Construção do pensamento sustentável e da consciência ambiental : contribuições do design thinking para o delineamento de atividades de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alessandra Ester de, 1989-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76047
Resumo: Orientador(a): Profa. Dra. Maria das Graças Cleophas Porto
id UFPR_e6e321cce9138394d8729fec6b84c8f4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76047
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Alessandra Ester de, 1989-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaCleophas, Maria das Graças2022-05-31T16:41:44Z2022-05-31T16:41:44Z2022https://hdl.handle.net/1884/76047Orientador(a): Profa. Dra. Maria das Graças Cleophas PortoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 30/03/2022Inclui referências: p. 145-157Resumo: Este trabalho buscou investigar as possíveis contribuições de uma proposta pedagógica para o ensino remoto, cujo intuito era promover a compreensão dos principais objetos que constituem e validam as relações entre meio ambiente, consumo e a complexidade social e ambiental ao observar indícios que denotem a promoção da Consciência Ambiental e do Pensamento Sustentável. Para tanto, utilizamos a Metodologia ativa Design Thinking para construção e aplicação das atividades relacionadas à Educação Ambiental (EA). A pesquisa possui abordagem qualitativa e com procedimento do tipo pesquisa participante. Ela foi desenvolvida com 4 turmas do segundo ano do Ensino Médio, na disciplina de Biologia. Na pesquisa os dados foram coletados durante as etapas de execução da proposta (estudo preliminar, aplicação do plano de ação e avaliação da proposta). Foram utilizados os seguintes instrumentos para a construção de dados: o diário de campo da professora com os registros obtidos durante a intervenção e as atividades desenvolvidas pelos participantes e recolhidas através da plataforma google classroom. Para a investigação dos dados, utilizamos o conjunto de técnicas para Análise de Conteúdo para examinar os dados construídos referentes às atividades textuais e a semiótica de imagens obtidas das tarefas desenvolvidas cujo objetivo consistia em examinar as concepções dos alunos de modo a obter um perfil relacional entre os sujeitos investigados e possíveis mudanças comportamentais que levaram à construção do Pensamento Sustentável e da Consciência Ambiental. Os achados denotam que as atividades propostas contribuíram para uma educação menos tecnicista e apresentam indícios de possíveis mudanças de posturas dos alunos que fizeram parte da proposta ao demonstrarem compreensões dos valores e princípios em relação ao Pensamento Sustentável e Consciência Ambiental.Abstract: This work sought to investigate the possible contributions of a remote project that sought to promote the understanding that constitute and validate the relationships between environment, consumption, and social and environmental complexity by observing signs that denote the promotion of environmental awareness and thinking sustainable. Therefore, we use the active Design Thinking Methodology for the construction and application of activities related to Environmental Education (EE). The research had a qualitative nature, of the participant type, and was developed with 4 classes of the second year of high school, in the discipline of Biology. In the research, data were collected during the project execution stages (preliminary study, application of the action plan, and proposal evaluation). The following instruments were used for data collection: the teacher's field diary with the records obtained during the intervention and the activities developed by the participants in the process and collected through the google classroom platform. We used the Content Analysis technique to investigate the data collected regarding the textual activities and the semiotics of images obtained from the tasks developed to examine the students' conceptions that could provide a relational profile between the investigated subjects and possible behavioral changes that lead to the construction of the Sustainable Thinking and Environmental Awareness. The results showed that the proposed activities contributed to less technical education and present evidence of a change in the attitude of the students who were part of the project with indications for the understanding of the values and principles in relation to Sustainable Thinking and Environmental Awareness.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação ambientalSustentabilidadeDesenvolvimento sustentávelMatemáticaConstrução do pensamento sustentável e da consciência ambiental : contribuições do design thinking para o delineamento de atividades de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALESSANDRA ESTER DE SOUZA.pdfapplication/pdf10965774https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76047/1/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20ESTER%20DE%20SOUZA.pdfb94b547311712dea288f3a3432092d68MD51open access1884/760472022-05-31 13:41:44.659open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76047Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-31T16:41:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção do pensamento sustentável e da consciência ambiental : contribuições do design thinking para o delineamento de atividades de ensino e aprendizagem
title Construção do pensamento sustentável e da consciência ambiental : contribuições do design thinking para o delineamento de atividades de ensino e aprendizagem
spellingShingle Construção do pensamento sustentável e da consciência ambiental : contribuições do design thinking para o delineamento de atividades de ensino e aprendizagem
Souza, Alessandra Ester de, 1989-
Educação ambiental
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Matemática
title_short Construção do pensamento sustentável e da consciência ambiental : contribuições do design thinking para o delineamento de atividades de ensino e aprendizagem
title_full Construção do pensamento sustentável e da consciência ambiental : contribuições do design thinking para o delineamento de atividades de ensino e aprendizagem
title_fullStr Construção do pensamento sustentável e da consciência ambiental : contribuições do design thinking para o delineamento de atividades de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Construção do pensamento sustentável e da consciência ambiental : contribuições do design thinking para o delineamento de atividades de ensino e aprendizagem
title_sort Construção do pensamento sustentável e da consciência ambiental : contribuições do design thinking para o delineamento de atividades de ensino e aprendizagem
author Souza, Alessandra Ester de, 1989-
author_facet Souza, Alessandra Ester de, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Alessandra Ester de, 1989-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cleophas, Maria das Graças
contributor_str_mv Cleophas, Maria das Graças
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Matemática
topic Educação ambiental
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Matemática
description Orientador(a): Profa. Dra. Maria das Graças Cleophas Porto
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-31T16:41:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-31T16:41:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76047
url https://hdl.handle.net/1884/76047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76047/1/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20ESTER%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b94b547311712dea288f3a3432092d68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860450442280960