A cultura física na escola normal do Paraná : da gymnastica dos primeiros jogos e esportes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/77956 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Marcelo Moraes e Silva |
id |
UFPR_ea1d6446aed260844602d0ad1e405381 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77956 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Moro, Vera Luiza, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaMoraes e Silva, Marcelo, 1975-2022-09-21T19:39:08Z2022-09-21T19:39:08Z2022https://hdl.handle.net/1884/77956Orientador: Prof. Dr. Marcelo Moraes e SilvaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 25/02/2022Inclui referênciasResumo: A cultura física foi algo bastante importante durante todo o século XIX e início do XX no contexto europeu, e tratou de uma noção que se refere a um amplo conjunto de discursos sobre o corpo e aos exercícios físicos, mas que foi desaparecendo do uso diário na Europa a partir da década de 1930. A cultura física era uma forma especializada de discurso que estava atrelada à experiência da modernidade e que repercutia em torno dos exercícios físicos, dos divertimentos e dos jogos e esportes. Nesse sentido, a presente tese de doutoramento buscou investigar como ocorreu o processo de incorporação dos elementos da cultura física pela Escola Normal do Paraná, no período compreendido entre os anos de 1882 a 1930. Afinal, no último quartel do século XIX a instrução pública paranaense, através de suas autoridades governamentais, interessou-se por esses artefatos culturais e começaram a pensá-los como uma possibilidade de participar dos projetos educacionais paranaenses. O primeiro elemento utilizado pela instituição em seu programa de ensino foi a Gymnastica, para posteriormente começar a inserir os jogos e algumas práticas esportivas. As fontes utilizadas na pesquisa foram os relatórios de Governo, Coleção de Leis, Decretos, Actos e Regulamentos, Propostas de reforma e relatórios de ensino. Um documento denominado "Bases educativas para a organização da nova Escola Normal Secundária do Paraná", também foi bastante importante para a construção da presente tese doutoral. Afinal, tal manuscrito, publicado em 1923, acabou por expressar as ideias reformistas de Lysimaco Ferreira da Costa e, consequentemente, o papel que a disciplina de Gymnastica teria no interior da instituição destinada à formação de professores no Paraná. Também foram utilizadas as fontes jornalísticas encontradas nos seguintes periódicos paranaenses: O Dezenove de Dezembro, A República, o Diário da Tarde, O Dia, Jornal do Commercio, Estado do Paraná, A Tribuna, Sete de Abril e A Escola (Revista). A título de conclusão, a tese de doutoramento aponta que, nesse processo de incorporação dos elementos da cultura física, a instrução pública paranaense se utilizou de argumentos de uma ginástica racional e higiênica, com forte evidência da vertente sueca, para posteriormente incorporar os jogos e algumas práticas esportivas. Nesse movimento, a área relativa à Educação Física foi se consolidando no Paraná a ponto de se começar a pensar, na década de 30, em alguns aparelhos institucionais mais especializados, como uma Inspetoria de Cultura Física e uma instituição destinada exclusivamente à formação de professores de Educação Física.Abstract: Physical culture was very important throughout the 19th and early 20th centuries in the European context and dealt with a notion that referred to a broad set of discourses about the body and physical exercises, but which began to disappear from daily use in Europe from the 1930s on. Physical culture was a specialized form of discourse tied to the experience of modernity and resonated around physical exercise, recreation, games, and sports. Hence, this dissertation investigates how the process of incorporating elements of physical culture occurred at the Paraná Normal School between 1882 and 1930. After all, in the last quarter of the 19th century, Paraná's public instruction, through its governmental authorities, became interested in these cultural artifacts and began to think of them as a possibility to participate in Paraná's educational projects. The first element used by the institution in its teaching program was Gymnastica and then began inserting games and sports. The sources used in the research were government reports, a compilation of laws, decrees, acts and regulations, reform proposals, and teaching reports. A document called 'Educational bases for the organization of the new Paraná Normal Secondary School" was also vital to this dissertation. After all, a manuscript published in 1923 expresses the reformist ideas of Lysimaco Ferreira da Costa and, consequently, the role that Gymnastica would have inside the institution designed for teacher training in Paraná. We also used journalistic sources found in the following Paraná newspapers: O Dezenove de Dezembro, A República, Diário da Tarde, O Dia, Jornal do Commercio, Estado do Paraná, A Tribuna, Sete de Abril, and A Escola (Magazine). In conclusion, the dissertation points out that by incorporating elements of physical culture, the public instruction in Paraná used arguments from rational and hygienic gymnastics, with solid evidence of the Swedish approach to incorporate games and sports later. In this movement, the area related to Physical Education was consolidating in Paraná to the point that in the 1930s, more specialized institutional apparatus began to be thought of, such as a Physical Culture Inspectorate and an institution exclusively for the training of Physical Education teachers.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação fisicaEsportes escolaresProfessores - FormaçãoEducação FísicaA cultura física na escola normal do Paraná : da gymnastica dos primeiros jogos e esportesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - VERA LUIZA MORO.pdfapplication/pdf7449378https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77956/1/R%20-%20T%20-%20VERA%20LUIZA%20MORO.pdf046c79ba96344f9ebbe20ab5d955f609MD51open access1884/779562022-09-21 16:39:08.939open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77956Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-21T19:39:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A cultura física na escola normal do Paraná : da gymnastica dos primeiros jogos e esportes |
title |
A cultura física na escola normal do Paraná : da gymnastica dos primeiros jogos e esportes |
spellingShingle |
A cultura física na escola normal do Paraná : da gymnastica dos primeiros jogos e esportes Moro, Vera Luiza, 1965- Educação fisica Esportes escolares Professores - Formação Educação Física |
title_short |
A cultura física na escola normal do Paraná : da gymnastica dos primeiros jogos e esportes |
title_full |
A cultura física na escola normal do Paraná : da gymnastica dos primeiros jogos e esportes |
title_fullStr |
A cultura física na escola normal do Paraná : da gymnastica dos primeiros jogos e esportes |
title_full_unstemmed |
A cultura física na escola normal do Paraná : da gymnastica dos primeiros jogos e esportes |
title_sort |
A cultura física na escola normal do Paraná : da gymnastica dos primeiros jogos e esportes |
author |
Moro, Vera Luiza, 1965- |
author_facet |
Moro, Vera Luiza, 1965- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro, Vera Luiza, 1965- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moraes e Silva, Marcelo, 1975- |
contributor_str_mv |
Moraes e Silva, Marcelo, 1975- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação fisica Esportes escolares Professores - Formação Educação Física |
topic |
Educação fisica Esportes escolares Professores - Formação Educação Física |
description |
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Moraes e Silva |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-21T19:39:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-21T19:39:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/77956 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/77956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77956/1/R%20-%20T%20-%20VERA%20LUIZA%20MORO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
046c79ba96344f9ebbe20ab5d955f609 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860808280375296 |