Violência na sala de aula à luz da psicanálise e da educação para a paz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brooks, Silmalila Remedios
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41246
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sidney Nilton de Oliveira
id UFPR_e8f9a9c0ed3a5a1c86bc6f7972eca05a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41246
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaOliveira, Sidney Nilton de, 1964-Brooks, Silmalila Remedios2023-06-28T18:13:04Z2023-06-28T18:13:04Z2015https://hdl.handle.net/1884/41246Orientador: Prof. Dr. Sidney Nilton de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 17/04/2015Inclui referências : f. 129-143Resumo: A violência é um fenômeno presente nas sociedades humanas e não pertence a uma única cultura, classe social ou econômica. A presente pesquisa bibliográfica tem por objetivo oferecer um panorama conceitual e uma revisão de literatura mediática que permita analisar a violência na sala de aula à luz da Psicanálise e da Educação para a Paz. As pesquisas consultadas e a multiplicidade de notícias relacionadas à violência na sala de aula referidas na mídia indicam que a violência é um fenômeno presente nas salas de aula do Brasil, como também na América Latina e Europa. Na sala de aula podem ocorrer três tipos diferentes de violência: a violência do professor contra o aluno, a violência do aluno contra o professor e a violência entre alunos (que tem sua principal representação no bullying). As contribuições da Psicanálise e da Educação para a Paz fornecem teorias que podem auxiliar na compreensão da violência na sala de aula. Os diferentes autores destas duas linhas teóricas concordam em que violência não é sinônimo de agressividade. A agressividade é constitutiva do ser humano, necessária para seu desenvolvimento físico, intelectual e para sua sobrevivência. De forma contrária, a violência não e natural, é o uso da agressividade com fins destrutivos, é o desrespeito e a negação do outro. A violência tem um componente biológico, mas é principalmente aprendida no contexto em que esteja inserido o ser humano. Todos os indivíduos que interagem na sala de aula merecem respeito, tolerância e compreensão, tanto professores quanto alunos. Nenhuma circunstância justifica o uso da violência. A sala de aula é um lugar onde crianças e adolescentes passam um tempo considerável, e muitas das coisas que acontecem nessa etapa escolar são lembradas durante toda a vida. Para prevenir as manifestações de violência dentro da sala de aula é preciso formar professores com técnicas e conhecimentos adequados para enfrentar esta problemática, assim como fomentar uma responsabilidade conjunta entre família e a escola. Uma educação que favoreça o respeito, a tolerância, o diálogo e a resolução pacífica de conflitos permitiria atingir o objetivo de reduzir a violência dentro da sala de aula. Palavras-Chave: Violência na sala de aula, Violência, Violência escolar, Educação, Psicanálise, Educação para a Paz, Bullying.Abstract: Violence is a phenomenon present in human societies and does not belong to a single culture or socioeconomic class. The aim of this bibliographical research is to provide an conceptual overview and a review of several media sources that would allow analyzing violence in the classroom from the perspective of Psychoanalysis and Peace Education. The publications reviewed and the wealth of news related to violence in the classroom reported in the media indicates that violence is a phenomenon present in Brazilian classrooms, as well as in Latin America and Europe. In the classroom may occur three different types of violence: the violence of the teacher against the student, the violence of the student against the teacher and violence among students (bullying being its main representation). The contributions from Psychoanalysis and Peace Education provide a theoretical background that could help understanding the violence in the classroom. The different authors of these two theories agree that violence is not synonymous with aggressiveness. Aggression is natural to the human beings, and it's necessary for their physical and intellectual development, as well for their survival. On the other hand, violence is not natural, is the use of aggressiveness with destructive purposes, it is the disrespect and denial of the other. Violence has a biological component, but it is mainly learned in the environment where the individual is inserted. All the people interacting in the classroom deserve respect, tolerance and understanding, teachers and students alike. No circumstances justify the use of violence. The classroom is a place where children and adolescents spend a considerable amount of time, and many of the things that happen in this stage are remembered for a lifetime. To prevent occurrences of violence in the classroom is essential to appropriately train teachers with skills and knowledge to confront this problem, and is also important to promote a shared responsibility between family and school. An education that encourages respect, tolerance, dialogue and peaceful resolution of conflicts could achieve the goal of reducing violence in the classroom. Keywords: Violence in the classroom, Violence, Scholar violence, Education, Psychoanalysis, Peace Education, Bullying.143 f.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologiaPsicanálise e educaçãoViolência na escolaConstrução da pazJovens e violênciaViolência na sala de aula à luz da psicanálise e da educação para a pazinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - SILMALILA REMEDIOS BROOKS.pdf.txtExtracted Texttext/plain286079https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41246/1/R%20-%20D%20-%20SILMALILA%20REMEDIOS%20BROOKS.pdf.txte77b53283190084d6395bfbb440db50dMD51open accessORIGINALR - D - SILMALILA REMEDIOS BROOKS.pdfapplication/pdf1417224https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41246/2/R%20-%20D%20-%20SILMALILA%20REMEDIOS%20BROOKS.pdf24ca6a0cb61832f015674097cbc21dacMD52open accessTHUMBNAILR - D - SILMALILA REMEDIOS BROOKS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41246/3/R%20-%20D%20-%20SILMALILA%20REMEDIOS%20BROOKS.pdf.jpg7dfd0e48f98e64286f32c8440f97d7e7MD53open access1884/412462023-06-28 15:13:04.7open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41246Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-28T18:13:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Violência na sala de aula à luz da psicanálise e da educação para a paz
title Violência na sala de aula à luz da psicanálise e da educação para a paz
spellingShingle Violência na sala de aula à luz da psicanálise e da educação para a paz
Brooks, Silmalila Remedios
Psicologia
Psicanálise e educação
Violência na escola
Construção da paz
Jovens e violência
title_short Violência na sala de aula à luz da psicanálise e da educação para a paz
title_full Violência na sala de aula à luz da psicanálise e da educação para a paz
title_fullStr Violência na sala de aula à luz da psicanálise e da educação para a paz
title_full_unstemmed Violência na sala de aula à luz da psicanálise e da educação para a paz
title_sort Violência na sala de aula à luz da psicanálise e da educação para a paz
author Brooks, Silmalila Remedios
author_facet Brooks, Silmalila Remedios
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Sidney Nilton de, 1964-
dc.contributor.author.fl_str_mv Brooks, Silmalila Remedios
contributor_str_mv Oliveira, Sidney Nilton de, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicanálise e educação
Violência na escola
Construção da paz
Jovens e violência
topic Psicologia
Psicanálise e educação
Violência na escola
Construção da paz
Jovens e violência
description Orientador: Prof. Dr. Sidney Nilton de Oliveira
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-28T18:13:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-28T18:13:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41246
url https://hdl.handle.net/1884/41246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41246/1/R%20-%20D%20-%20SILMALILA%20REMEDIOS%20BROOKS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41246/2/R%20-%20D%20-%20SILMALILA%20REMEDIOS%20BROOKS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41246/3/R%20-%20D%20-%20SILMALILA%20REMEDIOS%20BROOKS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e77b53283190084d6395bfbb440db50d
24ca6a0cb61832f015674097cbc21dac
7dfd0e48f98e64286f32c8440f97d7e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898806421356544