Desafios ao desenvolvimento do crédito rural na agricultura familiar : uma abordagem da teoria histórico cultural da atividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picinatto, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/49453
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Manoel Flores Lesama
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spelling Picinatto, Antonio CarlosQuerol, Marco PereiraUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e DesenvolvimentoLesama, Manoel Flores, 1965-2022-08-12T20:23:00Z2022-08-12T20:23:00Z2017https://hdl.handle.net/1884/49453Orientador : Prof. Dr. Manoel Flores LesamaCoorientador : Prof. Dr. Marco Antonio Pereira QuerolTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduaçao em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa: Curitiba, 16/03/2017Inclui referências : f. 397-403Resumo: Esta tese aborda o aprendizado de trabalhadores que operacionalizam o crédito rural por meio do cooperativismo de crédito, e, releva suas criações que almejam inserir princípios socioeconômicos nas atividades imersas no sistema econômico. O estudo que gera esta tese, objetivou conhecer e explanar, quanto aos desafios que o ramo de crédito rural Central Cresol Baser, da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) enfrenta, e, discutir suas criações visando superação. Os procedimentos analíticos fundamentam-se na Teoria Histórico Cultural da Atividade de Lev Sémionovitch Vigotsky (1896-1934) e Aleixei Nikolaievich Leontiev (1904-1979). O ambiente empírico foi abordado por meio de Mini Intervenções Formativas (MIF) apoiadas por pares de trabalho, conforme noções da Pesquisa em Desenvolvimento do Trabalho (PDT) de Yrjö Engeström (Universidade de Helsinque). Transcritos de videografias das MIF, foram escrutinados com as categorias analíticas dilema, conflito, conflito crítico e duplo vínculo. A história da estruturação da comunidade cooperativa evidencia que esta carrega consigo, oposição ao modelo da modernização conservadora da agricultura, por este privilegiar a operacionalização do crédito rural para latifúndios produtores de monoculturas para exportação e por excluir minifúndios. O delineamento empírico revela tensões quanto à necessidade de operar o crédito para desenvolvimento econômico de minifúndios, inclusos os dos agricultores familiares, convictos em praticarem agriculturas de base ecológica em geral e agroecologia. As análises revelam trabalhadores criadores de soluções, objetivando transformações imprescindíveis e construtoras de uma nova forma social de operacionalização do crédito rural para custeio. Dentre as criações, destacamos a adequação para o uso de insumos de origem local (Plano de Crédito e Substituição de Insumos) e a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER Estratégica) enfatizando a relação dialética com cooperados em nível de imóvel. O estudo discute e problematiza que a comunidade cooperativa é arrastada pela dinâmica financeira do sistema econômico, que lhe restringe à generalização das criações, que conduziriam a nova forma social. A discussão ainda pondera, quanto aos conflitos internos que limitam relações dialéticas entre trabalhadores de níveis hierárquicos. A tese explana sobre os desafios e sugere um caminho. Os trabalhadores estão desafiados a construírem a nova forma social, compartilhando e orquestrando criações com os níveis hierárquicos da Rede de Sistemas de Atividades da comunidade cooperativa UNICAFES. O desafio maior é o da colaboração para compartilhamento de criações. A colaboração para efetivação do conjunto de criações propicia a visualização de um objeto comum a ser perseguido pelos trabalhadores, e os auxilia a conceberem a comunidade cooperativa como Rede de Sistemas de Atividades. Ponderados os conflitos internos, a tese sugere aos trabalhadores um pequeno passo transitivo que consiste na efetivação de uma Linha de Crédito motivada pela ação identificada como Plano de Crédito e Substituição de Insumos, por esta abrir a perspectiva de colaboração. Concluímos o estudo alertando os trabalhadores colaboradores que as necessidades internos que lhes exigem ações emergenciais limitam suas objetivações para criação de soluções superadoras de problemas agravados historicamente. Palavras-chave: trabalhadores, desafios, aprendizagem, desenvolvimento.Abstract: This study addresses the learning of workers that operationalize rural credit through a cooperative of credit, highlighting their creations that seek to incorporate socioeconomic principles in activities immersed in the actual economic system. The study aims to understand and explain the challenges faced by the Central Cresol Baser of rural credit, a branch of the Union of Cooperatives of Family Agriculture and Solitary Economy (UNICAFES), and to discuss their actions to overcome such challenges. The analytical procedures are based on the Cultural Historical Activity Theory, initiated by Lev Sémionovitch Vigotsky'(1896-1934) and Aleixei Nikolaievich Leontiev (1904-1979). The empirical case was approached through mini formative interventions supported by work pairs, inspired by the notions of the Developmental Work Research proposed by Yrjö Engeström (University of Helsinki). Transcriptions of the videos from the interventions were scrutinized with the analytical categories: dilemma, conflict, critical conflict and double bond. The history of the cooperative community shows that it carries with it, an opposition to the model of the conservative modernization of agriculture, because it privileged the operationalization of rural credit for large monocultural exporting farms and for excluding small farmers. The analysis reveals tensions regarding the need to operate credit for the economic development of small farmers, including family farmers who are practiced ecologically based farming and agroecology. The analysis reveals workers creation of solutions, aiming at transformations that are essential and constructive of a new social form of operationalization of rural credit for costing production. Among these creations, we highlight the adaptations for the use of inputs of local origin (Credit and Replacement of