A luta dos movimentos sociais pelo direito à educação : um estudo da trajetória da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares em Cascavel- PR
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53631 |
Resumo: | Orientador : Prof. Me. Cesar Augusto Cruz da Silva |
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Simion, AndréUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialSilva, Cesar Augusto Cruz da, 1988-2021-08-12T11:35:22Z2021-08-12T11:35:22Z2016https://hdl.handle.net/1884/53631Orientador : Prof. Me. Cesar Augusto Cruz da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O presente artigo procurou fazer um resgate da história da construção e desenvolvimento da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares que fica localizada na cidade de Cascavel-PR. Buscou compreender o significado que os sujeitos da escola e do próprio movimento dão ao processo de transição da escola itinerante que os seguia nos acampamentos para escola fixa dentro do assentamento que o movimento conquistou no decorrer dos anos de lutas. Considerando que o MST não luta apenas por terra e sim por uma variedade de direitos constitucionais que se entrelaçam e que são negados historicamente na sociedade brasileira é que foram sendo formuladas questões para essa pesquisa. A metodologia usada foi à revisão de dissertações e teses acadêmicas que abordam o fenômeno MST e o conceito de Escola Itinerante, também foi feita analise do Projeto Político Pedagógico da escola. Quanto à ida para o trabalho de campo optou-se pela pesquisa qualitativa, onde foram gravadas entrevistas com questões abertas aos educadores da escola, com alguns estudantes, com lideranças do movimento e com algumas famílias que receberam um lote no assentamento. Os relatos dos sujeitos das entrevistas retratam a complexidade e a coragem que tem nas lutas diárias pela superação da pobreza e desigualdade social, mostram que: o MST ao pleitear suas demandas na sociedade não faz apenas por terra para os excluídos do campo. O MST em seus trinta e dois anos de existência nunca desistiu de lutar por educação dentro de seus acampamentos e assentamentos, e muito mais que mera formalidade curricular esse movimento reivindicou um modelo de educação que contemplasse as necessidades dos trabalhadores do campo, ou seja, uma educação para os valores da cidadania e dos Direitos Humanos.1 arquivo (20 p.).application/pdfEducação ruralAssentamentos ruraisTrabalhadores ruraisA luta dos movimentos sociais pelo direito à educação : um estudo da trajetória da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares em Cascavel- PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANDRE SIMION.pdfapplication/pdf719542https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53631/1/R%20-%20E%20-%20ANDRE%20SIMION.pdf7a7b9f00cb056572275c7ff387b9943eMD51open access1884/536312021-08-12 08:35:22.632open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53631Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-12T11:35:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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