, who when keeping determined references, conduct their actions and disposals in this way.ix, 137 f.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEsporteEsportes - Televisão - BrasilRede GloboEducação fisicaProdução televisiva esportiva : um estudo das ações e disposições dos agentes midiáticos a partir do programa Globo Esporte (regional/Parana)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao FINAL.pdfapplication/pdf907243https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26412/1/Dissertacao%20FINAL.pdfa4142bf419e08abd3611916f6510a17fMD51open accessTEXTDissertacao FINAL.pdf.txtExtracted Texttext/plain290835https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26412/2/Dissertacao%20FINAL.pdf.txt7791312d75d08f35de44a6f9d1651cdeMD52open accessTHUMBNAILDissertacao FINAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1700https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26412/3/Dissertacao%20FINAL.pdf.jpg0ee546f42f074f9f0fcecbc60afc5afaMD53open access1884/264122019-08-07 11:12:46.718open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26412Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-08-07T14:12:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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