O sensegiving no processo de elaboração do sentido da estratégia em organizações híbridas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/47410 |
Resumo: | Orientadora : Profª Drª Natália Rese |
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Salvador, Dafne WandressaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoRese, Natália, 1982-2022-06-28T19:26:30Z2022-06-28T19:26:30Z2017https://hdl.handle.net/1884/47410Orientadora : Profª Drª Natália ReseDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 07/03/2017Inclui referências : f.143-150Resumo: Entende-se, neste estudo, que as organizações e a estratégia são socialmente construídas (BERGER; LUCKMANN, 2010), por isso adota-se a perspectiva da prática social para analisar ambos os conceitos - organização e estratégia -, visto que as práticas sociais são a base para o desempenho das atividades, normas e rotinas que permitem compreendê-las pelo viés construtivista. Desta maneira, parte-se da ideia de que a organização não pode ser analisada per se, mas pela integração dinâmica das pessoas que a constitui e pelas relações que aquela exerce com seus stakeholders. Adotando a perspectiva da estratégia como prática, este estudo pretende evidenciar, dentro do strategizing, o processo de sensegiving na construção de narrativas organizacionais a fim de compreender o sensegiving no processo de elaboração do sentido da estratégia em organizações híbridas. Como campo, esta pesquisa aborda as organizações híbridas, que trabalham com duas ou mais lógicas institucionais, e debruça-se sobre os negócios sociais, os quais são considerados tipos ideais de organizações híbridas (BATILLANA; LEE, 2014) e, por isso, ajudam a ilustrar a discussão a respeito da problemática proposta. Para desenvolver o argumento teórico, estruturou-se o trabalho em duas partes. Primeiramente apresenta-se a estratégia como prática e o strategizing, dando enfoque no processo de sensegiving, e as narrativas organizacionais. Posteriormente apresenta-se o conceito de lógica institucional, que dá suporte para compreender a dinâmica das organizações híbridas. Para o estudo, nesse contexto, optou-se por uma abordagem qualitativa, com epistemologia interpretativista, ontologia construtivista e análise e coleta de evidências empíricas por meio de entrevistas narrativas e documentos secundários. O campo de pesquisa escolhido foi o de negócio social, por ser considerado um tipo ideal de organização híbrida, por trabalhar com mais de uma lógica institucional, e por precisar mediar a tensão inerente a seu hibridismo por meio da negociação de sentido que se dá num processo de comunicação, atrelado às narrativas, por meio do sensegiving e do sensemaking. Foram estudadas duas organizações, aqui nominadas como Alfa e Beta, selecionadas com critérios predeterminados e com tempo de vida diferente, sendo a primeira com mais de dez anos e a segunda com menos de três. Como resultado da pesquisa evidenciou-se que a complexidade organizacional dos negócios sociais se dá pela tensão entre duas lógicas que parecem contrastantes, mas que permitem a uma organização operar de modo a conquistar sua sustentabilidade, uma vez que no caso dos negócios sociais as lógicas de mercado dão sustentação para que seja possível alcançar o benefício social. No entanto, dada essa dualidade e contraste aparente essas organizações precisam reforçar seu esforço de sensegiving para suas narrativas, a fim de explicitar essas duas lógicas e situar-se enquanto organizações híbridas do tipo negócio sociais, e com a finalidade de auxiliar na compreensão de seus públicos para o entendimento de sua estratégia - o que também confere legitimidade organizacional e faz a estratégia ser para a organização o mesmo que a personalidade seria para um indivíduo. Por fim, constatou-se que o sensegiving, no processo de elaboração de sentido para a estratégia dessas organizações, ocorreu de forma a alcançar um objetivo maior: o funcionamento e sobrevivência organizacional. Para que isso seja possível a organização orienta seus textos de forma diferenciada aos stakeholders, de maneira que cada um recebe a mensagem que orienta o seu papel dentro do "bom funcionamento" da estratégia, evidenciando-se para isso alguns pontos em determinados textos, sem omitir a estratégia, e a identidade da empresa: ser um negócio social. Palavras-chave: Estratégia como prática. Strategizing. Sensegiving. Narrativa. Hibridismo organizacional.Abstract: This study acknowledges that organizations and strategy are socially constructed (BERGER; LUCKMANN, 2010), therefore adopts a social practice perspective to analyze both concepts - organization and strategy - because social practices are the background for performance activities, norms and routines that allow them to be understood through the constructivist bias. In this way, it starts from the idea that the organization cannot be analyzed per se, but by the dynamic integration of the people that constitute it and the relations that it exerts with its stakeholders. Adopting the perspective of strategy as a practice, this study intends to highlight, within strategies, the process of sensegiving in the construction of organizational narratives, in order to understand the perception in the process of elaboration of the strategic sense in hybrid organizations. As a field, this research approaches the hybrid organizations that work with two or more institutional logics and focus on social enterprises, which are considered ideal types of hybrid organizations (BATILLANA, LEE, 2014) and, therefore, help to illustrate the discussion about the proposed problem. To develop the theoretical argument, the study was structured in two steps. At first, it presents strategy as practice and strategy, aiming on the process of sensegiving and organizational narratives. Subsequently, the concept of institutional logic is presented, which supports the understanding of the dynamics of hybrid organizations. For that, a qualitative approach was chosen, with interpretative epistemology, constructivist ontology and empirical evidence collection and analysis through narrative interviews and secondary documents. The chosen field of research was the social business, which is considered an ideal type of hybrid organization, because it works with more than one institutional logic and because it needs to mediate the tension inherent to its hybridism through the negotiation of meaning that occurs in a Communication Process, connected to narratives, through sensegiving and sensemaking. Two organizations were studied, here indicated as Alfa and Beta, selected with predetermined criteria and with different lifetime, being the first with more than ten years and the second with less than three. As a result of the research, it was found that the organizational complexity of social business is due to its tension between two logics that seem to contrast, but allow an organization to operate in order to achieve its sustainability, since in the case of social business, the market logics provide support for that social benefit be achievable. However, given this duality and apparent contrast, these organizations need to reinforce their sensegiving efforts for their narratives, in order to explicit these two logics and situate themselves as hybrid corporate-type social organizations and with the aim of helping the understanding of its audiences for the understanding of its strategy - which also confers organizational legitimacy and makes the strategy for the organization the same as the personality would be for an individual. Finally, it was verified that the sensegiving, in the process of elaborating the sense for the strategy of these organizations, occurred to reach a greater objective: the operation and the organizational survival. For this to be possible, the organization guides its texts differently to the stakeholders, so that each one receives the message that guides their role in the "good functioning" of the strategy, highlighting some points in certain texts, without omitting the strategy, and Business identity: be a social business. Keywords: Strategy as practice. Strategy. Sensegiving. Narrative. Organizational Hybridization.152 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalAdministraçãoPlanejamento estratégicoDesenvolvimento organizacionalPlanejamento empresarialO sensegiving no processo de elaboração do sentido da estratégia em organizações híbridasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DAFNE WANDRESSA SALVADOR.pdfapplication/pdf1758609https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47410/1/R%20-%20D%20-%20DAFNE%20WANDRESSA%20SALVADOR.pdfe65e2879e23c70ef02db40bcf2dccba2MD51open access1884/474102022-06-28 16:26:31.074open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47410Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-28T19:26:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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