Arte de guerrilha e ensino de história : abordagem didática da resistência à ditadura civil-militar no Brasil a partir das obras de Cildo Meireles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertoni, Izabella Gomes Lopes, 1981-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56960
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Clóvis Mendes Gruner
id UFPR_e7e1a8382f50552b0b92dc4bcb17d734
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56960
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bertoni, Izabella Gomes Lopes, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaGruner, Clóvis2018-10-05T18:41:27Z2018-10-05T18:41:27Z2018https://hdl.handle.net/1884/56960Orientador: Prof. Dr. Clóvis Mendes GrunerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 26/06/2018Inclui referências: p.225-238Resumo: A presente dissertação de mestrado aborda a utilização de imagens artísticas como fontes para o ensino de História. Parto da ideia de que os docentes da disciplina de História usam bastante as imagens como recurso didático, porém, diversas vezes, essas imagens limitam-se a espelhar a sociedade, sem discuti-la e colocá-la de fato em debate. Diferentemente disso, nesta pesquisa, busquei trabalhar com imagens artísticas enquanto componentes e construtoras da cultura. Escolhi, como recorte temporal, o período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), com destaque para os chamados "anos de chumbo", durante a vigência do AI-5 (1968-1978). A temática que direcionou tal recorte foi a resistência à ditadura por meio da produção artística visual de uma vanguarda nacional que veio a ser conhecida como "arte de guerrilha". Os objetos específicos de análise foram quatro obras produzidas pelo artista plástico Cildo Meireles: Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca-Cola (1970); Tiradentes: Totem-Monumento ao Preso Político (1970), Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Cédula (1975-2013). Ademais, toda a elaboração deste trabalho foi pensada para culminar em uma abordagem didática do conteúdo programático acerca da ditadura civil-militar no Brasil, em sala de aula, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A fim de alcançar esse objetivo, propus-me, em primeiro lugar, realizar uma atividade com as turmas de 9º ano, nas quais eu lecionei esse conteúdo à luz dos resultados das pesquisas obtidas nesta dissertação. Em segundo lugar, propôs-se facultar aos alunos e alunas a produção de uma imagem que evidenciasse alguma questão do presente que gostariam de destacar. Os resultados obtidos com essa atividade demonstraram a importância do uso de imagens como fontes para o ensino de História e de propostas diversificadas na construção significativa de conhecimentos pelos/as estudantes. Palavras-chave: Ensino de história. Cultura visual, mídias e linguagens. Processos históricos recentes. Arte de guerrilha. Ditadura civil-militar. Cildo Meireles.Abstract: This dissertation discusses the use of artistic images as material sources in the teaching of History. Its starting point is the observation that while Elementary school teachers regularly make use of images in History lessons, those are often presented as neutral representations of society, rather than as tools in support of critical reflection. As an alternative to this practice, the work presented here aimed at introducing artistic images as both products and producers of culture. Temporally, it focused on the period of the civil-military dictatorship in Brazil (1964-1985), in particular the so-called "lead years" (1968-1978), in which the state imposed severe censorship conditions on cultural production. The focus on this historical period was driven by the desire to examine the visual arts production of a national avant-guard which came to be known as "guerrilla art" as a form of political resistance. Analysis was centered on four works by the artist Cildo Meireles produced during that period, namely: Insertions in Ideological Circuits: The Coca-Cola Project (1970); Tiradentes: Totem-Monument to the Political Prisoner (1970); Insertions in Ideological Circuits: The Bank Note Project (1975); and a revisitation of Insertions in Ideological Circuits: The Bank Note Project (2013). The main goal of this work was allowing the procution of a didactical approach to be used with 9th grade students, specifically in the course of their studies about the civil-military dictatorship in Brazil. The first step towards that goal was to carry out a activity in which the dictatorship period was discussed in light of the results of the research presented in this dissertation. Following that, students were asked to produce an image which spoke to a current issue they wished to bring attention to. The results of this activity demonstrate both the importance of the use of images as material sources in the teaching of History and of the use of a diversity of approaches in service of the meaningful construction of knowledge by students. Keywords: History teaching. Visual culture, media and languages. Recent historical processes. Guerrilla art. Civil-military dictatorship. Cildo Meireles.249 p. : il. (algumas color.), retrs.application/pdfArte - Aspectos politicos - Brasil - 1964-1985HistóriaMeireles, Cildo, 1948-Brasil - História - 1964-1985Brasil - Política e governo  - 1964-1985Arte de guerrilha e ensino de história : abordagem didática da resistência à ditadura civil-militar no Brasil a partir das obras de Cildo Meirelesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - IZABELLA GOMES LOPES BERTONI.pdfapplication/pdf20059124https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56960/1/R%20-%20D%20-%20IZABELLA%20GOMES%20LOPES%20BERTONI.pdf1e2870e6edfb1f10a58952f14ec60685MD51open access1884/569602018-10-05 15:41:27.849open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56960Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-10-05T18:41:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte de guerrilha e ensino de história : abordagem didática da resistência à ditadura civil-militar no Brasil a partir das obras de Cildo Meireles
title Arte de guerrilha e ensino de história : abordagem didática da resistência à ditadura civil-militar no Brasil a partir das obras de Cildo Meireles
spellingShingle Arte de guerrilha e ensino de história : abordagem didática da resistência à ditadura civil-militar no Brasil a partir das obras de Cildo Meireles
Bertoni, Izabella Gomes Lopes, 1981-
Arte - Aspectos politicos - Brasil - 1964-1985
História
Meireles, Cildo, 1948-
Brasil - História - 1964-1985
Brasil - Política e governo  - 1964-1985
title_short Arte de guerrilha e ensino de história : abordagem didática da resistência à ditadura civil-militar no Brasil a partir das obras de Cildo Meireles
title_full Arte de guerrilha e ensino de história : abordagem didática da resistência à ditadura civil-militar no Brasil a partir das obras de Cildo Meireles
title_fullStr Arte de guerrilha e ensino de história : abordagem didática da resistência à ditadura civil-militar no Brasil a partir das obras de Cildo Meireles
title_full_unstemmed Arte de guerrilha e ensino de história : abordagem didática da resistência à ditadura civil-militar no Brasil a partir das obras de Cildo Meireles
title_sort Arte de guerrilha e ensino de história : abordagem didática da resistência à ditadura civil-militar no Brasil a partir das obras de Cildo Meireles
author Bertoni, Izabella Gomes Lopes, 1981-
author_facet Bertoni, Izabella Gomes Lopes, 1981-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertoni, Izabella Gomes Lopes, 1981-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gruner, Clóvis
contributor_str_mv Gruner, Clóvis
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Aspectos politicos - Brasil - 1964-1985
História
Meireles, Cildo, 1948-
Brasil - História - 1964-1985
Brasil - Política e governo  - 1964-1985
topic Arte - Aspectos politicos - Brasil - 1964-1985
História
Meireles, Cildo, 1948-
Brasil - História - 1964-1985
Brasil - Política e governo  - 1964-1985
description Orientador: Prof. Dr. Clóvis Mendes Gruner
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-05T18:41:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-05T18:41:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56960
url https://hdl.handle.net/1884/56960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 249 p. : il. (algumas color.), retrs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56960/1/R%20-%20D%20-%20IZABELLA%20GOMES%20LOPES%20BERTONI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e2870e6edfb1f10a58952f14ec60685
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860481468596224