Operacionalização do currículo em sala de aula e desigualdades educacionais : o que sugerem os planos de trabalho docente de matemática no Paraná?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abbeg, Leticia Trzaskos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53713
Resumo: Orientadora : Prof. Dra. Maria do Rosário Figueiredo Tripodi
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spelling Abbeg, Leticia TrzaskosTripodi, Maria do Rosário FigueiredoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-06-30T18:19:44Z2021-06-30T18:19:44Z2016https://hdl.handle.net/1884/53713Orientadora : Prof. Dra. Maria do Rosário Figueiredo TripodiMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O presente artigo tem como objetivo principal buscar responder à seguinte questão: O que os Planos de Trabalho Docente da área de matemática do 7º ano da rede estadual do Paraná revelam sobre possíveis potencialidades de redução das desigualdades educacionais? Para tanto, foram analisados Planos de Trabalho Docente - PTD de professores de matemática do 7º ano de escolas da rede estadual do Paraná, com o intuito de se buscar apreender se a organização dos componentes curriculares selecionados pelos professores busca contemplar a concepção de que a universalização da escola pública trouxe com ela, acertadamente, diferentes sujeitos que não partem de um mesmo ponto inicial, tanto do ponto de vista sociocultural, quanto econômico. Nota-se que em salas de aulas há diferentes sujeitos, que vêm de situações sociais diferentes e que, por isso, trazem um "capital cultural" diferente. Logo, se o currículo for organizado de modo igual para todos os alunos, mesmo sabendo que estes partem de pontos iniciais diferentes, a escola poderá não estar contribuindo para a redução das desigualdades educacionais. Embasado na teoria da ideologia de conhecimentos adquiridos, elaborado por Crahay (2002), que trata da concepção de ensino fundamentada por pesquisas empíricas com alunos e, ainda, do conceito de justiça corretiva, acredita-se que, em educação, pontos de partida diferenciados exigem estratégias diferenciadas. Porém, nas analises feitas no âmbito desse trabalho, foi possível percebe que poucos PTD's trazem estratégias de atendimento individual, que poderiam contribuir para a redução das desigualdades educacionais, na esfera do "chão da escola".1 arquivo (20 p.).application/pdfIgualdade na educaçãoSociologia educacionalPlanos de aulaOperacionalização do currículo em sala de aula e desigualdades educacionais : o que sugerem os planos de trabalho docente de matemática no Paraná?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LETICIA TRZASKOS ABBEG.pdfapplication/pdf400456https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53713/1/R%20-%20E%20-%20LETICIA%20TRZASKOS%20ABBEG.pdfc555c154ba4b2bb021ebc5994b2714d4MD51open access1884/537132021-06-30 15:19:44.43open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53713Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-30T18:19:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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