Produções didático-pedagógicas na formação continuada de professores de matemática : o PDE Paraná em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martos, Gabriela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77301
Resumo: Orientadora: Prof.ª. Drª. Luciane Ferreira Mocrosky
id UFPR_ec117ec49317b5f99e96fa4aa639b8c9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77301
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaMocrosky, Luciane FerreiraMartos, Gabriela2022-11-01T15:10:54Z2022-11-01T15:10:54Z2022https://hdl.handle.net/1884/77301Orientadora: Prof.ª. Drª. Luciane Ferreira MocroskyDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 19/04/2022Inclui referênciasResumo: Este estudo, de cunho qualitativo, na abordagem fenomenológica, teve como meta inventariar e analisar as produções didático-pedagógicas resultantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR), elaboradas por professores de Matemática atuantes em Curitiba e Região Metropolitana, guiada pela interrogação: 'O que as produções didático-pedagógicas elaboradas pelos professores de Matemática, no movimento de formação continuada do PDE, endereçam para o ensino de Matemática?' Para responder à questão orientadora, de início buscou-se por explicitar um breve desenvolvimento histórico acerca da formação continuada de professores no Brasil, indo na direção de trazer esclarecimentos sobre o PDE-PR, com foco em seu embasamento legal e na estrutura do programa, desaguando no esboço de uma abertura para compreensão do produzir e da produção, amparada em Martin Heidegger. Na sequência, a investigação foi ao encontro do produzido pelos professores PDE, selecionando e organizando as produções didático-pedagógicas (PDP's) disponibilizadas no portal Dia a Dia Educação, no período de 2007 até 2016. Para compreender o que as produções produziam para o ensino da Matemática, foram definidas perguntas de fundo que guiaram a leitura, análise, interpretação e compreensão destas. Ao todo foram analisadas 134 (cento e trinta e quatro) PDP's que, inicialmente, estavam agrupadas de acordo com o ano PDE em que foram produzidas, intencionando desvelar tanto os destaques dos endereçamentos ao ensino em cada um destes anos, quanto esboçar um movimento nos modos de ensinar Matemática. Constatou-se como endereçamentos ao ensino "modos de orientação", "conteúdos programáticos", "aproximações entre Matemática, escola e vivência", "Perspectivas para o Ensino" e "discussões sobre formação social, cidadã e política", denominadas como categorias abertas, que foram discutidas à luz dos documentos norteadores da educação mencionados, do aporte teórico apresentado, dos programas e projetos voltados à educação que condizem com o observado e parte do desenvolvimento histórico da Educação Matemática ao longo dos anos analisados.Abstract: This qualitative study, in the phenomenological approach, aimed to inventory and analyze the didactic-pedagogical productions resulting from the Educational Development Program (PDE-PR), prepared by Mathematics teachers working in Curitiba and the Metropolitan Region, guided by the question: 'What do the didacticpedagogical productions developed by Mathematics teachers, in the continuing education movement of the PDE, address for the teaching of Mathematics?' continuing education of teachers in Brazil, going in the direction of bringing clarifications about the PDE-PR, focusing on its legal basis and on the structure of the program, resulting in the outline of an opening for the understanding of product and production, supported by Martin Heidegger. Subsequently, the investigation was in line with what was produced by PDE teachers, selecting and organizing the didactic-pedagogical productions (PDP's) made available on the Dia a Dia Educação portal, from 2007 to 2016. To understand what the productions produced for teaching of Mathematics, background questions were defined that guided their reading, analysis, interpretation and understanding. Altogether, 134 (one hundred and thirty-four) PDP's were analyzed, which were initially grouped according to the PDE year in which they were produced, with the intention of revealing both the highlights of the approaches to teaching in each of these years, as well as outlining a movement in the ways of teaching mathematics. It was found as addresses to teaching "guidance modes", "program content", "approximations between Mathematics, school and experience", "teaching in perspectives" and "discussions about school culture", called open categories, which were discussed at the light of the education guiding documents mentioned, the theoretical contribution presented, the programs and projects aimed at education that are consistent with the observed and part of the historical development of Mathematics Education over the years analyzed.1 recurso online : PDF.application/pdfMatemáticaCuritiba, Região Metropolitana de (PR)MatemáticaProduções didático-pedagógicas na formação continuada de professores de matemática : o PDE Paraná em focoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIELA MARTOS.pdfapplication/pdf3501183https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77301/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20MARTOS.pdf353f09cb4bc5a292a8c8775545b23e6dMD51open access1884/773012022-11-01 12:10:54.403open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77301Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-01T15:10:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produções didático-pedagógicas na formação continuada de professores de matemática : o PDE Paraná em foco
title Produções didático-pedagógicas na formação continuada de professores de matemática : o PDE Paraná em foco
spellingShingle Produções didático-pedagógicas na formação continuada de professores de matemática : o PDE Paraná em foco
Martos, Gabriela
Matemática
Curitiba, Região Metropolitana de (PR)
Matemática
title_short Produções didático-pedagógicas na formação continuada de professores de matemática : o PDE Paraná em foco
title_full Produções didático-pedagógicas na formação continuada de professores de matemática : o PDE Paraná em foco
title_fullStr Produções didático-pedagógicas na formação continuada de professores de matemática : o PDE Paraná em foco
title_full_unstemmed Produções didático-pedagógicas na formação continuada de professores de matemática : o PDE Paraná em foco
title_sort Produções didático-pedagógicas na formação continuada de professores de matemática : o PDE Paraná em foco
author Martos, Gabriela
author_facet Martos, Gabriela
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Martos, Gabriela
contributor_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Curitiba, Região Metropolitana de (PR)
Matemática
topic Matemática
Curitiba, Região Metropolitana de (PR)
Matemática
description Orientadora: Prof.ª. Drª. Luciane Ferreira Mocrosky
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-01T15:10:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-01T15:10:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77301
url https://hdl.handle.net/1884/77301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77301/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20MARTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 353f09cb4bc5a292a8c8775545b23e6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860527907930112