A inclusão excludente dos trabalhadores com deficiência nos processos produtivos industriais
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKuenzer, Acácia ZeneidaGödke, Francisco2022-12-06T20:01:27Z2022-12-06T20:01:27Z2010https://hdl.handle.net/1884/24119Orientadora: Profª Drª Acácia Zeneida KuenzerTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/03/2010Bibliografia: fls. 156-162Resumo: Este estudo tem por objetivo evidenciar as relações entre educação profissional e trabalho que surgem para as pessoas com deficiência, fundamentalmente em função da lei de cotas, a fim de permitir a sua inclusão nos processos produtivos industriais. O ponto de partida é a apreensão das articulações que passam a se estabelecer no Brasil, no início dos anos 90, entre reestruturação produtiva, trabalho e ducação e seus impactos para a classe de trabalhadores. Neste contexto, são preconizadas eventuais possibilidades de atuação de trabalhadores com deficiência em malhas produtivas. Em seguida, tomando-se por base as principais leis em favor da inclusão das pessoas com deficiência na educação, na formação profissional e no trabalho, busca-se o entendimento de como elas, ao se materializarem, permitem ao capital a utilização de sua força de trabalho. A proposta de investigação parte da realidade concreta e vivida por trabalhadores com deficiência, inseridos em linhas de produção de empresas de diferentes segmentos. Como suporte metodológico, foi utilizado o materialismo histórico, a fim de compreender, analisar e desvelar o caráter ideológico que está por trás do movimento que proporciona a inclusão destes trabalhadores na indústria. Por fim, em função de todo o trabalho investigativo, são estabelecidas três questões que se apresentam como fundamentais para serem aprendidas e que podem proporcionar, para todas aquelas essoas com deficiência que optarem por atuar no segmento industrial, uma melhora qualitativa nas suas relações com esse setor produtivo: o capital é um elemento vivo cuja ideologia está fundada na dominação, no desenvolvimento de uma falsa consciência capaz de alienar o homem de sua real condição de existência; o desenvolvimento do trabalho concreto, mesmo que em condições marginais, possibilita a produção de conhecimento; o estabelecimento das possibilidades de inclusão das pessoas com deficiência não se dará no plano econômico e sim político.Abstract: This study aims to highlight the links between professional education and work; that arise for people with disabilities, who primarily depend on the quota law in order to allow their inclusion as industrial processes workers. The starting point was understanding the links – established in Brazil in the early 90s – among production restructuring, labor, and education; and understanding their impacts on the working class. In this context, the possibility of use of disabled workers was proposed. Then, based on the main laws to enforce the inclusion of persons with disabilities in education, training, and work, it is sought to understand how they enable companies to disabled workers. This research proposal is based on the reality experienced by workers with disabilities, who are inserted on production lines of companies in different segments. As methodological background, historical materialism was considered, in order to understand, analyze, and reveal the ideological character that is behind the movement that provides the inclusion of these workers in industry. Finally, due to all the performed investigative work, three conclusions have been set, that present themselves as essential to be learned and that can provide – for all disabled persons who choose to work in the industrial sector – a qualitative improvement on their relations with this productive sector. First conclusion is that the capital is a living element whose ideology is founded on domination, the development of a false consciousness that can alienate a person from his/her real living conditions. Second conclusion is that the development of practical work, even in marginal conditions, enables the roduction f knowledge. Last conclusion is that the establishment of the possibilities for inclusion of persons with disabilities will not be accomplished due to an economic plan but politically.173 f. : il. [algumas colo.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesPessoas com deficiência - Trabalho - Condições sociaisPessoas com deficiência - Orientação profissionalEducaçãoA inclusão excludente dos trabalhadores com deficiência nos processos produtivos industriaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese Francisco Godke_junho_2010.pdfapplication/pdf1291426https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24119/1/Tese%20Francisco%20Godke_junho_2010.pdf2fd83c632fc6ac7c1247aa24de94a0a7MD51open accessTEXTTese Francisco Godke_junho_2010.pdf.txtExtracted Texttext/plain379989https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24119/2/Tese%20Francisco%20Godke_junho_2010.pdf.txte434bdee09a3aa550570f20c06b5e334MD52open accessTHUMBNAILTese Francisco Godke_junho_2010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1112https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24119/3/Tese%20Francisco%20Godke_junho_2010.pdf.jpg0af3dd9c75f3d4994204b0ec5fc048baMD53open access1884/241192022-12-06 17:01:28.056open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24119Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-06T20:01:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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