Inputs) and Strategic Technical Assistance and Rural Extension (ATER Estratégica) emphasizing the dialectical relationship with cooperatives at the farm level. The study discusses and problematizes that the cooperative community is dragged by the financial dynamics of the economic system, which restricts the kind of generalization created, which could lead to the new social form. The discussion still ponders, as to the internal conflicts that limit dialectical relations between workers of hierarchical levels. The thesis explains the challenges and suggests a path. Workers are challenged to build a new social form, sharing and orchestrating creations with the hierarchical levels of the network of activity systems of the UNICAFES Cooperative Community. The biggest challenge is collaboration for sharing creations. Collaboration for the realization of the set of creations allows the visualization of a common object to be pursued by the workers, and helps them to conceive the cooperative community as an Activity Systems Network. Considering the internal conflicts, the thesis suggests to workers a small transitive step that consists in the implementation of a Line of Credit motivated by the action identified as a Credit Plan and Substitution of Inputs, because it opens the perspective of collaboration. We conclude the study by alerting the collaborative community of workers that the internal needs that require urgent actions limit their objectification to the creation of solutions that overcome problems historically aggravated. Key-words: workers, challenges, learning, development.Rémumé: Cette thèse porte sur l'apprentissage des travailleurs qui opérationnalisent le crédit rural par le coopérativisme de crédit, et relève leurs créations qui visent à insérer les principes socio-économiques dans les activités plongés dans le système économique. L'étude qui génère cette thèse, qui vise à connaître et à expliciter les défis que le secteur du crédit rural Central Cresol Baser, de l'Union des coopératives de l'agriculture familiale et de l'économie solidaire (UNICAFES) doivent faire face, et discuter de leurs créations visant à les surmonter. Les procédures analytiques sont basées sur la théorie historico-culturelle de l'activité de Lev Vygotsky Semionovitch (1896-1934) et de Aleixei Nikolaievich Leontiev (1904-1979). L'environnement empirique a été abordé par le biais des Mini Interventions Formatives (MIF) prises en charge par des paires de travail, selon les notions de la recherche en développement du travail (PDT) de Yrjö Engeström (Université d'Helsinki). Les transcriptions des vidéographies des MIF ont été passées au crible par les catégories d'analyse : les dilemmes, les conflits, les conflits critiques et la double contrainte. L'histoire de la structuration de la communauté coopérative montre que celle-ci porte l'opposition au modèle de la modernisation conservatrice de l'agriculture, une fois que celui-ci privilégie l'opérationnalisation de crédit rural pour les grandes étendues de terres agricoles en monocultures pour l'exportation et d'exclut les petites exploitations. l'étude empirique révèle des tensions sur la nécessité d'opérer le crédit pour le développement économique des petites exploitations, inclus les agriculteurs familiaux, convaincus dans la pratique de l'agriculture de base écologique et agroécologie. Les analyses montrent des travailleurs créateurs de solutions, visant des transformations essentielles et constructrices d'une nouvelle forme sociale de la mise en oeuvre du crédit rural pour financer les coûts de production. Parmi ces créations, nous mettons en évidence l'aptitude à l'utilisation des intrants d'origine locale (Plan de crédit et remplacement d'intrants) et l'assistance technique et d'extension rurale (ATER stratégique) mettant l'accent sur la relation dialectique avec les coopérés au niveau de la propriété. L'étude examine et discute qui la communauté coopérative est entraînée par la dynamique financière du système économique, ce qui lui limite à la généralisation des créations qui conduiseraint à une nouvelle forme sociale. La discussion se penche encore sur les conflits internes qui limitent la relation dialectique entre travailleurs des niveaux hiérarchiques. La thèse explicite sur les défis et suggère un chemin. Les travailleurs sont mis au défi de construire la nouvelle forme sociale, le partage et l'orchestration des créations avec les niveaux hiérarchiques du réseau des systèmes d'activités de la communauté coopérative UNICAFES. Le plus grand défi est la collaboration pour le partage de créations. La collaboration pour la réalisation de l'ensemble de créations permet la visualisation d'un objet commun à être ciblé par les travailleurs, et les aide à concevoir la communauté coopérative comme un Réseau des Systèmes d'Activité. Après la pondération des conflits internes, la thèse suggère aux travailleurs un petit pas transitif consistant à l'exécution d'une ligne de crédit motivée par l'action identifiée comme Plan de crédit et remplacement des intrants, par l'ouverture de la perspective de collaboration. Nous concluons l'étude mettant en garde les travailleurs collaborateurs sur le fait que les besoins internes qui exigent des mesures d'urgence limitent leurs objectivations pour créer des solutions aux problèmes historiquement accentués. Mots-clés: travailleurs, défis, apprentissage, développement.433 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalCiências AmbientaisAgricultura familiarCredito ruralCooperativas de créditoDesafios ao desenvolvimento do crédito rural na agricultura familiar : uma abordagem da teoria histórico cultural da atividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ANTONIO CARLOS PICINATTO.pdfapplication/pdf3755239https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49453/1/R%20-%20T%20-%20ANTONIO%20CARLOS%20PICINATTO.pdf5ec5b14e990f5cb66145d5f14f6b91b5MD51open access1884/494532022-08-12 17:23:00.832open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49453Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-12T20:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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