A percepção do corpo feminino em alunas de ensino médio : uma composição do discurso feminino e suas imagens corporais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hercules, Emilia Devantel
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/11169
Resumo: Orientador: Nilson Fernandes Dinis
id UFPR_ea4f22f93ba024d059b743cf8c64b106
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/11169
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Hercules, Emilia DevantelUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDinis, Nilson Fernandes2020-10-16T11:34:58Z2020-10-16T11:34:58Z2007https://hdl.handle.net/1884/11169Orientador: Nilson Fernandes DinisDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografiaResumo: As concepções de corpo estão sendo exploradas pela mídia, pode-se perceber um discurso expressivo na valorização de um corpo magro, linear, longilíneo e dito saudável. Parece haver uma ditadura da moda vinculada à mídia e exposta nos corpos das jovens, as quais, às vezes, fazem da escola sua passarela e seu sucesso. Nessa perspectiva parece ocorrer certa homogeneização do todo, mas é preciso também atentar-se a alguns movimentos de resistência representados por esses corpos jovens. No espelho social chamado escola, alegrias e frustrações são promovidas e confundidas. Assim é também na instituição escolar que saberes sobre corpo, gênero, mídia, moda e saúde são produzidos e deveriam ser da mesma forma discutidos. Esta pesquisa pretende cartografar como se formam essas concepções de corpo na escola por meio da verificação das percepções das jovens sobre esse corpo. Para tal recorre-se aos conceitos de disciplina, discurso e controle de Michel Foucault e as colaborações dos estudos pós-estruturalistas. A obtenção dos dados referentes à pesquisa é constituída por meio de uma produção escrita sobre "o que é o feminino", somada à coleta de imagens representativas deste mesmo corpo, realizadas pelas jovens do ensino médio. Os entendimentos das garotas perante a temática permitem uma análise ampla que aponta para algumas respostas simplistas e em voga como a relação de um corpo feminino materno e disciplinado, ou até outras formas novas de entender a constituição do corpo, esboçando formas de resistência. Assim este estudo entende que a percepção do corpo resulta, principalmente, dos processos de subjetivação e formação do indivíduo, assim como a desconstrução dos discursos sociais.Abstract: Body conceptions are explored by the media and an expressive speech on the valorization of a thin and lineal body, called healthy, may be noticed. It seems to exist a fashion dictatorship linked to the media and exposed by young women's bodies, which, sometimes, make their school, catwalk and success. In that perspective a certain homogenization of the whole seems to happen, but it is necessary to attempt to some resistance movements represented by those young bodies. In the social mirror called school, happiness and frustrations are promoted and confounded. It is also at the school that knowledges about body, gender, media, fashion and health are produced and should be discussed. This research intends to map how these body conceptions are formed in the school, through the verification of the female youths' perceptions on their body. For this we appeal to the concepts of discipline, speech and control by Michel Foucault and to the contributions of the post-structuralists studies. The data referring to the research was obtained through written papers on "what is the feminine", produced by female students of a secondary school added to representative images they have about their bodies. The girls' comprehension about this theme allows a wide analysis that points to some simplistic and in vogue answers, such as a relationship between a maternal and a disciplined feminine body, or even other new forms of understanding the constitution of the body, including resistance forms. This study points out that the perception of body results, mainly, from subjectivation processes and individual's education, as well as the deconstruction of social speeches.121 f. : il. color., retrs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalCorpo humano - MulheresBeleza física (Estética)FeminilidadeDissertações - EducaçãoEducaçãoA percepção do corpo feminino em alunas de ensino médio : uma composição do discurso feminino e suas imagens corporaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALA Percepção do Corpo Feminino em Alunas de Ensino Médio.pdfapplication/pdf2747549https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11169/1/A%20Percep%c3%a7%c3%a3o%20do%20Corpo%20Feminino%20em%20Alunas%20de%20Ensino%20M%c3%a9dio.pdf1337338579092672c9e9ea0d27baae1fMD51open accessTEXTA Percepção do Corpo Feminino em Alunas de Ensino Médio.pdf.txtExtracted Texttext/plain237352https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11169/2/A%20Percep%c3%a7%c3%a3o%20do%20Corpo%20Feminino%20em%20Alunas%20de%20Ensino%20M%c3%a9dio.pdf.txtc252d79b4d16d3dac7dd395cd50cb9e9MD52open accessTHUMBNAILA Percepção do Corpo Feminino em Alunas de Ensino Médio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1367https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11169/3/A%20Percep%c3%a7%c3%a3o%20do%20Corpo%20Feminino%20em%20Alunas%20de%20Ensino%20M%c3%a9dio.pdf.jpg340d9ad6919814362506cbf765842dd6MD53open access1884/111692020-10-16 08:34:58.807open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/11169Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-16T11:34:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção do corpo feminino em alunas de ensino médio : uma composição do discurso feminino e suas imagens corporais
title A percepção do corpo feminino em alunas de ensino médio : uma composição do discurso feminino e suas imagens corporais
spellingShingle A percepção do corpo feminino em alunas de ensino médio : uma composição do discurso feminino e suas imagens corporais
Hercules, Emilia Devantel
Corpo humano - Mulheres
Beleza física (Estética)
Feminilidade
Dissertações - Educação
Educação
title_short A percepção do corpo feminino em alunas de ensino médio : uma composição do discurso feminino e suas imagens corporais
title_full A percepção do corpo feminino em alunas de ensino médio : uma composição do discurso feminino e suas imagens corporais
title_fullStr A percepção do corpo feminino em alunas de ensino médio : uma composição do discurso feminino e suas imagens corporais
title_full_unstemmed A percepção do corpo feminino em alunas de ensino médio : uma composição do discurso feminino e suas imagens corporais
title_sort A percepção do corpo feminino em alunas de ensino médio : uma composição do discurso feminino e suas imagens corporais
author Hercules, Emilia Devantel
author_facet Hercules, Emilia Devantel
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Hercules, Emilia Devantel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dinis, Nilson Fernandes
contributor_str_mv Dinis, Nilson Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo humano - Mulheres
Beleza física (Estética)
Feminilidade
Dissertações - Educação
Educação
topic Corpo humano - Mulheres
Beleza física (Estética)
Feminilidade
Dissertações - Educação
Educação
description Orientador: Nilson Fernandes Dinis
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-16T11:34:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-16T11:34:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/11169
url https://hdl.handle.net/1884/11169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121 f. : il. color., retrs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11169/1/A%20Percep%c3%a7%c3%a3o%20do%20Corpo%20Feminino%20em%20Alunas%20de%20Ensino%20M%c3%a9dio.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11169/2/A%20Percep%c3%a7%c3%a3o%20do%20Corpo%20Feminino%20em%20Alunas%20de%20Ensino%20M%c3%a9dio.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/11169/3/A%20Percep%c3%a7%c3%a3o%20do%20Corpo%20Feminino%20em%20Alunas%20de%20Ensino%20M%c3%a9dio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1337338579092672c9e9ea0d27baae1f
c252d79b4d16d3dac7dd395cd50cb9e9
340d9ad6919814362506cbf765842dd6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898833715789824