Mediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva : colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hirata, Cely Kaori, 1983-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70248
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Rossano Silva
id UFPR_e909b00dadce362fde8ef6b69ec5355d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70248
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Hirata, Cely Kaori, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Rossano, 1978-2021-05-11T15:24:30Z2021-05-11T15:24:30Z2020https://hdl.handle.net/1884/70248Orientador: Prof. Dr. Rossano SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/11/2020Inclui referências: p. 217-223Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central analisar como o processo de ressignificação de imagens poderia contribuir para a ampliação de atitude reconstrutiva de estudantes da educação básica a partir de experimentação com colagem digital na disciplina de Arte. Como metodologia de trabalho, foi desenvolvida pela professora-pesquisadora uma intervenção pedagógica junto a estudantes de ensino médio de uma escola pública situada no município de Jaguariaíva/PR. Mediante abordagem de ensino que parte de uma perspectiva autorreflexiva em relação às manifestações da cultura visual presentes na vida dos estudantes, os caminhos desta investigação foram orientados a partir da seguinte problemática: De que maneira a mediação docente poderia gerar experiências reconstrutivas afetando aqueles que delas partilham, a começar pelo próprio agente propositor da ação? Para a etapa de coleta e análise de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: caderno de anotações da professora-pesquisadora, assim como elementos orais, escritos e visuais dos participantes. Sobre os resultados observados, pôde-se verificar que as proposições desenvolvidas neste projeto contribuíram para o favorecimento da autoconsciência do estudante através do exercício da ressignificação de suas narrativas com a apropriação de imagens que habitam e dialogam com as suas versões e visões sobre o mundo. Embora os estudantes pertençam à geração de usuários habituados ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, o presente estudo aponta para horizontes possíveis em relação às discussões acerca da cultura de consumo e uso de ferramentas digitais para produção reflexiva de conteúdos. Por fim, a relevância do estudo também se configura na problematização de questões relativas à cultura visual pelo viés do letramento midiático na educação, de maneira que esse trabalho possa contribuir com os estudos relacionados aos modos de percepção de determinadas fontes de imagem em relação à construção das representações sociais de diferentes épocas e lugares, provocando os estudantes a refletirem sobre como a linguagem visual presente em diferentes mídias digitais imbrica-se nos aspectos reforçadores de narrativas tanto dominantes quanto marginais de diferentes contextos sociais. Palavras-chave: Mediação. Cultura visual. Colagem digital. Intervenção pedagógica. Experiência reconstrutiva.Abstract: The main objective of this research was to analyze how the image re-signify process could contribute to the expansion of the reconstructive attitude of basic education students from experimentation with digital collage in the Art subject. As a work methodology, the teacher-researcher was developed a pedagogical intervention whith high school students from a public school in the municipality of Jaguariaíva/PR. Through a teaching approach that starts from a self-reflective perspective in relation to the manifestations of visual culture present in the students' lives, the paths of this investigation were guided by the following question: How can teaching mediation generate reconstructive experiences affecting those who share them, starting with the agent who proposes the action? Were used the following instruments for the stage of data collection and analysis: teacher-researcher?s notebook, as well as oral, written and visual elements of the participants. Regarding the results obtained, it was possible to verify that the propositions developed in this project contributed to the favoring of the student's self-awareness through the exercise of re-signify their narratives with the appropriation of images that reside and dialogue with their versions and views about the world. Although students belong to the generation of users accustomed to the use of digital information and communication technologies, the present study points to possible horizons in relation to discussions about consumer culture and the use of digital tools for reflective content production. Finally, the relevance of the study is also configured in the problematization of issues related to visual culture through the via of media literacy in education, so that this work can contribute to studies related to the modes of perception of certain image sources in relation to the construction of social representations of different times and places, causing learning actors to reflect on how the visual language present in different digital media is embedded in the reinforcing aspects of both dominant and marginal narratives from different social contexts. Keywords: Mediation. Visual culture. Digital collage. Pedagogical intervention. Reconstructive experience.1 arquivo (246 p.) : il. (algumas color.).application/pdfPedagogia criticaArte digitalTrabalho docenteTecnologia - Aspectos sociaisCognição e culturaComunicação visualEducaçãoMediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva : colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CELY KAORI HIRATA.pdfapplication/pdf6921158https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70248/1/R%20-%20D%20-%20CELY%20KAORI%20HIRATA.pdf0afb26780e028daff7f455cc9e2c5b34MD51open access1884/702482021-05-11 12:24:30.486open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70248Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-11T15:24:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva : colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagens
title Mediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva : colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagens
spellingShingle Mediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva : colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagens
Hirata, Cely Kaori, 1983-
Pedagogia critica
Arte digital
Trabalho docente
Tecnologia - Aspectos sociais
Cognição e cultura
Comunicação visual
Educação
title_short Mediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva : colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagens
title_full Mediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva : colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagens
title_fullStr Mediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva : colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagens
title_full_unstemmed Mediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva : colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagens
title_sort Mediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva : colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagens
author Hirata, Cely Kaori, 1983-
author_facet Hirata, Cely Kaori, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Hirata, Cely Kaori, 1983-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rossano, 1978-
contributor_str_mv Silva, Rossano, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia critica
Arte digital
Trabalho docente
Tecnologia - Aspectos sociais
Cognição e cultura
Comunicação visual
Educação
topic Pedagogia critica
Arte digital
Trabalho docente
Tecnologia - Aspectos sociais
Cognição e cultura
Comunicação visual
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Rossano Silva
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-11T15:24:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-11T15:24:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70248
url https://hdl.handle.net/1884/70248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (246 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70248/1/R%20-%20D%20-%20CELY%20KAORI%20HIRATA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0afb26780e028daff7f455cc9e2c5b34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860727163584512