Aquisição da noção de espaço pela criança com Síndrome de Down, no atendimento de estimulação precoce
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Data de Publicação: | 2007 |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBolsanello, Maria Augusta, 1948-Omairi, Claudia2023-07-24T15:32:39Z2023-07-24T15:32:39Z2007https://hdl.handle.net/1884/8448Orientadora: Maria Augusta BolsanelloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografiaResumo : Este estudo investiga em que níveis da noção de espaço encontram-se crianças com Síndrome de Down, freqüentadoras do programa de estimulação precoce. Participam da pesquisa oito crianças com idades entre 7 meses e 4 anos e vinte e cinco dias, em atendimento de estimulação precoce em uma Escola Especial localizada na cidade de Curitiba, Paraná. Para os procedimentos de coleta de dados, elegeu-se o método clínico, proposto por Jean Piaget, combinando as observações das ações espontâneas das crianças, com aplicação das provas. A análise qualitativa revela que: a) oito crianças demonstram ter construído a noção de espaço; b) quatro crianças apresentam construções muito próximas ao das idades preconizadas pela teoria piagetiana; c) três crianças apresentam um distanciamento mais expressivo no que condiz à idade; d) uma criança não se pode concluir se já não teria apresentado características do seu subestágio na idade esperada. Conclui que as crianças com Síndrome de Down constroem a noção de espaço, de forma sucessiva, nas mesmas etapas encontradas por Piaget em seus estudos. Que o distanciamento apresentado por três crianças tem provável origem na demora para início do atendimento em estimulação precoce, como também problemas de desatenção que acompanham estas crianças parecem interferir. Enfatiza-se a necessidade de profissionais das áreas afins pesquisarem e documentarem mais sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças pequenas com necessidades especiais, para que as mesmas sejam vistas como um ser sim muito especial como todas as crianças são, mas acima de tudo como um ser biopsicossocial que age, sente e produz. Salienta também a necessidade de programas de políticas públicas acerca de atendimentos de estimulação precoce.Abstract: This study investigates in which level of the space notion are the children with Down syndrome, who participated in the early intervention. Eight children with ages between seven months and fours years participated of the sample, in the early intervention in a Special School, in the city of Curitiba, Paraná. For the procedures of the collect data, elects the clinical method, proposed by Jean Piaget, matching the observations of the children' spontaneous actions, with application of tests. The qualitative analysis of the data reveals that: a) eight children demonstrated to have built the space notion; b) four children presented constructions very close to the ages praised Piaget's theory; c) three children presented an estrangement more expressive related to their age; d) one child can not be include if already have presented characteristics of their level in the expected age. We can conclude that the children with Down Syndrome built the space notion, in a successive way, in the same stages proposed by Piaget in his studies. The estrangement presented by three children has probable caused originated by the delay of the attendance in early intervention, as also the attention problems can come along with these children and it can be interfere. These points out the need of the professionals of related areas researches and writes about cognitive development in the little kid with special needs, in order to these children are been seen as human being very special as all the others children are, but above of everything as biopsichosocial human being that acts, feels and makes. Also, pointed the needs of the programs of public political around of the treatment of early intervention.88 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalDown, Síndrome dePercepção espacial em criançasRedação acadêmicaEducaçãoAquisição da noção de espaço pela criança com Síndrome de Down, no atendimento de estimulação precoceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALOMAIRI,C. 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