Autoridade, educação e poder segundo Hannah Arendt

Bibliographic Details
Main Author: Cordeiro, Sabrina Nunes
Publication Date: 2017
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFPR
Download full: https://hdl.handle.net/1884/56504
Summary: Orientador : Udo Moonsburger
id UFPR_eb413b5b72ddc58001ae2a3a96653dcf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56504
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cordeiro, Sabrina NunesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da EducaçãoMoosburger, Udo Baldur2019-11-01T20:10:00Z2019-11-01T20:10:00Z2017https://hdl.handle.net/1884/56504Orientador : Udo MoonsburgerMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da EducaçãoInclui referênciasResumo: O presente trabalho busca distinguir o termo autoridade do conceito de poder, utilizando as definições da autora Hannah Arendt, presentes na obra Entre o passado e o futuro (2009). Além disso, mostrar como as perdas de autoridade e tradição (segundo a denominação romana) influenciaram a crise na política que eclodiu na metade do século XX e como, posteriormente, isso refletiu em áreas prépolíticas como família e, principalmente, na educação, resultando em uma instituição escolar politizada e massificada. Nessa educação de massa, a reflexão partirá do conceito debatido por Erving Goffman, na obra Manicômios, prisões e conventos (2005), na qual ele expõe algumas características das instituições totais, as quais podem se transpostas para a escola. Como o fato de haver castigos por desobediência às regras no sistema do privilégio que vê o sujeito como algo que está fora do sistema. Na escola, o sistema que qualifica, excluí e equaliza a transforma em uma instituição malsucedida.Abstract: O presente trabalho busca distinguir o termo autoridade do conceito de poder, utilizando as definições da autora Hannah Arendt, presentes na obra Entre o passado e o futuro (2009). Além disso, mostrar como as perdas de autoridade e tradição (segundo a denominação romana) influenciaram a crise na política que eclodiu na metade do século XX e como, posteriormente, isso refletiu em áreas prépolíticas como família e, principalmente, na educação, resultando em uma instituição escolar politizada e massificada. Nessa educação de massa, a reflexão partirá do conceito debatido por Erving Goffman, na obra Manicômios, prisões e conventos (2005), na qual ele expõe algumas características das instituições totais, as quais podem se transpostas para a escola. Como o fato de haver castigos por desobediência às regras no sistema do privilégio que vê o sujeito como algo que está fora do sistema. Na escola, o sistema que qualifica, excluí e equaliza a transforma em uma instituição malsucedida.33 f.application/pdfEducação - FilosofiaSociologia educacionalAutoridade, educação e poder segundo Hannah Arendtinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SABRINA NUNES CORDEIRO.pdfapplication/pdf438597https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56504/1/R%20-%20E%20-%20SABRINA%20NUNES%20CORDEIRO.pdf75e0a8f7fca1474de4d4a7e355a8db4dMD51open access1884/565042019-11-01 17:10:00.987open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56504Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-01T20:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoridade, educação e poder segundo Hannah Arendt
title Autoridade, educação e poder segundo Hannah Arendt
spellingShingle Autoridade, educação e poder segundo Hannah Arendt
Cordeiro, Sabrina Nunes
Educação - Filosofia
Sociologia educacional
title_short Autoridade, educação e poder segundo Hannah Arendt
title_full Autoridade, educação e poder segundo Hannah Arendt
title_fullStr Autoridade, educação e poder segundo Hannah Arendt
title_full_unstemmed Autoridade, educação e poder segundo Hannah Arendt
title_sort Autoridade, educação e poder segundo Hannah Arendt
author Cordeiro, Sabrina Nunes
author_facet Cordeiro, Sabrina Nunes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Sabrina Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moosburger, Udo Baldur
contributor_str_mv Moosburger, Udo Baldur
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Filosofia
Sociologia educacional
topic Educação - Filosofia
Sociologia educacional
description Orientador : Udo Moonsburger
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-01T20:10:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-01T20:10:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56504
url https://hdl.handle.net/1884/56504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56504/1/R%20-%20E%20-%20SABRINA%20NUNES%20CORDEIRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 75e0a8f7fca1474de4d4a7e355a8db4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797698979378495488