Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Eliana
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68249
Resumo: Orientadora: Prof.ª Iria Zanoni Gomes
id UFPR_dfcafec78dcd4ae6e56265575558801f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68249
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gonçalves, ElianaDiez, Carmen Lúcia F. (Carmen Lúcia Fornari)Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGomes, Iria Zanoni, 1948-2022-09-01T16:36:37Z2022-09-01T16:36:37Z1999https://hdl.handle.net/1884/68249Orientadora: Prof.ª Iria Zanoni GomesCoorientadora: Prof.ª Carmen Lúcia Fornari DiezDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 98-102Área de Concentração: Currículo e ConhecimentoResumo: O seguinte trabalho discute a relação saber/poder e práticas disciplinares de controle e vigilância, na ótica de Michel Foucault. A obra 'Vigiar e Punir' (1975), dentre outras, desse filósofo francês que revolucionou o pensamento filosófico contemporâneo, dá suporte teórico a esse estudo. Os mecanismos disciplinares são analisados no âmbito escolar, em geral, e, mais especificamente, no interior da avaliação educacional, pois se pretende investigar o Programa de Avaliação do Sistema Educacional do Estado do Paraná. Nesse sentido, são feitas análises de documentos desse Programa de Avaliação (manuais e relatórios), evidenciando a presença do controle e da vigilância. Para esse estudo é importante o entendimento do discurso do ponto de vista da representação, confrontado com a análise do discurso como prática. Para tanto, recorre-se à obra de Foucault 'As Palavras e as Coisas' (1966), onde o autor analisa a trajetória do saber, mostrando sua configuração como ciência. Outra obra de Foucault que dá suporte a essa dissertação é 'A Arqueologia do Saber' (1969), que trata da mudança do discurso como representação de ideias para o discurso como prática, decisiva para o entendimento dos mecanismos disciplinares presentes nas práticas que estão expressas nos discursos a respeito da avaliação. Aborda-se também, nesse trabalho, a questão de como esses discursos estão presentes na história da educação de forma diferenciada, conforme a epistéme predominante. Nesse sentido, foi importante o olhar de vários autores, estudiosos da questão da relação de poder na avaliação. Está presente ainda nessa dissertação, o estudo a respeito da padronização curricular, diretamente relacionada com a avaliação. Toda essa discussão se revela presente nas investigações dos documentos do 'Programa de Avaliação do Sistema Educacional do Estado do Paraná'.153 f.application/pdfDisponível em formato digitalRendimento escolar - AvaliaçãoAvaliação educacionalRedação acadêmicaEducaçãoEnsinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ELIANA GONCALVES.pdfapplication/pdf6013889https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68249/1/D%20-%20ELIANA%20GONCALVES.pdfc4ba96d5829083b997635c723810ad60MD51open access1884/682492022-09-01 13:36:37.743open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68249Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-01T16:36:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná)
title Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná)
spellingShingle Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná)
Gonçalves, Eliana
Rendimento escolar - Avaliação
Avaliação educacional
Redação acadêmica
Educação
title_short Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná)
title_full Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná)
title_fullStr Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná)
title_full_unstemmed Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná)
title_sort Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná)
author Gonçalves, Eliana
author_facet Gonçalves, Eliana
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Diez, Carmen Lúcia F. (Carmen Lúcia Fornari)
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Eliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Iria Zanoni, 1948-
contributor_str_mv Gomes, Iria Zanoni, 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento escolar - Avaliação
Avaliação educacional
Redação acadêmica
Educação
topic Rendimento escolar - Avaliação
Avaliação educacional
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Prof.ª Iria Zanoni Gomes
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-01T16:36:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-01T16:36:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68249
url https://hdl.handle.net/1884/68249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68249/1/D%20-%20ELIANA%20GONCALVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c4ba96d5829083b997635c723810ad60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898919756693504