Populismo e autoridade jornalística : uma análise de editoriais e notícias publicados durante a primeira metade do governo Bolsonaro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Giulia Sbaraini, 1994-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76368
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Francisco Paulo Jamil Almeida Marques
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spelling Fontes, Giulia Sbaraini, 1994-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência PolíticaMarques, Francisco Paulo Jamil, 1980-2022-06-10T14:04:16Z2022-06-10T14:04:16Z2022https://hdl.handle.net/1884/76368Orientador: Prof. Dr. Francisco Paulo Jamil Almeida MarquesTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa : Curitiba, 18/04/2022Inclui referênciasResumo: Partindo do neoinstitucionalismo e de como ele tem sido aplicado ao estudo do Jornalismo, esta tese tem como objetivo compreender de que maneira organizações jornalísticas utilizam o conteúdo que produzem para defender sua legitimidade e autoridade institucionais no decorrer de governos populistas. O trabalho realiza uma Análise de Conteúdo de 823 peças jornalísticas (770 notícias e 53 editoriais) publicadas por três quality papers brasileiros – Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo – a fim de identificar argumentos de reforço à autoridade jornalística e compreender de que forma tais construções retóricas são apresentadas. As peças analisadas foram publicadas em 2019 e 2020 – isto é, durante a primeira metade do governo de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil. Argumenta-se que esse recorte temporal é relevante porque, além de apresentar características populistas, Bolsonaro profere frequentes ataques à imprensa, fomentando um ambiente hostil à prática jornalística. A análise empírica foi realizada por meio de um livro de códigos elaborado especificamente para a investigação. A partir do uso de estatísticas descritivas e de testes de associação entre as variáveis, investigamos três hipóteses, além de responder a duas questões de pesquisa. São elas: H1– A defesa da legitimidade institucional do Jornalismo se manifesta por meio da ênfase a atributos normativos da atividade – e.g. imparcialidade, objetividade e isenção – e à sua atuação na manutenção da democracia; H2 – FSP, OESP e OG apresentam um comportamento institucional no que diz respeito à defesa da autoridade jornalística, ou seja, têm coberturas noticiosas e editoriais semelhantes; H3 – Quando tratam de ataques à imprensa, os periódicos enfatizam aspectos associados à legitimidade institucional da atividade mesmo que a agressão envolva outras empresas jornalísticas e profissionais vinculados a elas; QP1– Textos que tratam de ameaças à liberdade de imprensa têm padrões distintos de defesa de valores institucionais do Jornalismo? Quais?; QP2 – De que forma editoriais e notícias se relacionam no que diz respeito à defesa da autoridade institucional do Jornalismo? Os resultados indicaram que a defesa da autoridade jornalística ocorre pela menção a características normativas da atividade e de sua importância para a democracia, mas também pela publicação de peças contendo autopropaganda, pela ênfase a atributos pessoais de profissionais da imprensa e por críticas ao que seriam casos de "antijornalismo". Observou-se, ainda, que a menção a associações entre Jornalismo e democracia está relacionada a textos que tratam de ameaças à liberdade de imprensa, enquanto outras características normativas da atividade estão associadas a peças que discutem assuntos envolvendo as próprias empresas jornalísticas e seu mercado. A análise apontou que, apesar de apresentarem semelhanças, os periódicos sob análise possuem peculiaridades no que diz respeito à defesa da legitimidade institucional do Jornalismo, com destaque para a diferenciação dos editoriais do Estadão. Argumenta-se que a mobilização de argumentos de autoridade institucional constitui um ativo mercadológico dos jornais, e que, por isso, períodos populistas, com aumento de hostilidade em relação à imprensa, não são necessariamente ruins para as empresas jornalísticas (ao menos do ponto de vista comercial). A tese é relevante por explorar o conceito de autoridade jornalística no contexto brasileiro, desvelando como a defesa institucional do Jornalismo ocorre no conteúdo publicado pela imprensa, e por reforçar a aplicação do neoinstitucionalismo ao estudo das organizações jornalísticas.Abstract: Considering the new institutional theory and how it has been applied in Journalism studies, this Ph.D. thesis aims to comprehend how do journalistic organizations use the content they produce to defend their institutional legitimacy and authority during populist governments. The research encompasses a Content Analysis of 823 journalistic texts (770 news pieces and 53 editorials), published by three Brazilian quality papers – Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, and O Globo –, in order to identify arguments related to the reinforcement of journalistic authority and to comprehend how these rhetoric constructions are presented. The pieces analyzed were published in 2019 and 2020, i.e., during the first half of Jair Bolsonaro's government as President of Brazil. We argue that this temporal frame is relevant because, besides featuring populist characteristics, Bolsonaro harasses the press frequently, fostering a hostile environment to Journalism practice. The empirical analysis was performed with a codebook developed specifically for this research. Furthermore, we use descriptive statistics and association tests to investigate three hypothesis, and respond to two Research Questions: H1 – The defense of Journalism’s institutional legitimacy manifests itself by the emphasis on normative characteristics of the activity and its performance for sustaining democracy; H2 – The three newspapers present an institutional behavior, i.e., they have similar editorial and news coverage; H3 – When talking about attacks directed at the press, the newspapers emphasize Journalism’s institutional aspects even if the aggression involves other companies; RQ1 – Do texts that talk about threats to the freedom of the press have different patterns of defense of Journalism’s institutional values? Which ones?; RQ 2 – How do news and editorial texts relate regarding the defense of journalistic authority? The results indicate that the defense of journalistic authority occurs by the mention of normative characteristics of the activity, as well as its importance for democracy, but also by pieces of self-propaganda, the emphasis of personal attributes from the journalists, and critics on what would be examples of "anti-Journalism". Furthermore, we observed that the mention of the role played by Journalism on democracy is associated with texts dealing with threats to the freedom of the press, while other normative characteristics are associated with pieces discussing matters that involve the journalistic companies and their market. The analysis also pointed that, even though the newspapers present similarities, there are differences between the organizations with regard to the defense of Journalism’s institutional values, especially considering Estadão’s editorials. We argue that the mobilization of institutional aspects related to Journalism practice constitutes a marketing strategy of the newspapers, and that, for this reason, populist governments (and the increasing hostility towards the press) are not necessarily bad for the journalistic companies – at least through a commercial point of view. The thesis is relevant for exploring the concept of journalistic authority in the Brazilian context, revealing how the institutional defense of Journalism occurs in the content published by the press, and for reinforcing the applicability of the new institutional theory for the study of journalistic organizations.1 recurso online : PDF.application/pdfBrasil. Presidente (2019- : Bolsonaro)Jornalismo - Aspectos políticosEditoriaisAgencias de notíciasBrasil - Política e governoCiência PolíticaPopulismo e autoridade jornalística : uma análise de editoriais e notícias publicados durante a primeira metade do governo Bolsonaroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - GIULIA SBARAINI FONTES.pdfapplication/pdf5275566https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76368/1/R%20-%20T%20-%20GIULIA%20SBARAINI%20FONTES.pdf384e11be6ed6341f8ce151d2efff15a2MD51open access1884/763682022-06-10 11:04:16.339open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76368Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-10T14:04:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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