Homogeneidade versus diversidade contextual na adoçao de estratégias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/31846 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo tem por objetivo geral verificar o nível de adaptação contextual das estratégias adotadas por uma subsidiária brasileira da Robert Bosch, com sede na cidade de Curitiba, Paraná - que atua no setor industrial de auto-peças - em face às diretrizes norteadoras da empresa matriz com sede em Stuttgart, Alemanha. Para isto foi realizado um estudo de caso, tendo-se como referencial teórico a perspectiva institucional com base na qual se definem as estratégias organizacionais utilizadas por subsidiárias de multinacional como resultantes da pressão de dois conjuntos de forças: pressões por isomorfismo advindas da matriz e pressões por isomorfismo nacional advindas do país anfitrião da subsidiária. Nesse estudo foi analisado o nível de influência do contexto ambiental brasileiro sobre cinco grupos de estratégias - mercadológicas, relacionadas à clientela, relacionadas à gestão de recursos (humanos, financeiros e tecnológicos), concernentes ao relacionamento corporativo e concernentes ao produto - por meio da identificação do comportamento estratégico em direção à homogeneização ou diversificação em relação às diretrizes da matriz alemã. Os procedimento metodológicos utilizados possuem natureza descritivo-analítica e os dados coletados em diferentes fontes foram tratados por meio de análise qualitativa de conteúdo do tipo categorial temática cujos temas foram definidos pelos trinta e oito indicadores que compõem os cinco grupos delineados. Da análise foi constatado que o grupo de estratégias referentes à gestão de recursos financeiros direciona-se para a homogeneização; o grupo de produto apresenta um equilíbrio no direcionamento estratégico e nos demais foi observada a tendência à diversidade. Foram identificadas no contexto ambiental brasileiro vinte e quatro fontes geradoras de adaptações nas estratégias da filial. Entre elas constatou-se uma predominância de mecanismos coercitivos, seguidos de pressões normativas e a presença de alguns padrões miméticos. Dos resultados alcançados ficou evidenciada a presença da dualidade institucional que direciona as estratégias analisadas à diversidade contextual, ressaltando-se aí a relevância de variáveis sócio-culturais, além das económicas, do contexto ambiental no qual se situa a subsidiária. Ainda assim, não se pode deixar de considerar que o espaço para a homogeneização, referente às orientações da matriz, fica preservado em face dos modelos e conceitos atuais de gestão de empresas complexas. |
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Torres, DeniaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em AdministraçaoSilva, Clovis Luiz Machado da2013-08-14T19:05:48Z2013-08-14T19:05:48Z2013-08-14http://hdl.handle.net/1884/31846Resumo: O presente estudo tem por objetivo geral verificar o nível de adaptação contextual das estratégias adotadas por uma subsidiária brasileira da Robert Bosch, com sede na cidade de Curitiba, Paraná - que atua no setor industrial de auto-peças - em face às diretrizes norteadoras da empresa matriz com sede em Stuttgart, Alemanha. Para isto foi realizado um estudo de caso, tendo-se como referencial teórico a perspectiva institucional com base na qual se definem as estratégias organizacionais utilizadas por subsidiárias de multinacional como resultantes da pressão de dois conjuntos de forças: pressões por isomorfismo advindas da matriz e pressões por isomorfismo nacional advindas do país anfitrião da subsidiária. Nesse estudo foi analisado o nível de influência do contexto ambiental brasileiro sobre cinco grupos de estratégias - mercadológicas, relacionadas à clientela, relacionadas à gestão de recursos (humanos, financeiros e tecnológicos), concernentes ao relacionamento corporativo e concernentes ao produto - por meio da identificação do comportamento estratégico em direção à homogeneização ou diversificação em relação às diretrizes da matriz alemã. Os procedimento metodológicos utilizados possuem natureza descritivo-analítica e os dados coletados em diferentes fontes foram tratados por meio de análise qualitativa de conteúdo do tipo categorial temática cujos temas foram definidos pelos trinta e oito indicadores que compõem os cinco grupos delineados. Da análise foi constatado que o grupo de estratégias referentes à gestão de recursos financeiros direciona-se para a homogeneização; o grupo de produto apresenta um equilíbrio no direcionamento estratégico e nos demais foi observada a tendência à diversidade. Foram identificadas no contexto ambiental brasileiro vinte e quatro fontes geradoras de adaptações nas estratégias da filial. Entre elas constatou-se uma predominância de mecanismos coercitivos, seguidos de pressões normativas e a presença de alguns padrões miméticos. Dos resultados alcançados ficou evidenciada a presença da dualidade institucional que direciona as estratégias analisadas à diversidade contextual, ressaltando-se aí a relevância de variáveis sócio-culturais, além das económicas, do contexto ambiental no qual se situa a subsidiária. Ainda assim, não se pode deixar de considerar que o espaço para a homogeneização, referente às orientações da matriz, fica preservado em face dos modelos e conceitos atuais de gestão de empresas complexas.application/pdfAdministração de empresasEmpresas multinacionaisEmpresas subsidiariasClima organizacionalTesesHomogeneidade versus diversidade contextual na adoçao de estratégiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DENIA TORRES.pdfapplication/pdf6368848https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31846/1/R%20-%20D%20-%20DENIA%20TORRES.pdfc96cfe08a0acfa29e4b0023bfb6615c9MD51open accessTEXTR - D - DENIA TORRES.pdf.txtR - D - DENIA TORRES.pdf.txtExtracted Texttext/plain454240https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31846/2/R%20-%20D%20-%20DENIA%20TORRES.pdf.txt6f39d0390eca860fb27fcde64d126c9dMD52open accessTHUMBNAILR - D - DENIA TORRES.pdf.jpgR - D - DENIA TORRES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31846/3/R%20-%20D%20-%20DENIA%20TORRES.pdf.jpge50c2c3633733f76eb8433f0b40291edMD53open access1884/318462016-04-07 11:11:34.218open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/31846Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T14:11:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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