Educação prioritária e superação de desigualdades educacionais em Curitiba : problematização dos efeitos iniciais do Projeto Equidade articulado ao Programa Bolsa Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tirzá Ben-Hur de Almeida de, 1970-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58619
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Andréa Barbosa Gouveia
id UFPR_e880b7a457879325956d1ad3b434c05d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58619
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Tirzá Ben-Hur de Almeida de, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGouveia, Andréa Barbosa, 1974-2022-05-10T14:13:21Z2022-05-10T14:13:21Z2017https://hdl.handle.net/1884/58619Orientadora: Prof.ª Dr.ª Andréa Barbosa GouveiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2017Inclui referências: p.174-182Resumo: Esta pesquisa, cujo objeto foi o encontro do Projeto Equidade na Educação (PEE) e do Programa Bolsa Família (PBF), teve como objetivo analisar o PEE, verificando se e como essa política pública em implantação na RME-Curitiba entre 2015-2016 contribuiu, juntamente com o PBF, para reduzir a desigualdade educacional nessa rede, aumentando a proficiência e reduzindo as taxas de evasão e retenção de estudantes pobres e muito pobres. Teve como aporte teórico-metodológico literatura sobre avaliação de políticas públicas e pobreza, miséria, justiça simples e complexa, escola justa e eficaz, educação prioritária. O esquema utilizado para avaliação e seu aporte teórico-metodológico baseiam-se em literatura de avaliação de políticas públicas (SECCHI (2008, 2009, 2010; BELLONI, MAGALHÃES E SOUSA, 2007). Para análise dos dados, empregaram-se ainda as categorias teóricas pobreza e miséria (BARROS, CARVALHO e FRANCO, 2006; LOUREIRO et al., 2010; JANUZZI et al. 2014), justiça simples e justiça complexa (WALZER, 2003), escola justa e eficaz (CRAHAY, 2000, 2007, 2013; DUBET, 2008, 2011) e políticas de educação prioritária (SOARES, 2010; ROLO, 2011; CHRISTÓVÃO e BRANCO, 2014; ROCHEX, 2011; CHRISTOVÃO e BRANCO, 2014; CANÁRIO, 2001; LOPES, 2011). Tais categorias foram escolhidas por ajudarem a explicar a escolha de políticas educacionais e mesmo sua forma de construção a depender do projeto de sociedade e de Estado que esteja em jogo. Para isso, analisaram-se dados quantitativos e qualitativos por meio de procedimentos metodológicos como estudo bibliográfico, análise documental e entrevistas. Ao final, o estudo evidenciou que políticas de educação prioritária como o PEE têm potencial para reduzir a desigualdade educacional desde que coadunadas a políticas de combate à desigualdade social. Palavras-chave: Educação. Pobreza. Desigualdade Educacional. Políticas Educacionais. Programa Bolsa Família. Projeto Equidade na Educação.Abstract: This research, whose objective was the meeting of the Equidade na Educação Project (PEE) and the Bolsa Família Program (PBF), aimed to analyze the PEE, verifying if and how this public policy in implementation in RME-Curitiba between 2015-2016 contributed, together with the PBF, to reduce educational inequality in this network by increasing proficiency and reducing the rates of dropout and retention of poor and very poor students. It had as theoretical-methodological contribution literature on evaluation of public policies and poverty, misery, simple and complex justice, fair and effective school, priority education. The framework used for evaluation and its theoreticalmethodological contribution are based on public policy evaluation literature (SECCHI (2008, 2009, 2010, BELLONI, MAGALHÃES and SOUSA, 2007). (WALZER, 2003), a fair and effective school (CRAHAY, 2000, 2007, 2013), a theory of poverty and misery (BARROS, CARVALHO and FRANCO, 2006, LOUREIRO et al., 2010, JANUZZI et al. , DUBET, 2008, 2011) and priority education policies (SOARES, 2010, ROLO, 2011, CHRISTÓVÃO and BRANCO, 2014, ROCHEX, 2011, CHRISTOVÃO and BRANCO, 2014, CANÁRIO, 2001 and LOPES, 2011). for helping to explain the choice of educational policies and even their form of construction depending on the project of society and state that is at stake.For this, quantitative and qualitative data were analyzed through methodological procedures such as bibliographic study, documentary analysisand interviews. In the end, the study showed that priority education policies such as PEE have the potential to reduce educational inequality since they are compatible with policies to combat social inequality. Keywords: Education. Poverty. Educational Inequality. Educational Policy. Bolsa Família Program. Equidade na Educação Project.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Aspectos políticosEducaçãoPrograma Bolsa Família (Brasil)PobrezaIgualdade na educaçãoEducação prioritária e superação de desigualdades educacionais em Curitiba : problematização dos efeitos iniciais do Projeto Equidade articulado ao Programa Bolsa Famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TIRZA BEN HUR DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf3590183https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58619/1/R%20-%20D%20-%20TIRZA%20BEN%20HUR%20DE%20ALMEIDA.pdf0647490b8e89492b7c6f4cbae263f2e7MD51open access1884/586192022-05-10 11:13:21.617open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58619Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-10T14:13:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação prioritária e superação de desigualdades educacionais em Curitiba : problematização dos efeitos iniciais do Projeto Equidade articulado ao Programa Bolsa Família
title Educação prioritária e superação de desigualdades educacionais em Curitiba : problematização dos efeitos iniciais do Projeto Equidade articulado ao Programa Bolsa Família
spellingShingle Educação prioritária e superação de desigualdades educacionais em Curitiba : problematização dos efeitos iniciais do Projeto Equidade articulado ao Programa Bolsa Família
Souza, Tirzá Ben-Hur de Almeida de, 1970-
Educação - Aspectos políticos
Educação
Programa Bolsa Família (Brasil)
Pobreza
Igualdade na educação
title_short Educação prioritária e superação de desigualdades educacionais em Curitiba : problematização dos efeitos iniciais do Projeto Equidade articulado ao Programa Bolsa Família
title_full Educação prioritária e superação de desigualdades educacionais em Curitiba : problematização dos efeitos iniciais do Projeto Equidade articulado ao Programa Bolsa Família
title_fullStr Educação prioritária e superação de desigualdades educacionais em Curitiba : problematização dos efeitos iniciais do Projeto Equidade articulado ao Programa Bolsa Família
title_full_unstemmed Educação prioritária e superação de desigualdades educacionais em Curitiba : problematização dos efeitos iniciais do Projeto Equidade articulado ao Programa Bolsa Família
title_sort Educação prioritária e superação de desigualdades educacionais em Curitiba : problematização dos efeitos iniciais do Projeto Equidade articulado ao Programa Bolsa Família
author Souza, Tirzá Ben-Hur de Almeida de, 1970-
author_facet Souza, Tirzá Ben-Hur de Almeida de, 1970-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Tirzá Ben-Hur de Almeida de, 1970-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gouveia, Andréa Barbosa, 1974-
contributor_str_mv Gouveia, Andréa Barbosa, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Aspectos políticos
Educação
Programa Bolsa Família (Brasil)
Pobreza
Igualdade na educação
topic Educação - Aspectos políticos
Educação
Programa Bolsa Família (Brasil)
Pobreza
Igualdade na educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Andréa Barbosa Gouveia
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-10T14:13:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-10T14:13:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58619
url https://hdl.handle.net/1884/58619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58619/1/R%20-%20D%20-%20TIRZA%20BEN%20HUR%20DE%20ALMEIDA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0647490b8e89492b7c6f4cbae263f2e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860393999532032