Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Joelma Rodrigues Paes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/75694
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Elisa Maria Dalla-Bona
id UFPR_e9f1ebce2af603f9430cf1a7d33cc17b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/75694
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Nóbrega, Joelma Rodrigues PaesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoDalla-Bona, Elisa Maria, 1961-2022-05-17T14:27:57Z2022-05-17T14:27:57Z2022https://hdl.handle.net/1884/75694Orientadora: Profa. Dra. Elisa Maria Dalla-BonaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 23/02/2022Inclui referências: p. 139-147Resumo: A presente pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, contendo o seguinte questionamento de estudo: a formação continuada de alfabetizadores contribui para a implementação de práticas de leitura literária no ciclo de alfabetização? Seu objetivo geral foi investigar as contribuições da formação continuada de alfabetizadores do PNAIC/2013, para a implementação de práticas pedagógicas no ensino da literatura de uma professora da rede municipal de ensino de Porto Amazonas, Paraná. A produção dos dados de pesquisa respaldou-se nos materiais utilizados na implementação e formação do PNAIC/2013, do conteúdo de entrevista com essa professora e dos cadernos com as atividades produzidas por seus alunos, voltadas às práticas de leitura literária. O referencial teórico partiu, principalmente, dos paradigmas do ensino da literatura de Cosson (2006, 2009, 2014, 2016, 217, 2018, 2020), das estratégias de leitura de Solé (1998), das concepções sobre a formação escolar para a leitura e escrita literária de Colomer (2007) e de estudiosos do campo da alfabetização e letramento, como, Soares (2020). Evidenciamos a contribuição da formação do PNAIC/2013, como política pública voltada à formação dos professores alfabetizadores, desenvolvendo concepções e procedimentos sobre ensino, aprendizagem, leitura e escrita. Os resultados assinalaram a eficácia das atividades, bem como da metodologia para construção e consolidação do letramento literário, e a importância da partilha de leituras entre os alunos como forma de incentivo à formação do leitor. Destacamos a contribuição da formação, no que tange ao trabalho com a leitura literária para reflexão e tomada de atitude, e para melhoria da prática pedagógica utilizada no ambiente da sala de aula da professora do Ensino Fundamental, sob orientação da política do PNAIC/2013. Isso revela que é possível desenvolver o letramento literário na escola, desde que seja feito um trabalho de mediação pelo professor, de modo a conduzir o aluno por atividades que despertem a reflexão, a exploração, a análise para construção e reconstrução dos sentidos do texto literário. Salientamos que a prática precisa ser planejada e intencional, com objetivos bem definidos para uma aprendizagem significativa da literatura.Abstract: The present research is of a qualitative nature, of the case study type, containing the following study question: did the continuing education of literacy teachers contribute to the implementation of literary reading practices in the literacy cycle? Its general objective was to investigate the contributions of the continuing education of literacy teachers of the PNAIC/2013, for the implementation of pedagogical practices in the teaching of literature of a teacher from the municipal school system in Porto Amazonas, Paraná. The production of research data was supported by the materials used in the implementation and formation of the PNAIC/2013, the content of the interview with this teacher and the notebooks with the activities produced by her students, aimed at the practices of literary reading. The theoretical framework came mainly from the paradigms of teaching literature by Cosson (2006, 2009, 2014, 2017, 2018 ,2020), from the reading strategies of Solé (1998), from the conceptions of school education for reading and literary writing by Colomer (2007) and scholars in the field of literacy, such as Soares (2020) and Kleiman (1995). We highlighted the contribution of the formation of the PNAIC/2013, as a public policy aimed at the formation of literacy teachers, developing concepts and procedures on teaching, learning, reading and writing. The results pointed out the effectiveness of the activities, as well as the methodology for the construction and consolidation of literary, and the importance of sharing readings among students as a way of encouraging the formation of the reader. We highlight the contribution of training in terms of working with literary reading for reflection and taking an attitude and for improving the pedagogical practice used in the classroom environment of the elementary school teacher, under the guidance of the PNAIC/2013 policy. This reveals that it is possible to develop literary literacy at school, as long as the teacher carries out a mediation work in order to lead the student through activities that arouse reflection, exploration, analysis for the construction and reconstruction of the meanings of the literary text. We emphasize that the practice needs to be planned and intentional with well-defined objectives for a meaningful learning of literature.1 recurso online : PDF.application/pdfProfessores - FormaçãoEducação permanenteEducação - Livros e leituraFormação de leitoresLetramentoEducaçãoPacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOELMA RODRIGUES PAES NOBREGA.pdfapplication/pdf6758052https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75694/1/R%20-%20D%20-%20JOELMA%20RODRIGUES%20PAES%20NOBREGA.pdfeff722b22b1f5df34f558c2d7f983c91MD51open access1884/756942022-05-17 11:27:57.333open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/75694Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-17T14:27:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literários
title Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literários
spellingShingle Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literários
Nóbrega, Joelma Rodrigues Paes
Professores - Formação
Educação permanente
Educação - Livros e leitura
Formação de leitores
Letramento
Educação
title_short Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literários
title_full Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literários
title_fullStr Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literários
title_full_unstemmed Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literários
title_sort Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literários
author Nóbrega, Joelma Rodrigues Paes
author_facet Nóbrega, Joelma Rodrigues Paes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Joelma Rodrigues Paes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalla-Bona, Elisa Maria, 1961-
contributor_str_mv Dalla-Bona, Elisa Maria, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação permanente
Educação - Livros e leitura
Formação de leitores
Letramento
Educação
topic Professores - Formação
Educação permanente
Educação - Livros e leitura
Formação de leitores
Letramento
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Elisa Maria Dalla-Bona
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-17T14:27:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-17T14:27:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/75694
url https://hdl.handle.net/1884/75694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75694/1/R%20-%20D%20-%20JOELMA%20RODRIGUES%20PAES%20NOBREGA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eff722b22b1f5df34f558c2d7f983c91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860505336283136