A trajetória histórico-social e discursiva da existência e resistência dos sujeitos LGBTQIA+ : legitimação, silenciamento, apagamento ou desconstrução?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Adilson Carlos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80345
Resumo: Orientadora: Prof. Drª Maria Cleci Venturini
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasVenturini, Maria CleciBatista, Adilson Carlos2022-12-02T13:15:09Z2022-12-02T13:15:09Z2022https://hdl.handle.net/1884/80345Orientadora: Prof. Drª Maria Cleci VenturiniTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 12/09/2022Inclui referênciasÁrea de concentração: Estudos LinguísticosResumo: Nesta pesquisa de tese, a partir dos aportes teóricos da Análise de Discurso francesa Pecheuxtiana (PÊCHEUX, 2009; 2010; 2012), realizamos um gesto de interpretação, envolvendo leituras de textualidades que atualizam memórias discursivas sobre os sujeitos LGBTQIA+ significando-os como pecadores, criminosos e doentes. Esses efeitos de sentidos ressoam pela língua, na história, por discursos constituídos por memórias que se repetem, se contradizem e instauram o rompimento e o equívoco que apaga, silencia e interdita os sujeitos ao longo da história no social. Buscamos dar visibilidade, de um lado, ao modo como esses corpos interdiscursivos foram inscritos na formação social e, ao longo da história, foram atingidos por um processo de desconstrução e de interdição. Por outro lado, interessa destacar os efeitos de sentidos de resistência aos processos de silenciamentos (ORLANDI, 2007) e de interdição a que foram submetidos. A tese se estrutura em quatro partes, nas quais o objeto de análise é sempre retomado com vistas a constituir redes parafrásticas, indicando a repetibilidade. No primeiro capítulo, tendo em conta a questão de pesquisa e as noções teóricas necessárias para as análises, construímos o dispositivo teórico, que retoma e referenda a história da AD, a partir de Pêcheux, no que concerne à memória, e de Orlandi, tendo em conta os processos de silenciamentos, de apagamento e de interdição. Damos continuidade, no segundo capítulo, analisando o discurso do Papa, do Presidente da República, de um cidadão comum (mensagem do WhatsApp), considerando como as memórias se atualizam no fio do discurso e como entram em funcionamento nos processos de silenciamento pela trajetória histórico-social dos sujeitos LGBTQIA+ a partir de determinadas condições de produção e de filiações (MOTT, 1999; 2011; 2016; TREVISAN, 2018; GREEN, 2019; QUINALHA 2021, SIMÕES, FACCHINI, 2008). Enfocamos, ainda, no terceiro capítulo, como esses sujeitos trabalharam o contradiscurso e conquistaram suas identidades como forma de resistência pela união de grupos (CARTER, 2010). Por último, no quarto capítulo, sublinhamos o processo histórico e discursivo de construção da Base Nacional Comum Curricular, movimentada por contradições devido à retirada das designações de gênero e de identidade de gênero (BUTTER, 2016; SCOTT, 1999; SAFFIOTI, 2015), cuja culminância foi a censura aos sujeitos LGBTQIA+ na escola. Com essa prática, que é a do próprio Estado - Aparelho Ideológico de Estado (Althusser, 1974) - há o impedimento de esses sujeitos serem falados ou discursivizados, que legitima e configura a interdição, o silenciamento deles neste lugar, que é também um espaço de disputa de sentidos e de luta política. A questão respondida foi "Como, pela língua na história, os discursos se repetem, se contradizem e instauram o rompimento e o equívoco que apaga, silencia e interdita os sujeitos ao longo da história social? E mostrou a partir das análises o funcionamento de uma conjuntura religiosa, política e institucional que faz circular discursos constituídos por imaginários e memórias que desconstroem e deslegitimam os sujeitos LGBTQIA+ no social e que se tornou cíclico.Abstract: In this thesis research, based on the theoretical contributions of the French Pecheuxtian Discourse Analysis (PÊCHEUX, 2009; 2010; 2012), we performed a gesture of interpretation involving readings of textualities that update discursive memories about LGBTQIA+ subjects, signifying them as sinners, criminals, and sick people. These sense effects of meanings resonate through language in history by discourses constituted by memories that are repeated, contradict each other, and establish the rupture and the misconception that erases, silences, and interdicts the subjects throughout history in the social. In a way, we seek to give visibility on how these interdiscursive bodies were inscribed in social formation and, throughout history, were affected by a process of deconstruction and interdiction. On the other hand, it is important to highlight the effects of senses of resistance to the silencing processes (ORLANDI, 2007) and interdiction to which they were submitted. The thesis is structured in four parts, in which the object of analysis is always taken up to constitute paraphrastic networks, indicating repeatability. In the first chapter, considering the research question and the theoretical notions necessary for the analyses, we build the theoretical device, which takes up and references the history of AD, based on Pêcheux regarding memory and Orlandi, considering the processes of silencing, erasure, and interdiction. In the second chapter, we continued to analyze the discourse of the Pope, the President of the Republic, and an ordinary citizen (WhatsApp message). In this chapter, it was considered how memories are updated in the thread of discourse and how they come into operation in the processes of silencing by the socio-historical trajectory of LGBTQIA+ subjects from certain conditions of production and affiliations (MOTT, 1999; 2011; 2016; TREVISAN, 2018; GREEN, 2019; QUINALHA 2021, SIMÕES, FACCHINI, 2008). In the third chapter, we also focus on how these subjects worked the counter-discourse and conquered their identities as a form of resistance through the union of groups (CARTER, 2010). Finally, in the fourth chapter, we highlight the historical and discursive process of construction of the Common National Curriculum Base, moved by contradictions due to the removal of gender and gender identity designations of its text (BUTTER, 2016; SCOTT, 1999; SAFFIOTI, 2015), whose culmination was the censorship of LGBTQIA+ subjects at school. With this practice, which is that of the State itself - Ideological State Apparatuses (Althusser, 1974) - there is an impediment of these subjects to be spoken or to be discursive, which legitimizes and configures the interdiction, their silencing in this place, which is also a space of dispute of meanings and political struggle. The question answered was, "How do discourses repeat and contradict themselves through language in history, establishing the rupture and the misconception that erases, silences, and interdicts the subjects throughout social history?" And it showed from the analysis the functioning of a religious, political, and institutional conjuncture that circulates discourses constituted by imaginaries and memories that deconstruct and delegitimize LGBTQIA+ subjects in the social and that has become cyclical.1 recurso online : PDF.application/pdfPessoas LGBTQ+Minorias sexuaisAnálise do discursoMemória coletivaLetrasA trajetória histórico-social e discursiva da existência e resistência dos sujeitos LGBTQIA+ : legitimação, silenciamento, apagamento ou desconstrução?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ADILSON CARLOS BATISTA.pdfapplication/pdf7334401https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80345/1/R%20-%20T%20-%20ADILSON%20CARLOS%20BATISTA.pdf19da477ffdbdff4f3056794ee5295f58MD51open access1884/803452022-12-02 10:15:09.975open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80345Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-02T13:15:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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