Políticas afirmativas : desempenho do cotista e não cotista no curso de cálculo diferencial e integral I e II nas engenharias civil, elétrica e mecânica com análise univariada e multivariada dos dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Luciana Alexandre
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/33096
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Liliana Madalena Gramani
id UFPR_ec2879d3e796a17e52607795632bd3a9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33096
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Chaves Neto, Anselmo, 1945-Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em EngenhariaCumin, Liliana Madalena Gramani, 1964-2020Barbosa, Luciana Alexandre2024-05-16T17:50:15Z2024-05-16T17:50:15Z2011https://hdl.handle.net/1884/33096Orientadora: Profa. Dra. Liliana Madalena GramaniCoorientador: Prof. Dr. Anselmo chaves NetoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 20/03/2012Bibliografia: fls. 94-95Área de concentração: Programação matemáticaResumo: Na Universidade Federal do Paraná, os cursos dos setores de exatas e de tecnologia apresentam em sua grade curricular básica algumas disciplinas, dentre elas, Cálculo I e II. Estas disciplinas por conter um grande número de reprovações, acarretam um atraso para o aluno quanto à conclusão de seu curso de graduação. A fim de auxiliar a Universidade Federal do Paraná a aumentar o rendimento acadêmico dos alunos ingressantes nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica dos anos de 2005, 2006, 2007 e 2008, foi aplicado estatística descritiva e indutiva para descrição das variáveis, técnica da análise multivariada e redes neurais com o objetivo de traçar o perfil do aluno calouro e prever o seu desenvolvimento universitário nos primeiros anos de seu curso de graduação. Para este fim, utilizouse o questionário sócioeducacional do aluno calouro fornecido pelo Núcleo de Concurso contendo diversas informações, além de seu histórico universitário contendo informações referentes às disciplinas de Cálculo I e II, fornecido pelas coordenações de seu respectivo curso de graduação. O software Minitab foi utilizado para fazer a análise estatística descritiva e indutiva dos dados para comparação entre alunos Cotistas e não-Cotistas. As técnicas de regressão logística e redes neurais foram utilizadas para traçar o perfil do aluno e comparação estatística entre elas.Abstract: At the University Federal of Paraná, courses of exact and technology sector have in their curricula some basic disciplines, including Calculus I and II. These disciplines have a large number of failure, while it causes to the students a delay at course conclusion. In order to helping Federal University of Paraná increasing the academic yield of students that are admitted at in courses of Civil Engineering, Electric Engineering and Mechanical Engineering in 2005, 2006, 2007 e 2008 years, it was applied statistical analysis descriptive and inductive, multivariate analysis techniques and neural networks in order to trace the profile of freshman student and to predict their academic development during the first years of their undergraduate course. For this, it was used the freshman student's socio-educational survey provided by the Center for Tenders containing several information about them, and academic record by the undergraduate course departments, containing information about Calculus I and II disciplines. Minitab software was used to do data statistical analysis descriptive and inductive in order to compare shareholders and non-shareholders students. Logistic regression and neural networks techniques software were used in order to finding student profile, and their results were compared. Analysis results were represent graphically. Moreover, results found by logistic regression and neural networks techniques were similar.100f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMetodo dos elementos finitosRedes neurais (Computação)Rendimento escolarAnálise multivariadaAnálise numéricaPolíticas afirmativas : desempenho do cotista e não cotista no curso de cálculo diferencial e integral I e II nas engenharias civil, elétrica e mecânica com análise univariada e multivariada dos dadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUCIANA ALEXANDRE BARBOSA.pdfapplication/pdf1007977https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33096/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20ALEXANDRE%20BARBOSA.pdf80a8a7a25155c70ca9224423ff6fe839MD51open access1884/330962024-05-16 14:50:15.996open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33096Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-16T17:50:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas afirmativas : desempenho do cotista e não cotista no curso de cálculo diferencial e integral I e II nas engenharias civil, elétrica e mecânica com análise univariada e multivariada dos dados
title Políticas afirmativas : desempenho do cotista e não cotista no curso de cálculo diferencial e integral I e II nas engenharias civil, elétrica e mecânica com análise univariada e multivariada dos dados
spellingShingle Políticas afirmativas : desempenho do cotista e não cotista no curso de cálculo diferencial e integral I e II nas engenharias civil, elétrica e mecânica com análise univariada e multivariada dos dados
Barbosa, Luciana Alexandre
Metodo dos elementos finitos
Redes neurais (Computação)
Rendimento escolar
Análise multivariada
Análise numérica
title_short Políticas afirmativas : desempenho do cotista e não cotista no curso de cálculo diferencial e integral I e II nas engenharias civil, elétrica e mecânica com análise univariada e multivariada dos dados
title_full Políticas afirmativas : desempenho do cotista e não cotista no curso de cálculo diferencial e integral I e II nas engenharias civil, elétrica e mecânica com análise univariada e multivariada dos dados
title_fullStr Políticas afirmativas : desempenho do cotista e não cotista no curso de cálculo diferencial e integral I e II nas engenharias civil, elétrica e mecânica com análise univariada e multivariada dos dados
title_full_unstemmed Políticas afirmativas : desempenho do cotista e não cotista no curso de cálculo diferencial e integral I e II nas engenharias civil, elétrica e mecânica com análise univariada e multivariada dos dados
title_sort Políticas afirmativas : desempenho do cotista e não cotista no curso de cálculo diferencial e integral I e II nas engenharias civil, elétrica e mecânica com análise univariada e multivariada dos dados
author Barbosa, Luciana Alexandre
author_facet Barbosa, Luciana Alexandre
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Chaves Neto, Anselmo, 1945-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cumin, Liliana Madalena Gramani, 1964-2020
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Luciana Alexandre
contributor_str_mv Cumin, Liliana Madalena Gramani, 1964-2020
dc.subject.por.fl_str_mv Metodo dos elementos finitos
Redes neurais (Computação)
Rendimento escolar
Análise multivariada
Análise numérica
topic Metodo dos elementos finitos
Redes neurais (Computação)
Rendimento escolar
Análise multivariada
Análise numérica
description Orientadora: Profa. Dra. Liliana Madalena Gramani
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-16T17:50:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-16T17:50:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/33096
url https://hdl.handle.net/1884/33096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33096/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20ALEXANDRE%20BARBOSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 80a8a7a25155c70ca9224423ff6fe839
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860188284649472