Espacialidade e personagem : a reconstrução do ethos em Cipriano Salcedo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedra, Nylcéa Thereza de Siqueira, 1988-
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24562
Resumo: Orientador: Paulo Astor Soethe
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spelling Pedra, Nylcéa Thereza de Siqueira, 1988-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasSoethe, Paulo Astor, 1968-2022-08-16T17:45:34Z2022-08-16T17:45:34Z2003Brochhttps://hdl.handle.net/1884/24562Orientador: Paulo Astor SoetheDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 28/11/2003Inclui referênciasÁrea de concentração : Estudos literáriosResumo : A discussão central do presente trabalho procura averiguar a importância da concretização do espaço literário nos romances e de como este espaço contribui para a conformação da personagem e seu referencial ético. Constatando que as definições atribuídas a este elemento narrativo carecem de uma valoração mais acertada da sua participação na trama romanesca, propõe-se uma nova definição e uma proposta de interpretação do mesmo. Terreno fértil para a aplicação de tal proposta é o romance El Hereje de Miguel Delibes, escritor espanhol contemporâneo que tem como característica marcante escrever sobre Castela, sua natureza e suas gentes. Na Valladolid do século XVI, descrita nas quase quinhentas páginas do romance, destacase cada um dos espaços abertos (a cidade e o campo) e fechados (a casa, a porta, a janela, o corpo) aos quais se atribuem um novo significado que não o conhecido "lugar onde as personagens desenvolvem a ação". Destes espaços nasce um homem: Cipriano Salcedo, protagonista do romance, um pequeno burguês que vive no auge comercial de Valladolid e se caracteriza pela incessante busca de abrigo e uma conduta ética exemplar. À narração de sua vida une-se o espaço que além de caracterizar-se como lugar de projeção mútua (personagem-espaço) oportuniza a sua experiência de ser no mundo. A correlação entre o espaço habitado e a busca da correção ética da personagem se faz através da união de duas formas de pensamento humanístico: a Literatura e a Ética. Utilizando o termo grego ethos que traz em si a dupla acepção de morada e hábito verifica-se que o ethos da personagem é, ao mesmo tempo, o espaço ocupado e apropriado por ela como também os hábitos adquiridos através da sua experiência de mundo.Resumen : La propuesta central del presente trabajo busca averiguar la importancia de la concretización del espacio literario en las novelas y de cómo dicho espacio contribuye para la conformación del personaje y su referenciai ético. Constatando que las definiciones atribuidas a este elemento carecen de una valoración más acertada de su participación en la trama novelesca, se propone todavía una nueva definición y una propuesta de interpretación del mismo. Terreno fértil para la aplicación de dicha propuesta es la novela El Hereje de Miguel Delibes, escritor español contemporáneo que tiene por característica fundamental escribir sobre Castilla, su naturaleza y sus gentes. En la Valladolid del siglo XVI, descrita en las casi quinientas páginas que encierran la novela, se destaca cada uno de los espacios abiertos (la ciudad y el campo) y cerrados (la casa, la puerta, la ventana, el cuerpo) a los cuales se atribuye un nuevo significado que no el conocido "lugar donde los personajes desarrollan la acción". De estos espacios nace un hombre: Cipriano Salcedo, protagonista de la novela, un pequeño burgués que vive en el auge comercial de Valladolid y se caracteriza por la interminable búsqueda de abrigo y una conducta ética ejemplar. A la narración de su vida se une el espacio que además de caracterizarse como lugar de proyección mutua (personajeespacio) da oportunidad al personaje de vivir la experiencia de ser en el mundo. La correlación entre el espacio habitado y ia búsqueda de corrección ética del personaje se hace a través de la unión de dos formas de pensamiento humanístico: la Literatura y la Ética. Utilizando el término griego ethos que trae en sí la doble acepción de morada y hábito se verifica que el ethos del personaje es, a la vez, el espacio ocupado y apropiado por él como también los hábitos adquiridos a través de su experiencia de mundo.109 f.application/pdfDisponível em formato digitalDelibes, MiguelÉticaLiteratura e moralLiteratura espanholaPersonagens literariosRedação acadêmicaEspacialidade e personagem : a reconstrução do ethos em Cipriano Salcedoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - PEDRA, NYLCEA THEREZA DE SIQUEIRA.pdfapplication/pdf2984780https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24562/1/D%20-%20PEDRA%2c%20NYLCEA%20THEREZA%20DE%20SIQUEIRA.pdf0e4e850a30c1c44b8ea0c9ad2e2f2940MD51open accessTEXTD - PEDRA, NYLCEA THEREZA DE SIQUEIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain239113https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24562/2/D%20-%20PEDRA%2c%20NYLCEA%20THEREZA%20DE%20SIQUEIRA.pdf.txtf308f1bc47624005e3cce0367aa35d0aMD52open accessTHUMBNAILD - PEDRA, NYLCEA THEREZA DE SIQUEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24562/3/D%20-%20PEDRA%2c%20NYLCEA%20THEREZA%20DE%20SIQUEIRA.pdf.jpg7268edfd5dea6b6a51796f5092005c31MD53open access1884/245622022-08-16 14:45:34.947open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24562Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-16T17:45:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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