A interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras : uma preparaçao para o ensino pluricultural - o caso do ensino de língua italiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantoni, Maria Grazia Soffritti
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/2403
Resumo: Orientadora: Elena Godoy
id UFPR_e0c504f2faacb831bd2ed1d035149adc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/2403
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cantoni, Maria Grazia SoffrittiUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasGodoy, Elena, 1947-2020-06-17T14:01:24Z2020-06-17T14:01:24Z2005https://hdl.handle.net/1884/2403Orientadora: Elena GodoyDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Letras. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosÁrea de concentraçao: Estudos lingüísticosResumo: A proposta desta dissertação foi demonstrar a dificuldade de interação entre duas pessoas de culturas distintas e o que se acredita ser necessário para facilitar essa interação. Apresentou-se a necessidade de uma preparação intercultural. O questionamento em torno do trabalho foi, determinar quais os passos necessários para se chegar a essa preparação intercultural. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de cultura, língua e comunicação, elementos que propiciam a aquisição da competência comunicativa e da competência intercultural. Tais mecanismos, viabilizam uma interação mais adequada entre culturas distintas. Para registrar problemas ocorridos na comunicação intercultural que não constam em documentos por serem fatos colhidos da própria realidade, utilizou-se a pesquisa descritiva. Da mesma forma, procurou-se explicar e interpretar nesse estudo os fenômenos que ocorrem no ensino de línguas estrangeiras e também evidenciar os estímulos dados para que os alunos aprendam em menos tempo e mais eficientemente por meio da exploração dos interesses individuais. Apontou-se a experiência que está sendo realizada na Itália com relação à educação intercultural. Nesse país, de onde a autora é proveniente, tornou-se necessária a educação intercultural para a inclusão dos filhos dos imigrantes na escola obrigatória devido à imigração. Foi apresentado também o Quadro Comum Europeu de Referências para as línguas, conjunto de objetivos para o ensino intercultural de línguas, utilizado pelos professores italianos. Procurou-se estabelecer uma relação entre Brasil e Itália com relação à educação intercultural em decorrência da análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais quando, fazendo-se uma comparação, constatou-se que o Quadro Comum Europeu pode contribuir para uma melhor definição dos objetivos no ensino intercultural nas escolas públicas nacionais, principalmente como tentativa de minimizar os preconceitos e discriminações aí encontradas dada a diversidade cultural existente. Palavras-chave: cultura, competência comunicativa, competência intercultural, interculturalidade, interação.Abstract: This dissertation presents the difficulty that two people of different cultures have to interact and what would be necessary to make this interaction easier for both. It is presented the need of an intercultural preparation and it is tried to determine what are the most important steps to reach the intercultural preparation. A bibliographic research was done about the concepts of culture, language and communication: elements that would enable the acquisition of a communicative competence and an intercultural competence. Such tools would also make an interaction between two different cultures more appropriate. The descriptive research was used to describe problems that occur in the intercultural communication that are not found in documents because they are part of the reality. This dissertation tries to explain and interpret the phenomena that occur in the foreign language teaching and also to make evident the incentive given to the students to learn faster and more efficiently exploiting their own interests. It was indicated the experience that has been done in Italy on account of the author's nationality concerning intercultural education due to the necessity of including the immigrants' children in the mandatory school. The Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment, a set of goals for the intercultural language teaching used by the Italian teachers was also presented. This dissertation tries to establish a relation between Brazil and Italy concerning the intercultural education by means of a comparison between The Common European Framework and the National Curricular Parameters because it was found that the Common Framework could help to improve the definition of the objectives for an intercultural language teaching in the national public schools, mainly as a trial to minimize the prejudice and the discrimination found on account of the existing cultural diversity. Key-words: culture, communicative competence, intercultural competence, interaction, interculturality.140f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalLingua italiana - Estudo e ensinoCompetencia comunicativaComunicação interculturalDissertações - LetrasA interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras : uma preparaçao para o ensino pluricultural - o caso do ensino de língua italianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTESE MESTRADO GRAZIA DEFINITIVA.pdfapplication/pdf424664https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2403/1/TESE%20MESTRADO%20GRAZIA%20DEFINITIVA.pdfe6b305053be42595279a3135d5846f58MD51open accessTEXTTESE MESTRADO GRAZIA DEFINITIVA.pdf.txtExtracted Texttext/plain173398https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2403/2/TESE%20MESTRADO%20GRAZIA%20DEFINITIVA.pdf.txte77f0f5f8adeff1ad4e3cc873533557dMD52open accessTHUMBNAILTESE MESTRADO GRAZIA DEFINITIVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2403/3/TESE%20MESTRADO%20GRAZIA%20DEFINITIVA.pdf.jpgdb9c32117d417cac331693e52798cc34MD53open access1884/24032020-06-17 11:01:24.567open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/2403Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-17T14:01:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras : uma preparaçao para o ensino pluricultural - o caso do ensino de língua italiana
title A interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras : uma preparaçao para o ensino pluricultural - o caso do ensino de língua italiana
spellingShingle A interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras : uma preparaçao para o ensino pluricultural - o caso do ensino de língua italiana
Cantoni, Maria Grazia Soffritti
Lingua italiana - Estudo e ensino
Competencia comunicativa
Comunicação intercultural
Dissertações - Letras
title_short A interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras : uma preparaçao para o ensino pluricultural - o caso do ensino de língua italiana
title_full A interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras : uma preparaçao para o ensino pluricultural - o caso do ensino de língua italiana
title_fullStr A interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras : uma preparaçao para o ensino pluricultural - o caso do ensino de língua italiana
title_full_unstemmed A interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras : uma preparaçao para o ensino pluricultural - o caso do ensino de língua italiana
title_sort A interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras : uma preparaçao para o ensino pluricultural - o caso do ensino de língua italiana
author Cantoni, Maria Grazia Soffritti
author_facet Cantoni, Maria Grazia Soffritti
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Cantoni, Maria Grazia Soffritti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godoy, Elena, 1947-
contributor_str_mv Godoy, Elena, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua italiana - Estudo e ensino
Competencia comunicativa
Comunicação intercultural
Dissertações - Letras
topic Lingua italiana - Estudo e ensino
Competencia comunicativa
Comunicação intercultural
Dissertações - Letras
description Orientadora: Elena Godoy
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-17T14:01:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-17T14:01:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/2403
url https://hdl.handle.net/1884/2403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 140f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2403/1/TESE%20MESTRADO%20GRAZIA%20DEFINITIVA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2403/2/TESE%20MESTRADO%20GRAZIA%20DEFINITIVA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2403/3/TESE%20MESTRADO%20GRAZIA%20DEFINITIVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e6b305053be42595279a3135d5846f58
e77f0f5f8adeff1ad4e3cc873533557d
db9c32117d417cac331693e52798cc34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898751297716224