Educação de surdos e preconceito : bilinguismo na vitrine e bimodalismo precário no estoque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Witkoski, Silvia Andreis
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26125
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tânia Maria Baibich-Faria
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spelling Witkoski, Silvia AndreisUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBaibich, Tânia Maria, 1953-2022-08-05T18:59:04Z2022-08-05T18:59:04Z2011https://hdl.handle.net/1884/26125Orientadora: Profª Drª Tânia Maria Baibich-FariaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 02/06/2011Bibliografia: fls. 219-229Resumo: Realiza estudo etnográfico, com base teórica sócio antropológica sobre a surdez, que a perspectiva como uma diferença, contrapondo-se aos discursos clínico-terapêuticos. A pesquisa de campo desenvolveu-se em uma escola para surdos de uma capital brasileira, que oficialmente se autodenomina como bilíngue, durante todo o ano de 2010. A observação efetivou-se no espaço da sala de aula, de uma turma de alunos surdos, da sétima série, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais. A realidade observada demonstra que, na contramão da proposta bilíngue prevista para a educação dos surdos, a escola observada, que representa o universo de outras escolas para surdos, caracteriza-se pela absoluta ausência de um ensino qualificado e diferenciado para os surdos, com o predomínio de práticas oralistas. Confirma que a escola continua produzindo e reproduzindo práticas que induzem a condição de iletrados-funcionais, que a maioria dos surdos brasileiros alcança mesmo depois de permanecerem anos nos bancos escolares. Entre os fatores que conduzem a este resultado, a análise dos dados empíricos aponta para: (a) o preconceito contra os alunos surdos que os estigmatiza a como deficientes e sem condições efetivas de desenvolvimento semelhante aos ouvintes, (b) a não formação ou formação deficitária dos professores, (c) as tentativas de normalização do surdo à cultura hegemônica, que repercutem negativamente na sua formação identitária e no seu sentimento de pertença.Abstract: This work performs an ethnographic study, under a social-anthropological theoretical basis on deafness, that puts it under the perspective of difference, oppositely to the clinical and therapeutical discourse. The field research was developed in a school for deafs in a Brazilian state capital, that officially names itself as bilingual, during the whole year of 2010. The observation was accomplished in the space of a deaf seventh grade students’ classroom, during the classes of Portuguese Language and Brazilian Sign Language. The reality observed shows that, in spite of the bilingual proposition prescribed for the education of deafs, the observed school, which represents the universe of other deaf schools, is characterized by an absolute absence of a qualified and differentiated teaching method for deafs, with a predominance of oral targeted practices. It confirms that school goes on producing and reproducing practices that induce the condition of being functional illiterates, which the majority of Brazilian deafs achieve even after sitting during years on the school chair. Among the causes that conduce to this result, the analysis of the empirical data points to: (a) the prejudice against deaf students, that stigmatizes them as handicapped people who have not as effective development conditions as hearing people; (b) the absent or deficient formation of teachers; (c) the efforts to absorb the deaf into the hegemonic culture, which acts negatively both on his identitarian formation and on his sense of belonging.255 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducação especialSurdos - EducaçãoEducaçãoEducação de surdos e preconceito : bilinguismo na vitrine e bimodalismo precário no estoqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSILVIA ANDREIS WITKOSKI.pdfapplication/pdf14129198https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26125/1/SILVIA%20ANDREIS%20WITKOSKI.pdf5281aecdc0ef746807457daba85067cbMD51open accessTEXTSILVIA ANDREIS WITKOSKI.pdf.txtExtracted Texttext/plain590583https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26125/2/SILVIA%20ANDREIS%20WITKOSKI.pdf.txt5ee43f40ca6b371d1b198daca12df46bMD52open accessTHUMBNAILSILVIA ANDREIS WITKOSKI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26125/3/SILVIA%20ANDREIS%20WITKOSKI.pdf.jpgf8aed4a6598623888219843814b6fe8bMD53open access1884/261252022-08-05 15:59:04.638open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26125Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-05T18:59:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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