Integração ensino-serviço-comunidade no âmbito rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alvino Camilo da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79111
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Deivisson Vianna Dantas dos Santos
id UFPR_e851fef82ff922feb9170c746545c240
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79111
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Alvino Camilo daFraiz, Ipojucan Calixto, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da FamíliaSantos, Deivisson Vianna Dantas dos2022-10-17T19:03:04Z2022-10-17T19:03:04Z2022https://hdl.handle.net/1884/79111Orientador: Prof. Dr. Deivisson Vianna Dantas dos SantosCoorientador: Prof. Dr. Ipojucan Calixto FraizDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde de Família. Defesa : Curitiba, 26/08/2022Inclui referênciasResumo: A integração ensino serviço tem sido um desafio para os cursos de medicina, com as últimas diretrizes curriculares nacionais de 2014 e a reformulação nos currículos dos cursos de medicina os acadêmicos devem se integrar desde o início do curso prioritariamente nas unidades de saúde de atenção primária no sistema único de saúde (SUS). No âmbito rural, esses desafios se tornam ainda maiores, em razão de uma série de características singulares que as unidades de saúde rurais têm, como: distância das cidades, estruturas físicas inadequadas, falta de insumos, dificuldades de acesso a profissionais etc. Este trabalho é um recorte da pesquisa "Integração Ensino Serviço na Implantação de Cursos de Medicina no Paraná" e abordou as características e particularidades da integração ensino serviço no âmbito rural na estratégia de saúde da família (ESF) Interior Oeste em Toledo no Paraná, por meio de quinze entrevistas semiestruturadas, sendo que foram entrevistados três trabalhadores, seis estudantes de medicina e seis usuários do serviço da ESF atendidos por estes estudantes sob a supervisão de um preceptor selecionado pela Universidade, tratando-se de um estudo qualitativo descritivo. Os dados foram analisados através da hermenêutica, neles predominaram pontos positivos, tanto nos relatos dos alunos, como profissionais de saúde e usuários do serviço. Os estudantes de medicina demonstravam receio de fazer o estágio rural, percepção que mudou após as dez semanas de estágio. Constatou-se também que o estágio aconteceu de forma não institucionalizada e sim porque o preceptor selecionado estava lotado no serviço de saúde rural.Abstract: The teaching-service integration has been a challenge for medical courses, with the latest national curriculum guidelines of 2014 and the reformulation in the curricula of medical courses, academics must be integrated from the beginning of the course, primarily in the primary care health units in the single health system (SUS). In rural areas, these challenges become even greater, due to a series of unique characteristics that rural health units have, such as: distance from cities, inadequate physical structures, lack of supplies, difficulties in accessing professionals, etc. This work is an excerpt from the research "Service Teaching Integration in the Implementation of Medicine Courses in Paraná" and addressed the characteristics and particularities of the service teaching integration in the rural context in the Family Health Strategy (ESF) Interior Oeste in Toledo in Paraná, by through fifteen semi-structured interviews, in which three workers, six medical students and six users of the FHS service attended by these students were interviewed under the supervision of a preceptor selected by the University, in a descriptive qualitative study. The data were analyzed through hermeneutics, in which positive points predominated, both in the reports of students, health professionals and service users. The medical students showed fear of doing the rural internship, a perception that changed after the ten weeks of internship. It was also found that the internship took place in a non-institutionalized way, but because the selected preceptor was assigned to the rural health service.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação medicaPopulação ruralEstudantes de medicinaSaúde ruralIntegração ensino-serviço-comunidade no âmbito ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALVINO CAMILO DA SILVA.pdfapplication/pdf3963261https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79111/1/R%20-%20D%20-%20ALVINO%20CAMILO%20DA%20SILVA.pdf47a4c631061bf1961cfaa91ceb86ef25MD51open access1884/791112022-10-17 16:03:04.625open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79111Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-17T19:03:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração ensino-serviço-comunidade no âmbito rural
title Integração ensino-serviço-comunidade no âmbito rural
spellingShingle Integração ensino-serviço-comunidade no âmbito rural
Silva, Alvino Camilo da
Educação medica
População rural
Estudantes de medicina
Saúde rural
title_short Integração ensino-serviço-comunidade no âmbito rural
title_full Integração ensino-serviço-comunidade no âmbito rural
title_fullStr Integração ensino-serviço-comunidade no âmbito rural
title_full_unstemmed Integração ensino-serviço-comunidade no âmbito rural
title_sort Integração ensino-serviço-comunidade no âmbito rural
author Silva, Alvino Camilo da
author_facet Silva, Alvino Camilo da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Fraiz, Ipojucan Calixto, 1955-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alvino Camilo da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Deivisson Vianna Dantas dos
contributor_str_mv Santos, Deivisson Vianna Dantas dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação medica
População rural
Estudantes de medicina
Saúde rural
topic Educação medica
População rural
Estudantes de medicina
Saúde rural
description Orientador: Prof. Dr. Deivisson Vianna Dantas dos Santos
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-17T19:03:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-17T19:03:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79111
url https://hdl.handle.net/1884/79111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79111/1/R%20-%20D%20-%20ALVINO%20CAMILO%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 47a4c631061bf1961cfaa91ceb86ef25
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860688941940736