Intuição empírica e intuição estética na filosofia de Schopenhauer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53527 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Antonio Edmilson Paschoal |
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Comarella, Luiza TomichUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaPaschoal, Antonio Edmilson, 1963-2020-04-27T21:02:52Z2020-04-27T21:02:52Z2017https://hdl.handle.net/1884/53527Orientador: Prof. Dr. Antonio Edmilson PaschoalDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa: Curitiba, 27/09/2017Inclui referências : f. 123-126Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar como o filósofo Arthur Schopenhauer apresenta a intuição (Anschauung) no contexto do conhecimento, e as diferentes formas que tal termo assume em seu pensamento único, a saber, intuição empírica/intelectual e intuição estética ou pura, para então compreender se é possível uma aproximação maior entre elas. Para tal, serão consideradas principalmente as obras O mundo como vontade e representação (tomo I e tomo II), Sobre a quádrupla raiz do princípio de razão suficiente e Metafísica do Belo, nas quais se encontra o cerne da sua filosofia, olhada a partir do viés do conhecimento, seja ele submetido ao princípio de razão e suas formas, ou independente de tal princípio. Em um primeiro momento, será apresentada a teoria do conhecimento de Schopenhauer, com o intuito de apresentar a intuição empírica, assim como tudo que está pressuposto a ela, o que se sucede dela, e sua importância no que diz respeito à representação do mundo empírico. Em seguida, será demonstrada a estética do filósofo, denominada de metafísica do belo, na qual está descrita uma forma de conhecimento mais essencial e verdadeira que aquela primeira, e o papel da intuição estética nesse processo, como sua condição necessária e suficiente, o que reforçará ainda mais o caráter intuitivista da filosofia schopenhaueriana. Por fim, será feita uma comparação entre essas duas formas de intuição, apontando, a partir de suas semelhanças e diferenças, a possibilidade de uma unidade entre elas. Palavras- chave: intuição, conhecimento, estética, Schopenhauer.Abstract: This research aims to investigate how the philosopher Arthur Schopenhauer presents the intuition (Anschauung) in the context of knowledge, and the different forms that such term takes on his unique thinking, namely, empirical / intellectual intuition and aesthetic or pure intuition, for then understand if a greater approximation between them is possible. For this, will be considered the books The world as will and representation (volume I and volume II), On the fourfold root of the principle of sufficient reason and Metaphysics of Beauty, in which is founded the crux of his philosophy, looked from the bias of knowledge, whether it be subject to the principle of reason and its forms, or independent of that principle. In the first place, Schopenhauer's theory of knowledge will be presented, with the intention of presenting the empirical intuition, as well as everything that is presupposed to it, what happens to it, and its importance with respect to the representation of the empirical world. Next, the aesthetics of the philosopher, called Metaphysics of beauty, will be demonstrated, in which a form of knowledge, more essential and true, is described, and the role of aesthetic intuition in this process, as its necessary and sufficient condition, what will further strengthen the intuitivist character of Schopenhauer's philosophy. Finally, a comparison will be made between these two forms of intuition, pointing out, from their similarities and differences, the possibility of a unity between them. Keywords: intuition, knowledge, aesthetics, Schopenhauer127 f.application/pdfFilosofiaSchopenhauer, Arthur, 1788-1860Conhecimentos - FilosofiaEstética - HistóriaIntuição empírica e intuição estética na filosofia de Schopenhauerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUIZA TOMICH COMARELLA.pdfapplication/pdf1300244https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53527/1/R%20-%20D%20-%20LUIZA%20TOMICH%20COMARELLA.pdf467ef350fd5a64d92e081b2c04bf9259MD51open access1884/535272020-04-27 18:02:52.3open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53527Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-27T21:02:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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