Educação infantil : percepções da adequação da Lei 12.796/13 e as relações estabelecidas do Programa Bolsa Família no município de Florestópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Gleicicler Siqueira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53684
Resumo: Orientadora : Profª. Dra. Lilian Costa Castex
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spelling Gonçalves, Gleicicler SiqueiraCastex, Lilian CostaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-06-21T20:29:58Z2021-06-21T20:29:58Z2016https://hdl.handle.net/1884/53684Orientadora : Profª. Dra. Lilian Costa CastexMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O presente artigo tem por finalidade demonstrar a partir desta obrigatoriedade da Lei Federal 12.796/13, como o Município de Florestópolis vem se adequando a esta norma. Apresenta uma análise dos desafios da implementação da obrigatoriedade escolar, na Educação Infantil, para crianças a partir de quatro anos de idade, investigando a situação atual das creches e pré-escolas, relacionadas ao trabalho pedagógico/administrativo e a relevância da frequência escolar para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Os procedimentos metodológicos desse estudo são: a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada, aplicada às diretoras dos CMEIS. Os autores que fundamentaram a minha pesquisa são Kramer (2006), Benevides (2012), Collares (1996), Pontes (1963), Mendonça (2014), Perrenoud (2001) entre outros. Os sujeitos da pesquisa são as diretoras dos cinco (05) CMEIS, totalizando todos os CMEIS existentes no município. Após as entrevistas com as diretoras foi possível concluir que a equipe de gestão dos CMEIS não atribui o Programa Bolsa Família destaque frente a outros programas institucionais que desenvolvem simultaneamente. Em suas narrativas expressaram que não é realizado nenhum trabalho educativo com as famílias beneficiárias nesse segmento de escolarização. Enfim o trabalho por tanto se resume em obrigatoriedade e o controle da presença das crianças na instituição, necessitando de profissionais aptos a atender a necessidade das mesmas sem levar em consideração suas características.1 arquivo 19 p.).application/pdfEducação infantilProgramas de sustentaçao de rendaPolítica públicaEducação infantil : percepções da adequação da Lei 12.796/13 e as relações estabelecidas do Programa Bolsa Família no município de Florestópolisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - GLEICICLER SIQUEIRA GONCALVES.pdfapplication/pdf344012https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53684/1/R%20-%20E%20-%20GLEICICLER%20SIQUEIRA%20GONCALVES.pdfeeae3e592bf8c879788ee7ea25450490MD51open access1884/536842021-06-21 17:29:58.896open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53684Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-21T20:29:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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