A série "The society" como conceito-imagem do estado de natureza em Hobbes : uma proposta para o ensino em filosofia a partir da experiência logopática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcos Paulo Pontes dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87407
Resumo: Orientador: Profº Dr. Celso de Morais Pinheiro
id UFPR_dd7f6f3b45b0e0ac9f32eed79e6c0286
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87407
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaPinheiro, Celso de Moraes, 1962-Santos, Marcos Paulo Pontes dos2024-04-10T20:06:12Z2024-04-10T20:06:12Z2023https://hdl.handle.net/1884/87407Orientador: Profº Dr. Celso de Morais PinheiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 09/11/2023Inclui referênciasResumo: A presente dissertação aborda sobre o ensino em filosofia mobilizando elementos presentes na linguagem cinematográfica para fornecer sentido a leitura de textos com conteúdo filosófico. Nossa problematização levou em consideração o distanciamento entre o estudante e o texto clássico em filosofia, para enfrentar essa situação procuramos formas de mobilizar não apenas a dimensão lógica do processo do filosofar, mas também seu aspecto pático a fim de criar dinâmicas potenciais para inserir o estudante no processo de filosofar. No primeiro capítulo, abordamos algumas relações entre filosofia e cinema a partir dos conceitos de logopatia e conceito-imagem formulados por Júlio Cabrera, também exercitamos uma breve análise da série The Society a partir desses conceitos procurando demonstrar a correlação entre a série e o conceito de Estado de Natureza em Hobbes. No segundo capítulo, articulamos uma proposta de prática pedagógica do uso da série no ensino em filosofia e oferecemos como objeto de leitura um hipertexto de nossa produção, com isso buscamos oferecer ao estudante caminhos personalizados para leitura e de acordo com suas predisposições, nessa direção, nos apropriamos da noção de sentido em Jorge Larrosa Bondiá e na concepção de hipertexto de Vani Moreira Kenski. Procuramos fundamentar nossa concepção de filosofia em autores como Heidegger e Josef Piepper e nossa concepção e instrumentalização em ensino de filosofia em Ronai Pires, Edgar Lyra e outros. No terceiro capítulo, realizamos a análise do material coletado nas aulas práticas com os estudantes, tecendo categorias de análise de suas produções a partir da análise de Cabrera acerca das características da linguagem cinematográfica.Abstract: This dissertation addresses teaching in philosophy, mobilizing elements of cinematographic language to provide meaning when reading texts with philosophical content. Our problematization took into account the distance between the student and the classic texts in philosophy, to face this situation, we looked for ways to mobilize not only the logical dimension of the process of philosophizing, but also its practical aspects to insert the student into the philosophize. In the first chapter we addressed some relationships between philosophy and cinema based on the concepts of logopathy and concept-image formulated by Júlio Cabrera, we also carried out a brief review of the series The Society from these concepts looking for showing a correlation between the series and the State of Nature concept in Hobbes. In the second chapter, we articulated a proposal of pedagogical practice of using the series in teaching philosophy and offered it as a reading object, a hypertext of our production, with this we seek to offer the student personalized forms of reading according to their predisposition, in this direction, we appropriated the notion of sense in Jorge Larrosa Bondiá and in the hypertext conception in Vani Moreira Kenski. We seek to base our philosophy conception on authors such as Heidegger and Josef Piepper and our conception and instrumentalization of teaching philosophy in Ronai Pires, Edgar Lyra and others. In the third chapter, we did an review of the colected material in the practice classes with the students, weaving analysis categories about their productions from Cabrera's review about the cinematographic language characteristics.1 recurso online : PDF.application/pdfFilosofia - Estudo e ensinoLinguagem cinematograficaFilosofiaA série "The society" como conceito-imagem do estado de natureza em Hobbes : uma proposta para o ensino em filosofia a partir da experiência logopáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCOS PAULO PONTES DOS SANTOS.pdfapplication/pdf11858035https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87407/1/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20PAULO%20PONTES%20DOS%20SANTOS.pdfdf2245a0cdd518850b7b7e474f1a3e92MD51open access1884/874072024-04-10 17:06:12.9open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87407Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-10T20:06:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A série "The society" como conceito-imagem do estado de natureza em Hobbes : uma proposta para o ensino em filosofia a partir da experiência logopática
title A série "The society" como conceito-imagem do estado de natureza em Hobbes : uma proposta para o ensino em filosofia a partir da experiência logopática
spellingShingle A série "The society" como conceito-imagem do estado de natureza em Hobbes : uma proposta para o ensino em filosofia a partir da experiência logopática
Santos, Marcos Paulo Pontes dos
Filosofia - Estudo e ensino
Linguagem cinematografica
Filosofia
title_short A série "The society" como conceito-imagem do estado de natureza em Hobbes : uma proposta para o ensino em filosofia a partir da experiência logopática
title_full A série "The society" como conceito-imagem do estado de natureza em Hobbes : uma proposta para o ensino em filosofia a partir da experiência logopática
title_fullStr A série "The society" como conceito-imagem do estado de natureza em Hobbes : uma proposta para o ensino em filosofia a partir da experiência logopática
title_full_unstemmed A série "The society" como conceito-imagem do estado de natureza em Hobbes : uma proposta para o ensino em filosofia a partir da experiência logopática
title_sort A série "The society" como conceito-imagem do estado de natureza em Hobbes : uma proposta para o ensino em filosofia a partir da experiência logopática
author Santos, Marcos Paulo Pontes dos
author_facet Santos, Marcos Paulo Pontes dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro, Celso de Moraes, 1962-
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcos Paulo Pontes dos
contributor_str_mv Pinheiro, Celso de Moraes, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Estudo e ensino
Linguagem cinematografica
Filosofia
topic Filosofia - Estudo e ensino
Linguagem cinematografica
Filosofia
description Orientador: Profº Dr. Celso de Morais Pinheiro
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-10T20:06:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-10T20:06:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87407
url https://hdl.handle.net/1884/87407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87407/1/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20PAULO%20PONTES%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df2245a0cdd518850b7b7e474f1a3e92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860866407137280