Como soltar a franga sem deixar a peteca cair : experimentos da Dra. Catavento e o processo de seleção de palhaços no especialistas da alegria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pluschkat, Patricia, 1978-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69337
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves
id UFPR_e368dd6c0691b8525bf2df3a97d4e602
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69337
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pluschkat, Patricia, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGonçalves, Jean Carlos, 1980-2021-01-29T14:09:01Z2021-01-29T14:09:01Z2020https://hdl.handle.net/1884/69337Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos GonçalvesTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/03/2020Inclui referências: p. 195-197Resumo: presente pesquisa integra os diálogos que vem se constituindo no Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagens e Teatralidades - EliTe, da Universidade Federal do Paraná, e tem como objetivo compreender os sentidos da prática artístico-pedagógica da linguagem do doutor-palhaço nas atividades do processo seletivo do grupo Especialistas da Alegria, que atua com palhaçosvoluntários no Hospital Erasto Gaertner há seis anos. A pesquisadora, também palhaça, faz parte do grupo há quatro anos. O Especialistas da Alegria é formado, em sua maioria, por sujeitos que não estão inseridos profissionalmente na esfera artística, mas que dialogam com a mesma através da linguagem do palhaço. Percebeu-se uma lacuna em relação a estudos teóricos e práticos da arte da palhaçaria dentro do grupo - o que implicava na dificuldade da construção do palhaço - e, com isso, a necessidade de desenvolver estes estudos partindo do princípio que a figura do palhaço, mesmo em uma esfera não artística como hospitais, é semelhante à atuante em circos, ruas e teatros, mas, altera seu estado a partir do seu cronotopo. Em 2018, iniciou-se um processo seletivo para novos palhaços e o grupo desenvolveu cinco etapas de estudos como dispositivos para que os integrantes, no decorrer do processo, pudessem construir o palhaço que existe em cada um deles. São: 1. Que palhaçada é essa? - apresentação do grupo e a primeira oficina de palhaçaria; 2. Observalhaço - visitas ao hospital para observar a atuação dos palhaços integrantes do grupo; 3. Estudalhaço - estudos com a temática hospitalar e sobre a arte do palhaço; 4. Metendo o nariz onde é chamado - segunda oficina de palhaçaria e improviso experimentando a atuação do palhaço nas ruas de Curitiba; 5. Nariz em treinamento - atuações dos novos palhaços, junto aos já voluntários, no hospital. O corpus da pesquisa é constituído pelos discursos verbo-visuais produzidos por esses sujeitos no decorrer de todo processo. O trabalho está ancorado na perspectiva teórica de Bakhtin e o Círculo e os resultados da análise apontam para: a. A desconstrução do sujeito para a construção do palhaço, b. A alteridade do palhaço constituído a partir do sujeito, da sua relação com o outro e da esfera em que ele está presente, c. A linguagem do doutor-palhaço enquanto arte atuando em esfera não artística. Assim, é possível dialogar com as concepções bakhtinianas de exotopia, alteridade, cronotopo, responsabilidade e responsividade. Palavras-chave: Palhaçaria; Bakhtin; Palhaço de Hospital.Abstract: The present study integrates de debates that take place in the Laboratory of Studies in Performative Education, Languages and Theatricality of the Federal University of Paraná, and wants to understand the meanings of the artistic-pedagogical practices of the clowndoctor in the selection process for the group Especialistas da Alegria, that has been performing with volunteer clowns at the Erasto Gaertner Hospital for six years. The researcher, also a clown, has been part of the group for four years. The group Especialistas da Alegria is composed, in its majority, by individuals that aren't professionally inserted in the artistic sphere but interact with it by the means of the clown language. We noticed a gap between the theoretical and practical studies of the clown art inside the group - which reflected on difficulties in the construction of the clown - and thus the necessity of developing these studies assuming that the clown figure, even in non artistic spheres as hospitals, is similar to the clowns that act in circuses, streets and theaters, but they change their state based on their chronotope. In 2018 there was a selection process for new clowns and the group developed five stages of study as means for the integrants to be able to construct the clown inside each one during the process. The stages were: 1. Que palhaçada é essa? (What kind of clownery is this?) - group presentation and first clownery workshop; 2. Observalhaço (Clownbservation) - hospital visitation to observe the practice of the clowns from the group; 3. Estudalhaço (Clownstudy) - studies on hospital and clownery topics; 4. Metendo o nariz onde é chamado (Sticking one's nose in one's affair) - second clownery workshop and experimental improvisation in Curitiba's streets; 5. Nariz em treinamento (Nosework) - new clown's practice in the hospital with older volunteers. The research corpus consists of verbal and visual discourses stated by the individuals throughout the process. This essay is based on Bakhtin Circle and the results highlight: a. The individual deconstruction in order to construct the clown, b. The alterity of the clown, constituted from the individual, from their connection with the other and the sphere where they are, c. The language of the clown-doctor such as art acting in a non-artistical sphere. Therefore it is possible to dialogue with the bakhtinian concepts of exotopy, alterity, chronotope, responsibility and responsivety. Key words: clownery; Bakhtin; Hospital clown204 p. : il. (algumas color.).application/pdfHospitaisVoluntáriosEducaçãoComo soltar a franga sem deixar a peteca cair : experimentos da Dra. Catavento e o processo de seleção de palhaços no especialistas da alegriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - PATRICIA BUENO PLUSCHKAT.pdfapplication/pdf23407715https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69337/1/R%20-%20T%20-%20PATRICIA%20BUENO%20PLUSCHKAT.pdf7b3fa7738b9c8161b4d9440113f15b3fMD51open access1884/693372021-01-29 11:09:01.537open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69337Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-29T14:09:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como soltar a franga sem deixar a peteca cair : experimentos da Dra. Catavento e o processo de seleção de palhaços no especialistas da alegria
title Como soltar a franga sem deixar a peteca cair : experimentos da Dra. Catavento e o processo de seleção de palhaços no especialistas da alegria
spellingShingle Como soltar a franga sem deixar a peteca cair : experimentos da Dra. Catavento e o processo de seleção de palhaços no especialistas da alegria
Pluschkat, Patricia, 1978-
Hospitais
Voluntários
Educação
title_short Como soltar a franga sem deixar a peteca cair : experimentos da Dra. Catavento e o processo de seleção de palhaços no especialistas da alegria
title_full Como soltar a franga sem deixar a peteca cair : experimentos da Dra. Catavento e o processo de seleção de palhaços no especialistas da alegria
title_fullStr Como soltar a franga sem deixar a peteca cair : experimentos da Dra. Catavento e o processo de seleção de palhaços no especialistas da alegria
title_full_unstemmed Como soltar a franga sem deixar a peteca cair : experimentos da Dra. Catavento e o processo de seleção de palhaços no especialistas da alegria
title_sort Como soltar a franga sem deixar a peteca cair : experimentos da Dra. Catavento e o processo de seleção de palhaços no especialistas da alegria
author Pluschkat, Patricia, 1978-
author_facet Pluschkat, Patricia, 1978-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Pluschkat, Patricia, 1978-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Jean Carlos, 1980-
contributor_str_mv Gonçalves, Jean Carlos, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitais
Voluntários
Educação
topic Hospitais
Voluntários
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-29T14:09:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-29T14:09:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69337
url https://hdl.handle.net/1884/69337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 204 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69337/1/R%20-%20T%20-%20PATRICIA%20BUENO%20PLUSCHKAT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b3fa7738b9c8161b4d9440113f15b3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860364515672064