Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68249 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Iria Zanoni Gomes |
id |
UFPR_dfcafec78dcd4ae6e56265575558801f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68249 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Gonçalves, ElianaDiez, Carmen Lúcia F. (Carmen Lúcia Fornari)Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGomes, Iria Zanoni, 1948-2022-09-01T16:36:37Z2022-09-01T16:36:37Z1999https://hdl.handle.net/1884/68249Orientadora: Prof.ª Iria Zanoni GomesCoorientadora: Prof.ª Carmen Lúcia Fornari DiezDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 98-102Área de Concentração: Currículo e ConhecimentoResumo: O seguinte trabalho discute a relação saber/poder e práticas disciplinares de controle e vigilância, na ótica de Michel Foucault. A obra 'Vigiar e Punir' (1975), dentre outras, desse filósofo francês que revolucionou o pensamento filosófico contemporâneo, dá suporte teórico a esse estudo. Os mecanismos disciplinares são analisados no âmbito escolar, em geral, e, mais especificamente, no interior da avaliação educacional, pois se pretende investigar o Programa de Avaliação do Sistema Educacional do Estado do Paraná. Nesse sentido, são feitas análises de documentos desse Programa de Avaliação (manuais e relatórios), evidenciando a presença do controle e da vigilância. Para esse estudo é importante o entendimento do discurso do ponto de vista da representação, confrontado com a análise do discurso como prática. Para tanto, recorre-se à obra de Foucault 'As Palavras e as Coisas' (1966), onde o autor analisa a trajetória do saber, mostrando sua configuração como ciência. Outra obra de Foucault que dá suporte a essa dissertação é 'A Arqueologia do Saber' (1969), que trata da mudança do discurso como representação de ideias para o discurso como prática, decisiva para o entendimento dos mecanismos disciplinares presentes nas práticas que estão expressas nos discursos a respeito da avaliação. Aborda-se também, nesse trabalho, a questão de como esses discursos estão presentes na história da educação de forma diferenciada, conforme a epistéme predominante. Nesse sentido, foi importante o olhar de vários autores, estudiosos da questão da relação de poder na avaliação. Está presente ainda nessa dissertação, o estudo a respeito da padronização curricular, diretamente relacionada com a avaliação. Toda essa discussão se revela presente nas investigações dos documentos do 'Programa de Avaliação do Sistema Educacional do Estado do Paraná'.153 f.application/pdfDisponível em formato digitalRendimento escolar - AvaliaçãoAvaliação educacionalRedação acadêmicaEducaçãoEnsinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ELIANA GONCALVES.pdfapplication/pdf6013889https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68249/1/D%20-%20ELIANA%20GONCALVES.pdfc4ba96d5829083b997635c723810ad60MD51open access1884/682492022-09-01 13:36:37.743open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68249Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-01T16:36:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná) |
title |
Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná) |
spellingShingle |
Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná) Gonçalves, Eliana Rendimento escolar - Avaliação Avaliação educacional Redação acadêmica Educação |
title_short |
Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná) |
title_full |
Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná) |
title_fullStr |
Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná) |
title_full_unstemmed |
Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná) |
title_sort |
Ensinar e controlar : poder e saber na avaliação de rendimento escolar (Estado do Paraná) |
author |
Gonçalves, Eliana |
author_facet |
Gonçalves, Eliana |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Diez, Carmen Lúcia F. (Carmen Lúcia Fornari) Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Eliana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Iria Zanoni, 1948- |
contributor_str_mv |
Gomes, Iria Zanoni, 1948- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rendimento escolar - Avaliação Avaliação educacional Redação acadêmica Educação |
topic |
Rendimento escolar - Avaliação Avaliação educacional Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Prof.ª Iria Zanoni Gomes |
publishDate |
1999 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1999 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-01T16:36:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-01T16:36:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68249 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
153 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68249/1/D%20-%20ELIANA%20GONCALVES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c4ba96d5829083b997635c723810ad60 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898919756693504 |