Tendências das pesquisas em educação a distância em teses e dissertações defendidas entre 2002 e 2012 em instituiçoes do Estado do Paraná
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/36391 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva Brito |
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Belão, Vanessa do Rocio Godoi GarrettBrito, Gláucia da Silva, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-06T15:21:46Z2020-10-06T15:21:46Z2014https://hdl.handle.net/1884/36391Orientadora: Profª Drª Glaucia da Silva BritoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/08/2014Inclui referênciasÁrea de concetração: Educação, Cultura e TecnologiaResumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar um panorama das pesquisas em Educação a Distância (EaD) nas instituições públicas de ensino superior do Estado do Paraná, e principalmente, as tendências desses estudos, ou seja, quais elementos da EaD estão sendo abordados nas pesquisas. Consideramos um recorte temporal de 2002 a 2012, pois nesse período as iniciativas de EaD aumentaram significativamente no Brasil, bem como as produções sobre esse tema. As características da Educação a Distância, políticas públicas, como a criação da Universidade Aberta do Brasil - UAB, bem como a grande adesão das instituições privadas a essa modalidade explicam a expansão da EaD no período mencionado. Optamos por uma pesquisa do tipo Estado da Arte, com análise qualitativa, realizada em teses e dissertações. O estudo para esse tipo de pesquisa foi embasado em produções de Ferreira (1999), Conrado (2005), Romanowski (2006), Picheth (2007), Molina (2007), Oliveira (2009), Pillão (2009), Ribeiro (2011), Zuffo (2011) e Vieira (2014). Para o estudo da temática de Educação a Distância e outros temas como tecnologias e cultura foram utilizados como referência Moran (2005, 2010, 1994), Williams (2003), Forquin (1993), Laraia (2009), Lévy (2010), Eagleton (2011), Brito e Purificação (2008), Preti (1996). Para análise de conteúdo a referência utilizada foi Bardin (2011). Foram localizados 92 trabalhos com a temática de Educação a Distância, sendo que desse total selecionou-se 48 da área de Educação, os quais foram lidos integralmente e analisados. Foram criadas fichas catalográficas com itens que descrevem as informações sobre autor e instituição, tal como temáticas discutidas, objetivos, metodologia e conclusões. As categorias de análise utilizadas foram "Centros de Produção de Pesquisas", "Características Metodológicas" e "Tendências dos Estudos". Os resultados encontrados mostraram que, das 48 pesquisas analisadas, 22 foram realizadas na PUC-PR, uma na UEL, oito na UEM, seis na UEPG, duas na UNIOESTE e nove na UFPR. As características metodológicas revelaram que a abordagem qualitativa foi utilizada em 36 trabalhos e o estudo de caso foi o tipo de pesquisa adotado em 32 pesquisas. As tendências das pesquisas em Educação a Distância apontam para uma predominância na análise de propostas, com 22 trabalhos, em seguida aparecem as análise de práticas com 12 trabalhos, políticas e documentos com sete, uso das tecnologias com quatro e, por último, a produção de material didático com três trabalhos. Identificou-se escassez de pesquisas sobre uso de tecnologias, produção de material didático e principalmente sobre avaliação na EaD. Palavras-chave: Estado da Arte; Educação a Distância; Pesquisa em EaD.Abstract: The present work aims to present an overview of the current researches in distance education in public colleges, in the State of Parana, focusing mainly in the current trends of such studies, and that means which elements of Distance Education are been taken into consideration within the researches. The time lapse taken into consideration was from 2002 - 2012, for in this period the distance education programs increased considerably in Brazil as well as papers in this area. The perks of distance education, public policies such as the creation of the Universidade Aberta do Brasil (UAB), and the massive adoption of such system by private institutions explain the expansion of distance education in the aforementioned period. In this work, the option was made to use a State of the Art, type of research, focusing on a qualitative analysis made in thesis of the genre. The research was made using as groundwork the works of Ferreira (1999), Conrado (2005), Romanowski (2006), Picheth (2007), Molina (2007), Oliveira (2009), Pillão (2009), Ribeiro (2011), Zuffo (2011) and Vieira (2014). As for the study in distance education and other topics, such as technologies and culture we preferred to base our analysis in Moran (2005, 2010, 1994), Williams (2003), Forquin (1993), Laraia (2009), Lévy (2010), Eagleton (2011), Brito e Purificação (2008), Preti (1996). For the content analysis the reference was the work of Bardin (2011). The research observed and studied 92 works that had has theme distance education, from which 48 were selected that had as main theme Education, these were thoroughly examined and analyzed. Files were created to give access to information regarding the author, institution, themes, objectives, methods and conclusions. The categories of analysis selected were "Research Centers", "Methods" and "Studies Trends". The results show that of the 48 works studied, 22 were from PUC-PR, 1 from UEL, 8 AT UEM, 6 at UEPG, 2 at UNIOSTE and 9 at UFPR. Our method showed that qualitative analyses were used in 36 works and case study was used in 32 works. The current trends in distance education point towards the dominance of proposal of analysis, with 22 works, followed by practice with 12, policies and documents with 7, technologies and their use with 4 and last production of teaching materials with 3. We identified the lack of thesis regarding technologies and their use, production of teaching materials and mainly evaluation in distance education. Keywords: State of the Art; Distance Education; Research in Distance Education.191 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesEducaçãoTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorPublicações cientificasTendências das pesquisas em educação a distância em teses e dissertações defendidas entre 2002 e 2012 em instituiçoes do Estado do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VANESSA DO ROCIO GODOI GARRETT BELAO.pdfapplication/pdf1225011https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36391/1/R%20-%20D%20-%20VANESSA%20DO%20ROCIO%20GODOI%20GARRETT%20BELAO.pdf9547be3289c4b75a252e77b4b4ad94aeMD51open accessTEXTR - D - VANESSA DO ROCIO GODOI GARRETT BELAO.pdf.txtExtracted Texttext/plain318804https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36391/2/R%20-%20D%20-%20VANESSA%20DO%20ROCIO%20GODOI%20GARRETT%20BELAO.pdf.txt234d6f027b473e5b2ac2b9d148e50073MD52open accessTHUMBNAILR - D - VANESSA DO ROCIO GODOI GARRETT BELAO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1312https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36391/3/R%20-%20D%20-%20VANESSA%20DO%20ROCIO%20GODOI%20GARRETT%20BELAO.pdf.jpgb5378e7abde89958d48742835089ec5cMD53open access1884/363912020-10-06 12:21:46.515open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36391Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-06T15:21:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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