Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sermann, Lucia Izabel Czerwonka
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87812
Resumo: Orientador: Heloisa Luck
id UFPR_f2911a18c8547cceb5fb33e0d304d25a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87812
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLück, HeloisaSermann, Lucia Izabel Czerwonka2024-05-03T23:20:14Z2024-05-03T23:20:14Z1992https://hdl.handle.net/1884/87812Orientador: Heloisa LuckDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de EducaçãoResumo: Este estudo trata da descrição e análise do processo de construção coletiva de uma proposta curricular, vista sob o prisma do trabalho coletivo, participativo. Procurou-se descrever o processo desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais, no período de março a dezembro de 1991, em que objetivou-se a construção da proposta curricular, tendo como suporte a realidade escolar desvelada no seu cotidiano. O processo envolveu diretores, orientadores, supervisores bem como o Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, almejando contribuir para a transformação da estrutura pedagógica nas escolas, por meio de uma prática coletiva e participativa. Esse envolvimento oportunizou a construção de um novo fazer pedagógico, e veio a traduzir-se no documento que contém os pressupostos teóricos para a proposta de currículo básico para as escolas são-joseenses. As vertentes da Pedagogia Progressista, explicitadas no Brasil por Saviani, Libâneo e, em especial por Freire, constituíram-se na fonte de apoio teórico para a realização da experiência, por se considerar que elas contêm pressupostos filosóficos e metodológicos suficientes para orientar um currículo voltado para a transformação social. Alguns aspectos emergentes do processo desenvolvido configuraram-se elementos necessários a um currículo voltado para uma perspectiva crítica. São eles: conscientização, comprometimento, questionamento, participação democrática, diálogo e abertura nas escolas.Abstract: This paper is a description and an analysis of the process of collective building of a curricular proposal. It describes the process corricol out together with the Secretaria Municipal de Educação of S. José dos Pinhais from March to December of 1991. It aimed the building of a curricular proposal, based on every day school experience. It involved the totality the school staff, as well as the members of the Departamento de Supervisão e Orientação Escolar of Secretaria Municipal de Educação and it is expected to be a contribution in the transformation of the pedagogical structure of the schools. This collective work gave opportunity for a new pedagogical action and came up as the basic document that contains the guidelines for the proposal of basic curriculum to all the county schools. The theoretical support for the whole experience came from tire Progressist Pedagogy, developed in Brazil by Saviani, Libâneo and specially by Freire. It is recognized that this pedagogical guideline has the necessary philosophical and methodological basis to support a curriculum that aims social changes. The main aspects that emerge from the process were clearly demanded by a curriculum with a questioning perspective. They are: concientization, compromise, questioning, democratic participation, dialogue.114 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalCurriculos - Avaliação - São José dos Pinhais (PR)Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - LUCIA IZABEL CZERWONKA SERMANN.pdfapplication/pdf4664871https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87812/1/D%20-%20D%20-%20LUCIA%20IZABEL%20CZERWONKA%20SERMANN.pdf0503348f812cbd6b60f48ed18413e1d8MD51open access1884/878122024-05-03 20:20:14.178open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87812Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-03T23:20:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais
title Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais
spellingShingle Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais
Sermann, Lucia Izabel Czerwonka
Curriculos - Avaliação - São José dos Pinhais (PR)
title_short Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais
title_full Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais
title_fullStr Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais
title_full_unstemmed Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais
title_sort Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais
author Sermann, Lucia Izabel Czerwonka
author_facet Sermann, Lucia Izabel Czerwonka
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lück, Heloisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sermann, Lucia Izabel Czerwonka
contributor_str_mv Lück, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculos - Avaliação - São José dos Pinhais (PR)
topic Curriculos - Avaliação - São José dos Pinhais (PR)
description Orientador: Heloisa Luck
publishDate 1992
dc.date.issued.fl_str_mv 1992
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-03T23:20:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-03T23:20:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87812
url https://hdl.handle.net/1884/87812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 114 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87812/1/D%20-%20D%20-%20LUCIA%20IZABEL%20CZERWONKA%20SERMANN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0503348f812cbd6b60f48ed18413e1d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898869110472704