A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53350 |
Resumo: | Orientadora : Jandicleide Evangelista Lopes |
id |
UFPR_dfac68a9056262b9a42b7bedde12536e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53350 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ferreira, MarceloLopes, Jandicleide EvangelistaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-20T12:34:30Z2019-11-20T12:34:30Z2016https://hdl.handle.net/1884/53350Orientadora : Jandicleide Evangelista LopesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este presente artigo apresenta uma pesquisa realizada com os professores do Colégio Estadual Costa Viana, sobre a importância da presença do pedagogo como sendo principal referência no sentido de potencializar a ação docente. Com os resultados constatou-se o mal uso da hora atividade da parte dos docentes devido a atuação muitas vezes equivocada da parte do pedagogo no sentido de não priorizar a gestão do espaço e do tempo da hora atividade; desta forma, fica evidenciado que para atingir os seus objetivos, a escola necessita da união entre as funções pedagógicas e docentes, ou seja, a postura do pedagogo diante do desafio de gerir a hora atividade dos professores deve contrariar as expectativas de muitos docentes, priorizando agir com objetividade e profissionalismo, realizando o que é inerente a sua função e assim promover no espaço escolar não só o planejamento, mas também um ambiente de formação continuada como uma meta a ser atingida e assim fazer jus a conquista da hora atividade24 p.application/pdfPratica de ensinoOrientadores educacionaisA importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARCELO FERREIRA.pdfapplication/pdf617809https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53350/1/R%20-%20E%20-%20MARCELO%20FERREIRA.pdffd29389d7f20b94e4436a9905b4f07f2MD51open access1884/533502019-11-20 09:34:30.631open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53350Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-20T12:34:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente |
title |
A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente |
spellingShingle |
A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente Ferreira, Marcelo Pratica de ensino Orientadores educacionais |
title_short |
A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente |
title_full |
A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente |
title_fullStr |
A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente |
title_full_unstemmed |
A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente |
title_sort |
A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente |
author |
Ferreira, Marcelo |
author_facet |
Ferreira, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Lopes, Jandicleide Evangelista Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pratica de ensino Orientadores educacionais |
topic |
Pratica de ensino Orientadores educacionais |
description |
Orientadora : Jandicleide Evangelista Lopes |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-20T12:34:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-20T12:34:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53350 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
24 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53350/1/R%20-%20E%20-%20MARCELO%20FERREIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd29389d7f20b94e4436a9905b4f07f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823527070667374592 |