Teatro na escola e caminhos de desenvolvimento humano : processos afetivo-cognitivos de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Eunice de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26872
Resumo: Orientador : Profª. Drª. Helga Loos
id UFPR_e6b71e9455259d9a47fb3a8de4161a56
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26872
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLoos-Sant'Ana, Helga, 1967-Oliveira, Maria Eunice de2022-11-22T17:18:12Z2022-11-22T17:18:12Z2010https://hdl.handle.net/1884/26872Orientador : Profª. Drª. Helga LoosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/06/2010Inclui bibliografiaÁrea de concentração: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento HumanoResumo: A arte, em todas as suas formas, é um produto histórico cultural da humanidade e, ao mesmo tempo, elemento essencial na constituição do humano do ser. Contudo, a arte, ainda que inserida no rol das disciplinas escolares obrigatórias no Brasil, tende a ser compreendida na escola como um conhecimento de menor importância e desnecessário à plena formação dos cidadãos. Pretende-se, com este estudo, produzir novos conhecimentos a respeito do papel da arte no desenvolvimento de estudantes, mais precisamente, investigar como a arte teatral o influencia. Realizado junto a um grupo de 15 alunos da 7ª série, com média de 13 anos de idade, em uma escola pública localizada na cidade de Curitiba, esta pesquisa investigou as possibilidades de desenvolvimento psicológico propiciadas por meio da realização de atividades teatrais dentro da instituição escolar. Este estudo fundamentou-se, principalmente, nas ideias de Vygotsky e Schiller. Para Vygotsky, o mais importante representante da teoria histórico-cultural, o sujeito é uma unidade que integra múltiplas dimensões interdependentes; o sujeito constitui e é constituído na interação e reciprocidade de ação com o meio; o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, tipicamente humanas, é um produto da cultura; a arte participa de maneira fundamental do desenvolvimento humano. Para Schiller, poeta e filósofo do romantismo alemão, a arte é o caminho para a liberdade e deve ser a base da educação. As atividades teatrais realizadas no presente estudo incluíram exercícios de aquecimento, dinâmicas grupais, encenações e improvisações teatrais, culminando com a montagem e apresentação de uma adaptação da peça "Romeu e Julieta", de Shakespeare, a qual foi assistida por colegas da escola, professores e familiares dos participantes. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo observação participante, em que se procurou evidências da influência da arte teatral no comportamento dos estudantes e em sua própria visão, expressa por meio de suas falas. Os resultados indicam que as atividades com a arte teatral na escola podem mobilizar e promover um profundo entrelaçamento entre os diversos aspectos das dimensões afetivas, cognitivas, sociais e motoras dos sujeitos participantes, constituindo-se fonte valorosa de desenvolvimento humano.Abstract: Art in all its forms is a historical-cultural product of humanity and, at the same time, an essential element for the human constitution of being. However, art, even though is an obligatory school discipline in Brazil, tends to be understood, at school, as a minor knowledge and unnecessary to the formation of citizens. One intends, with this research, to produce knew knowledge about the role of the arts on students development, more precisely, to investigate how the theatrical arts influences it. Done with a group of 15 students from the 7th grade, about 13 years old in average, from a public school in the city of Curitiba, this research investigated the possibilities of development promoted by working with theatrical activities in the school institution. This study was mainly based on Vygotsky’s and Schiller’s ideas. For Vygotsky, the most important representative of the historical cultural theory, the subject is a unity that integrates multiple interdependent dimensions; the subject constitutes and is constituted in the interaction and action reciprocity with the environment; the development of the high psychological functions, typically human, is a cultural product; the art takes part of human development in a fundamental way. For Schiller, German romantic poet and philosopher, the art is the path to liberty and must be the education’s foundation. The theatrical activities in this study included warm up exercises, dynamics, scene representation and theatrical improvisation, ending up with the production and presentation from Shakespeare’s "Romeu and Julia" adapted for the school fellows, teachers and participants relatives. It is a qualitative study, a participant observation type, in which one looked for evidences of the theatrical art influence shown on participants behavior and on the school children’s point of view expressed on their speech. The results indicate the deep enlacement, interrelation and interaction that the activities with the theatrical arts promote as they mobilize the affective, cognitive, social and motor dimensions of the subjects, constituting themselves as human development source.256 p. : il.application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaArte - Estudo e ensinoTeatro escolarTeatro na educaçãoAfetividadeCogniçãoEducaçãoTeatro na escola e caminhos de desenvolvimento humano : processos afetivo-cognitivos de adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIA EUNICE DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf2694350https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26872/1/R%20-%20D%20-%20MARIA%20EUNICE%20DE%20OLIVEIRA.pdfd1152810f26bbd388360fa5d2747010cMD51open access1884/268722022-11-22 14:18:12.966open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26872Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-22T17:18:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teatro na escola e caminhos de desenvolvimento humano : processos afetivo-cognitivos de adolescentes
title Teatro na escola e caminhos de desenvolvimento humano : processos afetivo-cognitivos de adolescentes
spellingShingle Teatro na escola e caminhos de desenvolvimento humano : processos afetivo-cognitivos de adolescentes
Oliveira, Maria Eunice de
Redação acadêmica
Arte - Estudo e ensino
Teatro escolar
Teatro na educação
Afetividade
Cognição
Educação
title_short Teatro na escola e caminhos de desenvolvimento humano : processos afetivo-cognitivos de adolescentes
title_full Teatro na escola e caminhos de desenvolvimento humano : processos afetivo-cognitivos de adolescentes
title_fullStr Teatro na escola e caminhos de desenvolvimento humano : processos afetivo-cognitivos de adolescentes
title_full_unstemmed Teatro na escola e caminhos de desenvolvimento humano : processos afetivo-cognitivos de adolescentes
title_sort Teatro na escola e caminhos de desenvolvimento humano : processos afetivo-cognitivos de adolescentes
author Oliveira, Maria Eunice de
author_facet Oliveira, Maria Eunice de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loos-Sant'Ana, Helga, 1967-
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Eunice de
contributor_str_mv Loos-Sant'Ana, Helga, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Redação acadêmica
Arte - Estudo e ensino
Teatro escolar
Teatro na educação
Afetividade
Cognição
Educação
topic Redação acadêmica
Arte - Estudo e ensino
Teatro escolar
Teatro na educação
Afetividade
Cognição
Educação
description Orientador : Profª. Drª. Helga Loos
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-22T17:18:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-22T17:18:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26872
url https://hdl.handle.net/1884/26872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 256 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26872/1/R%20-%20D%20-%20MARIA%20EUNICE%20DE%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d1152810f26bbd388360fa5d2747010c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860325268520960