A influência do transporte de cargas manuais simétricas e assimétricas de diferentes magnitudes sobre a marcha em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarraf, Thiago Augusto
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/6198
Resumo: Orientador: André Luiz Félix Rodacki
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaRodacki, André Luiz Félix, 1965-Sarraf, Thiago Augusto2024-07-25T13:08:38Z2024-07-25T13:08:38Z2006https://hdl.handle.net/1884/6198Orientador: André Luiz Félix RodackiInclui apêndicesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografiaResumo: O objetivo deste estudo foi investigar as características cinemáticas da marcha em idosos durante o transporte de cargas manuais (de maneira simétrica e assimétrica) de diferentes pesos (5% e 10% do peso corporal). Dez idosos, saudáveis (idade média de 64,3 anos) foram voluntários para participar do estudo, envolveu seis condições experimentais. As condições experimentais foram realizadas com a combinação dos seguintes fatores: 5% do peso corporal e 10% do peso corporal que foram transportados seguros pelas mãos direita e esquerda para representar a condição assimétrica. Na condição simétrica, uma carga de 10% do peso corporal foi transportada (5% em cada mão). Em adição, uma condição sem carga (0%) foi analisada para representar a condição padrão. O lado de carregamento da carga (direito ou esquerdo) influenciou as variáveis temporais da marcha. A cadência aumentou e o tempo de suporte duplo diminuiu. As variáveis espaciais da marcha foram influenciadas pelo Iado de carregamento e pela magnitude da carga. A velocidade do calcanhar e os deslocamentos anteriores e laterais do tronco aumentaram, enquanto que o deslocamento lateral do centro de massa diminuiu. A cinemática do quadril, joelho e tornozelo permaneceram inalteradas nas seis condições experimentais. Estes achados indicam que a parte superior do corpo (cabeça, tronco e braços) tem uma importante participação para reorganizar a postura da marcha dos idosos nas diferentes condições de carregamento. Os idosos inclinaram o tronco para minimizar os deslocamentos do centro de massa que ocorreram devido à adição de cargas externas. Esta estratégia foi realizada para reduzir as alterações do aparato locomotor para manter um melhor equilíbrio dinâmico durante o transporte de cargas manuais. Os idosos devem carregar cargasde menor magnitude de maneira simétrica em ambas às mãos. As alterações observadas no presente estudo indicam que cargas maiores que 10% do peso corporal devem ser evitadas. Estes achados contribuem para o desenvolvimento de estratégias ergonômicas designadas para prevenir o risco de lesões durante atividades ocupacionais e de vida diárias.Abstract: The aim of this study was to investigate the gait kinematics characteristics in elderlysubjects during the carriage of manual loads (symmetric and asymmetric) of differentweights (5and 10% of body weight). Ten healthy elderly male participants (aged 64,3years) volunteered to participate of the study, which involved six experimentalconditions. The experimental conditions were obtained from the combination of thefollowing factors: 5% bodyweight, 10% bodyweight that were held in the left and theright hand to represent the asymmetric condition. In the symmetric condition, loadswere carried in both hands, i.e., 10% body weight (5% each hand). In addition anunloaded condition (0%) was also analised to represent a base-line condition. Theside the load was carried (left or right) influenced the temporal variables of the gait.The cadence increased and the double support time decreased. The spatial gaitvariables were influenced by the carriage side and by the load magnitude. The heelstrike velocity, anterior and lateral trunk leaning increased, while the lateraldisplacement of the centre of mass diminished. The hip, knee and ankle kinematicsremained unchanged across experimental conditions. These findings indicated thatthe upper part of the body (head, trunk and arms) play an important role toreorganize gait's posture of the elderly in different load carriage conditions. Theelderly leaned the trunk to minimize the centre of mass displacements due to theaddition of external loads. This strategy was performed to reduce changes in thelocomotors apparatus to keep a better dynamic balance while manual load carriage.Elderly subjects should carry loads of small magnitude in a symmetric way, i.e., withthe load distributed in both hands. The changes observed in the present studyindicated that loads greater than 10% body weigh should be avoided. These findingscontribute to the development of ergonomic strategies designed to prevent the risk ofinjury during occupational and daily life activities.xi, 101f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalErgonomiaBiomecânicaLocomoçao humana - EnvelhecimentoEngenharia mecânicaA influência do transporte de cargas manuais simétricas e assimétricas de diferentes magnitudes sobre a marcha em idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALThiago Sarraf_PG-Mec_A influencia do transporte de cargas_.pdfapplication/pdf1442802https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6198/1/Thiago%20Sarraf_PG-Mec_A%20influencia%20do%20transporte%20de%20cargas_.pdfee7d147680ce4aad81319152796ab811MD51open accessTEXTThiago Sarraf_PG-Mec_A influencia do transporte de cargas_.pdf.txtExtracted Texttext/plain197215https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6198/2/Thiago%20Sarraf_PG-Mec_A%20influencia%20do%20transporte%20de%20cargas_.pdf.txtcdad15f37dadcab2421eaba5fd91cd59MD52open accessTHUMBNAILThiago Sarraf_PG-Mec_A influencia do transporte de cargas_.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6198/3/Thiago%20Sarraf_PG-Mec_A%20influencia%20do%20transporte%20de%20cargas_.pdf.jpga5f391a01736e4fe09d33aca03eb3f8aMD53open access1884/61982024-07-25 10:08:38.418open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6198Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-07-25T13:08:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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