A motivação dos jovens no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54437 |
Resumo: | Orientador : Ademir Pinhelli Mendes |
id |
UFPR_e12a2fd3a468764840dd7ba4f1cd4495 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54437 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Segantine, Débora Baptista da RochaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaMendes, Ademir Aparecido Pinhelli2019-11-25T12:11:59Z2019-11-25T12:11:59Z2016https://hdl.handle.net/1884/54437Orientador : Ademir Pinhelli MendesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A motivação dos estudantes é um fator decisivo no que diz respeito a aprendizagem e desempenho escolar, uma vez que produz implicações diretas na qualidade do envolvimento dos jovens com os estudos. Diante desta afirmação procuramos em autores como Rufini, Bzuneck, Guimãres entre outros autenticar esta pesquisa e com base na Teoria da Autodeterminação e almejando identificar os tipos de motivação que estão presentes no dia-a-dia dos estudantes de um colégio estadual do norte do Paraná, utilizamos a Escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental (EMEEF), elaborada por Rufini, Bzuneck e Oliveira (2011) em 23 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Como resultado principal, destacamos o percentual de motivação intrínseca que apareceu positivamente, contrariando as expectativas e especulações que vemos e ouvimos dentro da própria escola. Por fim, entendemos ser necessário a continuidade deste estudo, buscando meios de aumentar a motivação dos jovens para que se envolvam com mais nos estudos.16 p.application/pdfEnsino fundamentalPráticas de ensinoA motivação dos jovens no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - DEBORA BAPTISTA DA ROCHA SEGANTINE.pdfapplication/pdf1065062https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54437/1/R%20-%20E%20-%20DEBORA%20BAPTISTA%20DA%20ROCHA%20SEGANTINE.pdf41a65f3ef41b3f3684ea29c0d201ecd9MD51open access1884/544372019-11-25 09:11:59.792open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54437Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-25T12:11:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A motivação dos jovens no contexto escolar |
title |
A motivação dos jovens no contexto escolar |
spellingShingle |
A motivação dos jovens no contexto escolar Segantine, Débora Baptista da Rocha Ensino fundamental Práticas de ensino |
title_short |
A motivação dos jovens no contexto escolar |
title_full |
A motivação dos jovens no contexto escolar |
title_fullStr |
A motivação dos jovens no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
A motivação dos jovens no contexto escolar |
title_sort |
A motivação dos jovens no contexto escolar |
author |
Segantine, Débora Baptista da Rocha |
author_facet |
Segantine, Débora Baptista da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Segantine, Débora Baptista da Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli |
contributor_str_mv |
Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Práticas de ensino |
topic |
Ensino fundamental Práticas de ensino |
description |
Orientador : Ademir Pinhelli Mendes |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-25T12:11:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-25T12:11:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54437 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
16 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54437/1/R%20-%20E%20-%20DEBORA%20BAPTISTA%20DA%20ROCHA%20SEGANTINE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41a65f3ef41b3f3684ea29c0d201ecd9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860759992401920 |