O conceito de psicopatologia na escola clássica e na escola desenvolvimentista da psicologia analítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padua, Elisângela Sousa Pimenta de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/49053
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Augusto Serbena
id UFPR_dfd8a5208f6b985642351ed77033a2d3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/49053
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Padua, Elisângela Sousa Pimenta deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaSerbena, Carlos Augusto, 1968-2020-05-06T14:20:46Z2020-05-06T14:20:46Z2017https://hdl.handle.net/1884/49053Orientador: Prof. Dr. Carlos Augusto SerbenaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba,31/03/217Inclui referências : f.93-98Resumo: O campo da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung é plural, possui diferentes influências teóricas que buscam complementar, criticar, revisar e atualizar seus conhecimentos. Isto favoreceu a formação de Escolas teóricas dentro do campo geral, sendo possível identificar duas principais que perduram desde os trabalhos iniciais de Jung, segundo Samuels (1989; 2008): Escola Clássica e Escola Desenvolvimentista. As distintas influências epistemológicas de cada Escola possibilitaram novas perspectivas a respeito dos principais conceitos da Psicologia Analítica que são, segundo Samuels (1989), Self, Arquétipo, desenvolvimento da personalidade, símbolo, entre outros. Desta forma, o conceito de psicopatologia também se torna diferenciado de acordo com o campo epistemológico de cada Escola teórica. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é descrever o conceito de psicopatologia na perspectiva da Escola Clássica e da Escola Desenvolvimentista da Psicologia Analítica e identificar de que forma o tema da psicopatologia se articula com os principais conceitos da Psicologia Analítica. Para tal, foi realizada uma análise conceitual das principais obras dos autores de referência da Escola Clássica e da Escola Desenvolvimentista, sendo, respectivamente, a obra "O eu e o Inconsciente" (1928/2007) de Carl Gustav Jung e "A Criança como Indivíduo" (1969/1994) de Michael Fordham. Foi possível identificar que a Escola Clássica possui uma abordagem simbólica, prospectiva e subjetiva dos fenômenos psicopatológicos, sendo a perspectiva etiopatogênica de qualidade endógena devido à inflação psíquica da consciência que favorece duas possíveis respostas de alienação psíquica: o Restabelecimento Regressivo da Persona e a Identificação com a Psique Coletiva. A Escola Desenvolvimentista possui influência das teorias psicanalíticas das relações objetais e adota uma perspectiva psicossomática, analítica e redutivista dos fenômenos psicológicos. O enfoque etiopatogênico é dado à relação primária de cuidado entre mãe/cuidador e bebê, cujas "catástrofes" iniciais desta relação podem levar a níveis altos e insuportáveis de frustração e ansiedade que ativam mecanismos defensivos e narcísicos do ego e Self e/ou favorecem a fragmentação/desintegração do ego. Em ambas escolas, compreende-se que a função simbólica da psique de sintetizar e organizar o mundo interior psíquico está ausente ou disfuncional, de maneira que os impulsos e as imagens psíquicas são vivenciadas pelo ego como sintomas, em forma de automatismo, descontrole, excesso de emoções, ausência de sentido, entre outras descrições. Palavras-Chave: Psicologia Analítica, Escola Clássica, Escola Desenvolvimentista, Psicopatologia, Adoecimento Mental.Abstract: The field of Analytical Psychology by Carl Gustav Jung is plural, has different theoretical influences that seek to complement, criticize, revise and update their knowledge. This favored the formation of theoretical schools within the general field, and it is possible to identify two main ones that have survived since the early works of Jung, according to Samuels (1989, p.28; 2008, p.5): Classical School and Developmental School. The different epistemological influences of each School made possible new perspectives about the main concepts of Analytical Psychology, which are, according to Samuels (1989, p.32), Self, Archetype, personality development, symbol, among others. In this way, the concept of psychopathology also becomes differentiated according to the epistemological field of each theoretical School. Thus, the objective of this work is to describe the concept of psychopathology from the perspective of the Classical School and the Developmental School of Analytical Psychology and to identify how the psychopathology theme articulates with the main concepts of Analytical Psychology. For this, a conceptual analysis of the main works of the reference authors of the Classical School and the Developmental School was carried out, being, respectively, the work " The relations between the ego and the unconscious" (1928/2007) by Carl Gustav Jung and "Child as Individual" (1969/1994) by Michael Fordham. It was possible to identify that the Classical School has a symbolic, prospective and subjective approach of the psychopathological phenomena, being the etiopathogenic perspective of endogenous quality due to the psychic inflation of the consciousness that favors two possible psychic alienation responses: Regressive Restitute of Persona and Identification with The Collective Psyche. The Developmental School is influenced by psychoanalytic theories of object relations and adopts a psychosomatic, analytical and reductivist perspective of psychological phenomena. The etiopathogenic approach is given to the primary care relationship between mother / caregiver and baby, whose early "catastrophes" of this relationship can lead to high and unbearable levels of frustration and anxiety that activate ego and selfnarcissistic defensive mechanisms and/or favor fragmentation/disintegration of the ego. In both schools, it is understood that the symbolic function of the psyche to synthesize and organize the psychic inner world is absent or dysfunctional, so that the impulses and psychic images are experienced by the ego as symptoms, in the form of automatism, uncontrolled, excessive of emotions, lack of meaning, among other descriptions. Keywords: Analytical Psychology, Classical School, Developmental School, Psychopathology, Mental Illness.98 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologiaPsicopatologiaO conceito de psicopatologia na escola clássica e na escola desenvolvimentista da psicologia analíticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ELISANGELA SOUSA PIMENTA DE PADUA.pdfapplication/pdf654288https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49053/1/R%20-%20D%20-%20ELISANGELA%20SOUSA%20PIMENTA%20DE%20PADUA.pdf256577cecce9d3d9a4dd65ff65baa00fMD51open access1884/490532020-05-06 11:20:46.272open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49053Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-06T14:20:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conceito de psicopatologia na escola clássica e na escola desenvolvimentista da psicologia analítica
title O conceito de psicopatologia na escola clássica e na escola desenvolvimentista da psicologia analítica
spellingShingle O conceito de psicopatologia na escola clássica e na escola desenvolvimentista da psicologia analítica
Padua, Elisângela Sousa Pimenta de
Psicologia
Psicopatologia
title_short O conceito de psicopatologia na escola clássica e na escola desenvolvimentista da psicologia analítica
title_full O conceito de psicopatologia na escola clássica e na escola desenvolvimentista da psicologia analítica
title_fullStr O conceito de psicopatologia na escola clássica e na escola desenvolvimentista da psicologia analítica
title_full_unstemmed O conceito de psicopatologia na escola clássica e na escola desenvolvimentista da psicologia analítica
title_sort O conceito de psicopatologia na escola clássica e na escola desenvolvimentista da psicologia analítica
author Padua, Elisângela Sousa Pimenta de
author_facet Padua, Elisângela Sousa Pimenta de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Padua, Elisângela Sousa Pimenta de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Serbena, Carlos Augusto, 1968-
contributor_str_mv Serbena, Carlos Augusto, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicopatologia
topic Psicologia
Psicopatologia
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Augusto Serbena
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-06T14:20:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-06T14:20:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/49053
url https://hdl.handle.net/1884/49053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98 f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49053/1/R%20-%20D%20-%20ELISANGELA%20SOUSA%20PIMENTA%20DE%20PADUA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 256577cecce9d3d9a4dd65ff65baa00f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860779347017728