Avaliação multidimensional da pessoa idosa hospitalizada : curso massivo aberto on-line para enfermeiros
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/86590 |
Resumo: | Orientadora: Prof. Dra. Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em SaúdeHammerschmidt, Karina Silveira de Almeida, 1982-Müller, Zilma2024-02-21T12:08:40Z2024-02-21T12:08:40Z2023https://hdl.handle.net/1884/86590Orientadora: Prof. Dra. Karina Silveira de Almeida HammerschmidtDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde. Defesa : Curitiba, 01/12/2023Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa de desenvolvimento metodológico apresenta a produção de curso online relacionado a avaliação multidimensional da pessoa idosa hospitalizada. Teve como objetivo desenvolver um curso online, aberto e massivo (MOOC) para enfermeiros e graduandos de enfermagem sobre avaliação multidimensional da pessoa idosa hospitalizada. A pesquisa metodológica foi pautada nas cinco etapas, conforme o modelo de ADDIE de design instrucional. A primeira etapa envolveu análise, com a definição de conteúdo a partir de revisão integrativa de literatura. A segunda etapa proporcionou desenho do curso, com definição de objetivos de aprendizagem, atividades, duração e ferramentas do curso. A etapa três foi representada pela criação e edição dos recursos educacionais abertos. Na etapa quatro, ocorreu a hospedagem do conteúdo e mídias no ambiente virtual escolhido. A quinta etapa incluiu a avaliação do conteúdo e aparência por juízes experts. Como resultados, emergiram: 1) uma produção bibliografica (artigo) e 2) três tipos de produtos técnicos (vídeos, ebooks e MOOC). 1) a produção bibliográfica, artigo publicado, intitulado: "Instrumentos de avaliação multidimensional aplicados ao cuidado de enfermagem da pessoa idosa hospitalizada"; 2) 37 vídeos com demonstração prática dos instrumentos de avaliação multidimensional da pessoa idosa hospitalizadas, relacionados aos 12 domínios; 4 e-books e o curso de atualização "Avaliação multidimensional da pessoa idosa hospitalizada". Os materiais foram avaliados por juízes experts (n=13) tendo média no Índice de Validade de Conteudo de 0,9 ou 99,47%. O desenvolvimento do curso possibilitou novas competências, oferecendo conhecimento das dimensões da pessoa idosa e dos instrumentos de avaliação clínica para avaliação criteriosa. Desta forma o profissional tem elementos para elaboração do plano de cuidados, definição de diagnósticos e intervenções direcionadas à pessoa idosa. A tecnologia desenvolvida é capaz de auxiliar os enfermeiros que atuam em ambiente hospitalar a compreender os conceitos da avaliação multidimensional e sua contribuição para os cuidados da pessoa idosa, além de evidenciar a possibilidade de desenvolvimento de recursos educacionais abertos.Abstract: This methodological development research presents the production of an online course related to the multidimensional assessment of hospitalized elderly people. The objective was to develop an open, massive online course (MOOC) for nurses and nursing students on multidimensional assessment of hospitalized elderly people. The methodological research was based on five stages, according to the ADDIE model of instructional design. The first stage involved analysis, with the definition of content based on an integrative literature review. The second stage provided the course design, defining learning objectives, activities, and duration and course tools. Step three was represented by the creation and editing of open educational resources. In step four, the content and media were hosted in the chosen virtual environment. The fifth stage included the evaluation of content and appearance by expert judges. As results, the following emerged: 1) a bibliographic production (article) and 2) three types of technical products (videos, ebooks and MOOC). 1) bibliographical production, published article, entitled: "Multidimensional assessment instruments applied to nursing care for hospitalized elderly people"; 2) 37 videos with practical demonstration of multidimensional assessment instruments for hospitalized elderly people, related to the 12 domains; 4 e-books and the refresher course "Multidimensional assessment of hospitalized elderly people". The materials were evaluated by expert judges (n=13) with an average Content Validity Index of 0.9 or 99.47%. The development of the course enabled new skills, offering knowledge of the dimensions of the elderly person and clinical assessment instruments for careful evaluation. This way, the professional has elements to prepare the care plan, define diagnoses and interventions aimed at the elderly person. The technology developed is capable of helping nurses working in a hospital environment to understand the concepts of multidimensional assessment and its contribution to the care of elderly people, in addition to highlighting the possibility of developing open educational resources.1 recurso online : PDF.application/pdfIdososCuidados - IdososEnfermagem geriátricaEducação permanenteEnsino à distânciaEnfermagemAvaliação multidimensional da pessoa idosa hospitalizada : curso massivo aberto on-line para enfermeirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ZILMA MULLER.pdfapplication/pdf11091220https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86590/1/R%20-%20D%20-%20ZILMA%20MULLER.pdf4aba562b5683979d647ee21fba6db8ceMD51open access1884/865902024-02-21 09:08:40.474open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/86590Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-21T12:08:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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